terça-feira, 28 de agosto de 2012

O Caminho da Compaixão




A compaixão nasce da fonte da vida. Quando o autoconhecimento se aprofunda, quando ele finalmente resvala nessa fonte, a compaixão surge espontaneamente. A consciência a anima.

A compaixão é a qualidade demonstrada por aqueles que conseguem expressar sem reservas a benevolência, a consciência que se apieda do sofrimento alheio e que se dispõe a aliviá-lo. A compaixão é a mais delicada e gratificante emoção de que é capaz a psique humana.




segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mente Consciente e Subconsciente





A mente abrange a mente consciente e a mente inconsciente. A mente consciente, conhecida como mente objetiva, voluntária, exterior ou superficial, tem conhecimento do mundo objetivo através das seis faculdades dos sentidos, sendo que a sexta depende da faculdade mental - indriya - que está em relação com os objetos mentais, ideias, pensamentos, concepções etc. O raciocínio e intelecto são as funções mais importantes da mente consciente.






domingo, 26 de agosto de 2012

Nossos Corpos São Compostos de Energia e Informação






Para transformar os padrões do passado você tem que saber de que eles são feitos. O seu corpo parece ser composto de matéria sólida que pode ser subdividida em moléculas e átomos, mas a física quântica nos diz que todo átomo é composto de mais de 99,9999% de espaço vazio, e as partículas subatômicas que se movem à velocidade da luz através deste espaço na verdade são feixes de vibrante energia.







Não Há Mundo Objetivo Independente do Observador


O mundo que você aceita como real parece ter qualidades definidas. Algumas coisas são grandes, outras pequenas; umas são duras, outras, moles. No entanto, nenhuma dessas qualidades significa qualquer coisa que não seja a sua percepção.



sábado, 25 de agosto de 2012

E Agora o Sutra...




O sutra é longo e a noite é curta. Eu espero ser capaz de terminar isto antes do sol nascer.

Quando o monge novato, Gao, pela primeira vez visitou Yakusan, Yakusan perguntou a ele: "De onde você vem?" Esta questão é formulada repetidas vezes: "De onde você vem?"

Ela não se refere ao lugar, ela se refere ao espaço. Ela se refere à sua casa suprema, da qual você veio.






Sofrendo de Constipação






É isso que está acontecendo: todo mundo está recebendo e ninguém está dando. Você fica temeroso quando um momento de dar chega. Você quer apenas receber - inclusive o amor. Você quer que alguém o ame. A necessidade básica é que você ame alguém - então você será liberado. Se alguém o ama isso não será de ajuda, porque então você está recebendo novamente.








terça-feira, 21 de agosto de 2012

Traição: Perdoar é Esquecer?





Recentemente, li um texto falando sobre traição conjugal dizendo que se quisermos realmente perdoar, devemos esquecer o que aconteceu.






O Medo da Engenharia Genética

Osho,
Meu medo a respeito da sua visão de nascimento do novo homem através de tubos de ensaio e engenharia genética não vem da tecnologia em si, mas do medo de quem possa controlar a tecnologia. Como nós podemos garantir que esse conhecimento será usado por seres humanos conscientes, ao invés de políticos idiotas que transformariam nosso admirável novo mundo no mundo de Orwell em 1984?


sábado, 18 de agosto de 2012

Ideias Absurdas na Sua Mente



O amor é a única religião, o único Deus, o único mistério que tem que ser vivido, compreendido. Quando o amor for compreendido, você terá compreendido todos os sábios e todos os místicos do mundo.

Não é uma coisa difícil. É tão simples quanto as batidas do seu coração ou a sua respiração. Ele vem com você, não é concedido pela sociedade. E esse é o ponto que eu quero enfatizar: o amor vem com o nascimento, mas não vem plenamente desenvolvido, é claro, assim como todo o resto.

A criança tem que crescer.




sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Tempo de Mudar é Agora

Águas limpas e transparentes de um azul sem fim, de um nascer do sol de tirar o fôlego.

De um pôr-de-sol com a emanação de uma sensação de paz, tranquilidade e confiança, impossível de se descrever.

Sim, assim é Cancun, banhada pelo imenso mar azul do Caribe, de belezas naturais incríveis.

Rios subterrâneos com uma imensa quantidade de peixes de cores mil.


De ruínas que nos remetem ao que foi a civilização Maia, um dos povos mais inteligentes que entendiam de astronomia e se baseavam por meio dela para criar suas referências de tempo e espaço, repletas de segredos e mistérios.

Neste povoado Maia que visitei, encontrei uma explicação sobre o 21 de dezembro de 2012 que me fez refletir muito. Esta explicação dizia o seguinte:
A oportunidade de um novo começo.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Primeiro Prepare o Terreno






Deixe a oração vir depois da meditação. Você medita. A meditação preparará seu coração, irá limpá-lo.

Limpá-lo de seus pensamentos, jogará fora todo o lixo que você tem carregado em sua cabeça há séculos, durante vidas; ela abrirá espaço para a oração acontecer.






terça-feira, 14 de agosto de 2012

Desafiando o Abismo



Medite, porque esse momento será significante para você.

Sempre quando alguém morre, alguém com quem você esteve profundamente relacionado, alguém com quem você esteve muito íntimo, alguém com quem você foi muito feliz ou infeliz, triste e zangado. Alguém com quem você conheceu todas as estações da vida e alguém que de algum modo tornou-se parte de você e você tornou-se parte dele ou dela.

Quando alguém assim morre, não é apenas uma morte que ocorre exteriormente, é uma morte que ocorre dentro também.



A Existência Acredita em Polos


Osho,
As mulheres realmente pensam diferente dos homens? Ou isso é só uma superstição?

"Não é só superstição. E é muito bonito o fato de não ser superstição. O mundo precisa dessa variedade.



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ser ou Não Ser Um Sannyasin


"Às vezes as pessoas chegam e me perguntam: “Qual é a necessidade de tornar-se um sannyasin?”

A necessidade é: sem se tornar um sannyasin você não será capaz de ter o sabor de mim.

A necessidade é: sem tornar-se um sannyasin você nunca chegará perto de mim.


domingo, 12 de agosto de 2012

Sannyas é Para Leões




Querido Osho,
O que dizer a respeito daqueles que tomam sannyas em Puna para depois abandoná-lo quando retornam ao ambiente de casa?





A Decisão de 24 Dias

Uma decisão é boa quando resulta de uma experiência de vida, mas é ruim quando se dá a partir do lado racional da mente.

Se vier apenas da mente, não será uma decisão e sim um conflito, no qual as alternativas permanecem abertas e a mente oscila de um lado para o outro. É assim que são criados os conflitos.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Não dê Nenhuma Atenção aos Cachorros Latindo





Sozinho, atravesso uma pequena vila um dia escuro de inverno.Um cão late e late. Shiki

Estes haikus são tão diferentes de toda maneira de qualquer coisa que tem sido escrita pelo homem em qualquer outro lugar. Superficialmente você verá o que está aqui. A menos que eu lhe dê a chave você não será capaz de compreendê-lo.