quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Andar Sobre Brasas (fire walking)




Uma nova experiência conduzida pelo brasileiro Roberto Shinyashiki (Sw Ashiwad) aconteceu na noite do dia 27 de Janeiro passado no campus da comuna de Osho em Puna.






Cerca de 50 participantes e convidados caminharam por sobre uma camada de areia repleta de brasas vivas medindo três metros de comprimento por dois de largura. A experiência era parte do grupo de terapia True Talents - facilitado pelo Ashiwad.

Ele explicou que antes da experiência acontecer é necessário uma preparação psicológica para que os participantes possam adquirir confiança para superar o medo.

Nos reunimos no Lao Tsu Room onde dançamos abraçados, meditamos e ouvimos as instruções de Ashiwad de como proceder com a experiência de andar sobre brasas pela primeira vez. Depois seguimos em silêncio e concentrados em nossa energia interior para o local onde o braseiro estava sendo preparado.

O ritual de preparação prosseguiu ao redor de fogueiras com danças e cânticos primitivos onde fomos incentivados pelo terapeuta que repetia que nós não somos o corpo nem a mente e sim, consciência pura.

O objetivo do caminhar sobre brasas é a rendição total à existência. Uma excelente oportunidade de tornar-se uma testemunha de tudo que acontece ao redor, pois de acordo com Osho, testemunhar é a função da consciência.

Também fomos instruídos a olhar para o outro lado do braseiro que iríamos atravessar e imaginar a cura de uma doença ou a realização de um nosso desejo. Uma energia de cura iria tomar nosso corpo durante a experiência. Podíamos pedir qualquer coisa para nós ou para uma outra pessoa.

Terminado o ritual formamos duas filas diante do braseiro aceso e passamos todos a entoar mantras e a gritar palavras sugestivas como Now! e Go! (Agora e Vá).

A travessia começou com aqueles que já tinham passado pela experiência anteriormente. Logo um fluxo intenso de energia nos impelia em direção ao braseiro, e todos o atravessamos incólumes sem qualquer queimadura ou acidente.

Depois da travessia todos nos abraçamos de alegria pela entrega à existência e pela vitória sobre o medo. Quem quisesse podia voltar para a fila e repetir a experiência mais uma vez. Quase todos nós repetimos a travessia com total confiança.

No final, nos sentamos em silêncio, e depois dos agradecimentos, Ashiwad pediu que uma rosa fosse dada a cada participante. Ele também solicitou que ninguém tomasse banho para dormir naquela noite para permanecer com a energia da experiência, e que às 5:30 hs da manhã seguinte nos reuníssemos no portão principal para participar da Meditação Dinâmica no Osho Auditório.

A experiência foi um acontecimento inédito na comuna.
 
**********  **********  **********

Segue a tradução de um texto de Osho sobre a preocupação com relação aos outros.


SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA

“Estou preocupado com o hábito de beber dos meus amigos”.


Resposta de Osho: "Não se preocupe com coisa alguma em relação aos outros.

Mas isso é o que você continua fazendo. Noventa e nove por cento das coisas que você pensa está relacionado com os outros. Abandone-as, e faça isso imediatamente!

Sua vida é curta e sua vida está escapulindo pelas suas mãos. A cada momento você é menos, a cada dia você é menos, e a cada dia você está menos vivo e mais morto! Cada aniversário de nascimento é um dia morto, mais um ano se passou pelas suas mãos. Seja um pouco mais inteligente.

Não se preocupe com nada em relação aos outros. Dê prioridade para lidar contra o problema que for maior.

Gurdjieff costumava dizer para seus discípulos – “a primeira coisa, a primeira coisa mesmo“, Descubra qual é a sua principal característica, seu maior problema, sua característica central da inconsciência”. Em cada um é diferente.

Alguém é sexualmente obcecado. Num pais como a Índia, onde por séculos o sexo tem sido reprimido, isso se tornou quase que uma característica universal; todos são obcecados pelo sexo. Alguém é obcecado pela raiva e outro é obcecado pela ambição. Você precisa observar qual é a sua obsessão básica.

Primeiro encontre a principal característica sobre a qual repousa todo o edifício de seu ego. E depois permaneça constantemente cônscio disso porque isso só pode existir se você estiver desatento. Isso é automaticamente dissolvido no fogo da consciência.

E lembre-se, lembre-se sempre, que não é para você cultivar o oposto disso. Senão, o que acontece é que a pessoa se torna cônscia de que, ´minha obsessão é a raiva, que devo fazer então? Devo cultivar a compaixão.

Minha obsessão é sexo, que devo fazer então? Devo praticar brahmacharya, o celibato’.

As pessoas se movem de uma coisa para o seu oposto. Esse não é o caminho da transformação. É o mesmo pêndulo, movendo-se da esquerda para a direita, da direita para a esquerda. E é assim que sua vida tem estado se movendo por séculos; é o mesmo pêndulo.

O pêndulo precisa parar no meio. E esse é o milagre da conscientização. Apenas fique cônscio de que, ‘Essa é a principal armadilha, esse é o lugar onde sempre tropeço, essa é a raiz da minha inconsciência’.

Não tente cultivar o oposto disso, mas derrame toda sua consciência nisso. Crie uma grande fogueira de consciência e isso será queimado. E assim o pêndulo pára no meio.

E com a parada do pêndulo, o tempo cessa. Você subitamente penetra no mundo da intemporalidade, imortalidade, eternidade.".

Osho, extraído de: The Book of Wisdom, Chapter 9

Puna, 31 de Janeiro de 2004 
Swami Prasado

Um comentário:

  1. Nossa, que experiência maravilhosa! parabéns à todos por esta conquista...que travessia linda! e como diz Osho, deixar o pêndulo parar no meio,o equilíbrio! adorei passar por aqui...beijos e até mais!

    ResponderExcluir