quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A Causa dos Comportamentos Destrutivos






Adotamos alguns comportamentos que nos causam prejuízo.

São coisas que fazemos que muitas vezes temos consciência que são nocivas, mas continuamos a fazer mesmo assim.







Se o Amor Não Vai Bem, Concentre-se em Você!




Na semana passada, escrevi sobre dar um tempo para o amor. Ou seja, se a relação não vai bem, muitas vezes precisamos baixar a ansiedade e esperar, até que a situação melhore; pois ela sempre melhora, de uma forma ou de outra! Fiquei impressionada com a quantidade de mensagens que recebi.




Percebi que a dúvida não está em dar um tempo, mas em como conseguir fazer isso, em como suportar a espera. Realmente, é sempre muito difícil esperar. A paciência é o exercício da espera... um grande e penoso aprendizado para nós, seres humanos. Mas, sabe, a verdade é que só há uma maneira de dar um tempo para o amor.

É tirar o foco do outro e colocá-lo em você! Isto é, existem momentos na vida em que, mais do que nunca, precisamos olhar para nós mesmos, nos concentrarmos em nossos próprios sentimentos, lançarmos mão de nossa coragem e perguntar ao nosso coração o que realmente queremos, do que realmente gostamos e o que realmente estamos fazendo com nossas vidas...

A Origem do Medo

"Você mencionou o medo como uma parte do nosso sofrimento emocional latente. Por que há tanto medo na vida das pessoas? Uma certa dose de medo não é saudável? Se eu não tivesse medo do fogo, poderia colocar minha mão dentro dele e me queimar."

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saindo do Casulo...




Ontem à noite estava assim um pouco preocupada... e já ia por esse caminho, quando me dei conta que só me preocupava porque imaginava que os mesmos elementos da minha realidade hoje, estariam presentes nos próximos dias... e nos próximos meses... e anos...




Pensei que só contaria com os recursos do passado conhecido...Na mesma hora, algo se ampliou dentro de mim e me lembrei que estamos em um Universo de infinitas possibilidades...

Foi muito clara a forma que me senti antes... e depois dessa percepção... vi como somos mesmo responsáveis por criar nossa realidade, dia após dia, com os mesmos elementos do passado, quase não dando oportunidade ao novo.

Três Conselhos Espontâneos de Lama Michel





Lama Michel já voltou para a Itália, mas seus ensinamentos continuam se expandindo no Brasil...

Há poucas semanas, estava conversando com meu filho Lama Michel sobre a disponibilidade interna que precisamos ter ao encarar projetos que nos comprometem a longo prazo. Quando espontaneamente ele me disse: "Mãe, eu aprendi três coisas: não tenha medo de ser quem você é, saiba até aonde você quer ir e ofereça ao invés de pedir.".






Como as Nossas Emoções Filtram e Distorcem a Realidade




A nossa forma de ver e interpretar os fatos é influenciada pelas emoções negativas que guardamos.

Elas agem como um filtro que distorce a realidade e nos leva a agir de uma forma que gera mais sofrimento para nós mesmos e para outras pessoas.





domingo, 27 de janeiro de 2013

Medo de Traição



Recentemente, em um curso de EFT, atendi uma moça com problemas nos relacionamentos afetivos. Ela sentia muita raiva só de pensar na possibilidade de ser traída. Esse tema a incomodava de uma maneira muito profunda.




AS 7 LEIS UNIVERSAIS








LEI DE CAUSA E EFEITO:
Tudo o que você pensa, fala e faz, volta pra você. Cada palavra, pensamento ou ação enviam para o universo ondas eletromagnéticas fazendo com que se tornem realidade.







sábado, 26 de janeiro de 2013

Suprema Sabedoria






Desenvolvendo a Moralidade e a cultura mental, pela concentração e Plena Atenção, a Sabedoria fica estabelecida.





terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança – Afirmações Positivas







O tema “autoconfiança” pode render artigos ou livros de forma ilimitada. Falei sobre vários aspectos que caracterizam uma pessoa autoconfiante e como podemos usar a EFT para nos ajudar a nos sentirmos mais seguros. Esse é um breve resumo do que foi citado nos artigos anteriores:







Desenvolvendo a Autoconfiança – Aprenda Novas Habilidades






Sempre que há alguma área da nossa vida que não está indo bem, seja nos relacionamentos, parte financeira e outras áreas, significa que existe algum conhecimento, ou vários, que ainda não temos e que precisamos aprender para melhorar.







Desenvolvendo a Autoconfiança – Assuma a Responsabilidade Pela Sua Vida




Existem condições adversas que não temos como fugir. Exemplo: nascer em uma família pobre, ter um defeito físico, perder os pais muito cedo, ter sofrido algum tipo de violência na infância etc. São condições passadas que não podemos alterar para mudar o nosso presente e futuro.






Desenvolvendo a Autoconfiança – Lidando Com a Crítica


As críticas costumam ter um efeito nocivo bastante poderoso na nossa autoconfiança. Muito mais do que deveria na verdade. Um dos maiores medos do ser humano é o de ser julgado e criticado. Costumamos fazer de tudo para evitar as críticas.



Desenvolvendo a Autoconfiança – O Crescimento é Ilimitado







Em toda e qualquer área da nossa vida há um potencial ilimitado de crescimento que pode ou não ser explorado. Isso vale para a vida pessoal e profissional.







Desenvolvendo a Autoconfiança - Perdoe a Si Mesmo



Nesta série sobre autoconfiança já falei a respeito de se libertar do passado no último artigo, eliminando os sentimentos de raiva, mágoa e qualquer outra coisa negativa ligada a pessoas ou eventos do passado que nos prejudicaram. Agora, quero falar sobre os sentimentos negativos que guardamos com relação a nós mesmos depois de passar por fracassos e cometer erros, e como a EFT pode nos ajudar a limpar tudo.




Desenvolvendo a Autoconfiança - Liberte-se do Que Passou


Lamuriar e remoer o passado são atitudes quase que irresistíveis sempre que passamos por experiências negativas. Umas pessoas passam o resto da vida se queixando, atrasando suas vidas, enquanto outras superam rapidamente. Podemos usar a EFT para eliminar os motivos das queixas e lamúrias do passado. Vamos ver algumas ideias sobre esse assunto.



Desenvolvendo a Autoconfiança - O Resultado da Persistência






A persistência é uma característica comum das pessoas autoconfiantes. Quando vemos pessoas bem sucedidas não temos muitas vezes ideia do quanto elas persistiram para chegar onde chegaram. Parece até que elas já nasceram lá no topo.







Desenvolvendo a Autoconfiança - Seja Merecedor






Pessoa que têm a autoconfiança bem desenvolvida aceitam as recompensas e benefícios da vida com satisfação, sem culpa ou vergonha. Isso significa aceitar confortavelmente oportunidades, presentes, trabalhos bem remunerados e elogios sinceros.







quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Segunda-Feira: O Melhor Dia da Semana!






O que é que você sente quando chega o domingo, ao entardecer? Fica alegre pela nova semana que vai começar ou será que surge aquele sentimento meio triste e depressivo por ter que começar tudo de novo?







Não Tenho Tempo a Perder Para Ser Feliz



Por que ficar esperando que a vida comece?

Esta pergunta pode parecer intrigante ou passar despercebida, muito depende do momento de intensidade mental em que você se encontra.




Se o momento atual for de um mental super ativo, você estará correndo atrás de no mínimo 08 objetivos para que você fique feliz e realizado e isto faz com que o momento presente deixe de existir e oportunidades de felicidade passem despercebidas. Se ao contrário o seu mental estiver muito baixo, você achará que a vida não tem sentido, que todos os dias são a mesma coisa, que você não tem vontade muitas vezes nem de se levantar de manhã.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Um Dia Percebi Que Tudo Podia Ser Diferente!



Acordei um belo dia em uma manhã de feriado no meio da semana e sem planos... que delícia poder fazer nada! Por outro lado, uma angústia em meu peito pulsava por observar como as pessoas podem ser alheias aos sentimentos dos outros, como podiam se aproveitar de situações em benefício próprio e ainda o pior: podiam inverter a maneira de analisar situações em benefício próprio.




O ser humano tem ainda muito que crescer e caminhar rumo à paz interior!

Em segundos, resolvi deixar tudo isso para lá e não entrar nessa vibração; senti que tinha e ainda tenho a obrigação de fazer do mundo um local melhor para todos nós. Sair desta vibração se tornou uma obrigação para mim. Foi só quando percebi que tudo ficava bem melhor, quando eu não julgava! E foi nesse exato momento que o amor incondicional passou a fazer parte de minha vida.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

domingo, 13 de janeiro de 2013

O Medo da Felicidade




Alguém tem medo de ser feliz? Não! À primeira vista não.

Quando tudo nos direciona para a busca da felicidade, parece mesmo ridículo afirmar que as pessoas têm medo da felicidade.





Tudo O Que Eu Mais Quero Para Minha Vida...





Caminhamos pela vida sempre tentando buscar algo que nos falta para sermos felizes, quando na realidade o que mais queremos, na grande maioria das vezes, está ao nosso lado. Subimos e descemos montanhas num esforço enorme, e do outro lado nada encontramos. Pegamos atalhos e chegamos à conclusão de que; no final há um beco sem saída.






Enxergar o que está ao nosso lado requer equilíbrio energético, sensibilidade e amor direcionado às pessoas que nos rodeiam; amar o que temos é muitas vezes uma tarefa árdua, pois nem sequer percebemos o quanto isso é possível e real.

Quando a sensação é que tudo que está ao nosso redor não mais satisfaz, tenha absoluta certeza que o problema está com você, e quaisquer atitudes drásticas, podem fazer com que você perca enormes oportunidades de crescimento pessoal.

Julgamento...



Na correria de final de ano, vi-me diante de um dilema entre duas coisas que eram muito importantes para mim e que queria muito fazer... mas que não teria como... porque não tinha tempo... e, portanto, eu teria que abrir mão de uma delas. Mas como queria muito fazer as duas, fiquei triste tentando buscar um jeito... sem conseguir.



Depois de muito tentar encontrar uma solução em vão... olhei para a imagem de uma das Avós que desenhei, e que tem me levado a experiências muito fortes e a muitos ensinamentos... e falei assim:

- Que ruim essa situação, Avó!

Essa Avó me responde como uma voz interior. Na verdade, acredito que essas imagens das Avós são uma ponte para a nossa sabedoria ancestral... E dessa vez não foi diferente e Ela me disse:

Os efeitos metafísicos do julgamento




Quando entendemos o nosso próprio ritmo e o ritmo do outro, não julgamos. O julgamento, a cobrança e a culpa geram ansiedade, falta de integridade e de conexão com o todo.




terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Que Nos Leva a Falar Mal Dos Outros








Esta é uma prática absolutamente comum entre todos nós. Alguns em maior grau, outros em menor, mas todos falam mal dos outros. Os que falam pouco recriminam os que falam muito.







segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

O Corpo de Dor - Aprenda a Identificá-lo







Ao passarmos por determinadas situações, as quais consideramos negativas, nosso corpo e mente geram emoções desagradáveis como medo, raiva, tristeza, culpa e outras.








domingo, 6 de janeiro de 2013

Existe Alguém Que Você Acha Que Deveria Mudar?



Atendo todos os tipos de pessoas com os mais diversos problemas. Boa parte das vezes o cliente percebe como sendo sua fonte de sofrimento o comportamento de pessoas próximas nos seus relacionamentos.




quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Gotas de Felicidade






Há pessoas que desistem da felicidade. Renunciam, como quem renuncia a um prêmio não merecido.







O Chamado do Dom...


Estamos em um tempo onde o que está sendo pedido de nós é que sejamos fiéis à nossa essência... fiéis à nossa Alma... onde cada um de nós vai se expressar de forma única trazendo aquilo que é mais genuíno e que vai fazer a diferença para o Todo... Criamos a harmonia do todo ao nos expressarmos com a Alma aqui e agora, e o que deveria ser o mais simples e natural, nem sempre é...



Não é simples nem fácil porque passamos um longo tempo aprendendo justamente o oposto... aprendendo a ser diferentes do que somos em essência... e com isso, essa parte da nossa natureza foi ficando cada vez mais escondida... e, outras partes foram sendo ativadas... partes que precisam lutar pela sobrevivência sem "aparente" possibilidade de escolha, que nos leva a crer que não podemos levar em conta o que gostamos de fazer, partes que acreditam que têm que seguir regras impostas por uma sociedade de consumo, partes que acreditam que o trabalho deve ser escolhido pelo status, pelo poder, pelo dinheiro e quase nunca pelo Dom... e muitas outras coisas equivocadas que nos ensinaram...

O Tempo é Esse...


E mais um ano se foi... mas dessa vez, por ter sido o tão esperado final de 2012... parece que o tempo que se foi representa muito mais de que só um ano... e, realmente, este final de ano, além de ser só o final de mais um ano, configura-se como o término de um grande ciclo... e parece que estamos deixando para trás uma eternidade... e com ela todas as coisas que foram verdade e as que se revelaram como ilusão.



Sinto-me como tendo sida passada a limpo... e este ano foi mesmo super acelerado em termos de liberação de coisas, coisas que nem de longe ousaria questionar foram caindo por terra, uma após outra... e, quando pensava que já tinham acabado as mudanças, mais e mais coisas eram reveladas de uma forma tão clara e, agora, tão óbvia, que você não tinha outra alternativa a não ser fazer algo a respeito daquilo. Uma vez que as crenças que você percebia que haviam te norteado, até então, revelavam-se com nitidez a olho nu, pela primeira vez... e só assim você tem como tomar uma decisão com consciência... Seria como se você pela primeira vez enxergasse a gaiola onde esteve prisioneiro por muito tempo e... o que agora se torna óbvio como uma prisão, antes não conseguíamos enxergar...

Não Há Regra Que Garanta a Felicidade





Ao assistir o filme sobre a vida do ex-presidente americano Harry Truman, fiquei atenta às palavras que teria dito em seu último discurso, após oito anos de mandato: "Se fizermos tudo corretamente, teremos um mundo maravilhoso".






Razão e Emoção São Interdependentes








Diante de uma decisão, é melhor seguir a lógica ou o coração? Como veremos, o melhor é perceber que estas experiências são interdependentes...








quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Exercício de Relaxamento






  
Leia  com  atenção  e  procure  decorar  a  sequência  de instruções porque você  deve  praticar  o  exercício  com  os  olhos fechados.








terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Relaxamento





Há mais de vinte anos, ao final das aulas de ginástica ou alongamento, oriento meus alunos a fazerem o necessário relaxamento. Constato, porém, que uma parcela deles jamais havia feito qualquer tipo de relaxamento.






Equilibre-se



Se você conhece o símbolo do tao, yin e yang (feminino/ masculino; passivo/ativo; escuro/claro; receptivo/doador, etc.) compreende,também, que nos tornamos uma unidade harmoniosa quando esses dois extremos encontram-se em equilíbrio.



Rejuvenescimento


Quando você deixar de se preocupar com o tempo, as suas células continuarão reproduzindo-se normalmente. Mas, se você viver contando cada mês e cada ano de sua vida, notará que tudo acabará gerando cansaço e que tudo em seus pensamentos desmoronará, projetando no mundo físico aquilo em que você acredita. Saiba que a velhice, assim como o tempo, é uma ilusão.



O Presente Que Passou...


Mais um ano que se foi... e com ele muitas coisas ficaram no passado...

Agora... quando me vejo dando os primeiros passos no novo ano... percebendo tantas possibilidades novas que se descortinam no meu horizonte... lembro que só consigo vislumbrar essas possibilidades porque aprendi algumas coisas...



Me vem uma sensação de gratidão e uma certeza que posso começar esse novo tempo que se abre... com uma nova consciência... enriquecida de um aprendizado que foi doído porque veio com muitas lágrimas... mas... lágrimas que não foram em vão... elas lavaram um passado antigo... muito antigo...

Os últimos dias do ano foram dias de ficar comigo e de me despedir de um jeito de ser que não preciso mais repetir porque aprendi a lição... ou as lições... nem sei qual foi mais preciosa... talvez a mais preciosa e a mais doída lição do ano... foi a de que o futuro é pura ilusão... e de que adiarmos o presente só traz a certeza que ele nunca mais acontecerá... naquela forma única em que nos é dado a cada dia...