terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Nove Dicas Para Um 2014 de Muita Paz!




Paz interior é o que todos nós buscamos. Essa busca é o que está por trás de todas as outras coisas que queremos.Queremos prosperar para sentir segurança e assim nos sentirmos em paz. Queremos ter um relacionamento a dois estável, para termos conforto, apoio e segurança; assim, podemos ficar mais em paz… No fundo, tudo acaba se resumindo a uma busca por paz interior.





domingo, 29 de dezembro de 2013

Identificar-se Com a Solução







A natureza inquietante de nossa mente nos leva facilmente a caminhos "tortos". Em geral, temos a tendência de nos identificarmos mais com os problemas do que com as soluções. Ao invés de nos liberarmos dos problemas, nos envolvemos mais ainda com eles...








Como Acessar a Sabedoria Ilimitada?





Conheço muitas pessoas que são bem inteligentes, mas não conseguem ter sucesso em uma ou várias áreas da vida. Entretanto, há outras que não são tão inteligentes assim e conseguem ter bons resultados nos relacionamentos, na vida pessoal e profissional.





sábado, 28 de dezembro de 2013

Autoestima - Você Tem Medo de Ser Melhor Que os Outros?








Vemos muitas pessoas que exploram muito pouco do seu potencial, que estão constantemente se contendo para não crescer e não se destacar. Vamos investigar o que pode estar por trás desse comportamento. O medo da crítica tem uma grande influência.







O Mestre Zen e o Terremoto






Aconteceu que um mestre Zen foi chamado como convidado. Alguns amigos haviam se reunido e estavam comendo e conversando quando, de repente, houve um terremoto.

O prédio em que eles estavam era um prédio de sete andares, e eles estavam no sétimo andar, então a vida estava em perigo. Todo mundo tentou escapar.






Por Que Já Me Tratei Com Várias Terapias e Não Obtenho Resultados?




Existem sentimentos e doenças que estão associadas ao processo chamado de Reversão Psicológica ou RP, e que as vezes dão mais trabalho para se resolver com técnicas comuns.




quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Minha Trindade: Vida, Amor, Riso






Osho,
Por que a humanidade está tão infeliz hoje?





Medo da Meditação Kundalini

Osho,
Senti muito medo na meditação Kundalini. Senti que algo estava acontecendo — simplesmente não posso dizer o que era — assim eu parei de fazê-la.

"Você não deveria ter feito isso."

Eu estava com muito medo. 

A Existência é Um Espelho





Lembre-se, este é o mecanismo: se você quer explorar alguém, torne-o temeroso. Faça-o tremer, deixe o medo entrar em sua alma, e ele nunca será um homem livre. Uma vez que o medo entrar em sua alma, você não pode ser um homem livre. Então, você constantemente tem medo de fazer o que quer fazer porque para essas coisas há castigo, e continua a fazer o que nunca quis fazer, só para adquirir algumas recompensas.






quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Por Que Tristeza no Natal?





Osho,
Por que eu sinto tristeza em relação ao Natal, quando toda a mensagem é alegrar-se e ser feliz?







segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Turiya





O homem tem três fontes de energia: uma é o corpo, a outra é a mente, a terceira é o coração.





Tristeza ou Depressão?






Passamos a vida tão automatizados nos afazeres cotidianos que não nos damos conta do quanto esta atitude obsessiva por "fazer algo" representa uma tentativa constante de fugir da tristeza própria de quem está vivo.








sábado, 21 de dezembro de 2013

Só os Idiotas Têm Certeza


O que é a mente?

Um contínuo processo de pensamento, uma contínua procissão de pensamentos, associados, não-associados, relevantes, irrelevantes , muitas impressões multidimensionais juntas, vindas de toda parte.

A vida inteira é um ajuntamento, um ajuntamento de poeira. E isso continua e continua...


O Que é o Homem Exatamente?






"O homem é um mero talvez, uma possibilidade, um potencial, um tornar-se, uma vontade.

O homem não é, ainda. O homem ainda tem que ser. Essa é a agonia do homem e o seu êxtase também.








Saudade de Ser...





Meu mundo antigo foi se desfazendo diante do meu olhar atônito... incrédulo... agradecido. Entre eles, é claro... um tempo que foi se preenchendo de transformações, que espero vão transbordar em um novo mundo... em um novo olhar sobre o velho mundo.

Nada é mais igual ao que era antes porque não somos mais os mesmos...






2013 foi assim... morte e renascimento o tempo todo... e algumas mortes de partes tão arraigadas que eu até pensava que eram eu. Mas agora sei que eram apenas máscaras que encobriam meu verdadeiro Ser...

E esse processo, ainda em andamento, passa a ser mais suave quando entendemos o que está acontecendo e cooperamos com as transformações... e a melhor forma de cooperarmos com as transformações é não resistir e desapegar. Quanto mais resistimos e nos apegamos ao antigo modo de ser, mais sofridas ficam essas grandes mudanças pelas quais estamos passando.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A Luz Sem Fonte





Osho,
Você mencionou que os movimentos rápidos dos olhos indicam processos mentais e que, se os movimentos dos olhos forem parados, os processos mentais também cessarão. Mas esse controle fisiológico dos processos mentais, essa cessação dos movimentos dos olhos, parece criar tensões psíquicas, como acontece quando nós mantemos nossos olhos fechados sob uma venda por um longo tempo.








quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Amor se Torna Apego Porque Não Existe Nenhum Amor


Osho,
Você disse que o amor pode nos tornar livres. Mas comumente nós vemos que o amor se torna apego, e ao invés de nos libertar ele nos torna mais amarrados. Assim, diga-nos alguma coisa sobre apego e liberdade.



sábado, 14 de dezembro de 2013

Priorizar o Autoconhecimento







Lama Gangchen Rinpoche nos aconselha a dedicar 50% do tempo de nossa vida para nosso desenvolvimento material, isto é, para o mundo externo, e 50% para o desenvolvimento espiritual - o autoconhecimento e o cultivo de nosso potencial interior.








sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Se quero, por que não digo que quero?





Sentimentos e emoções abafadas explodem como uma panela com excesso de pressão.







Estamos hoje vivendo em nosso país um momento que representa exatamente isso, um povo que por anos se calou, engolindo tudo que não concordava. Os questionamentos paralelos em nada adicionavam, mas o fazíamos como uma forma de desabafo e íamos vivendo cada qual a sua vida, mas sempre com um denominador comum de indignação, de sensação de ser enganado.

As emoções chegaram a um ponto que hoje se extravasam em todas as direções e juntam muitas e muitas pessoas pelo senso comum de serem ouvidas.

Crie Seu Próprio Espaço de Meditação


"Um templo público é um templo público; você precisa de seu próprio templo, ele é um fenômeno privado.

No Oriente, costumávamos ter um quarto separado para a meditação. Cada família que tivesse condições mantinha um pequeno templo particular.



Liberdade Emocional





EFT – Emotional Freedom Techniques,singfica em português,Técnicas de Libertação Emocional. O que seria então ter liberdade emocional?





A liberdade que você se dá




Imagine por um momento que não há ninguém no mundo exceto você, como você se sentiria?

Acredito que não existe ninguém que não tenha pensado nisso pelo menos uma vez.



Trabalho Emocional Tem Que Dar Resultado!





De vez em quando, ouço falar de pessoas que fazem trabalhos terapêuticos por anos e não conseguem sentir grandes resultados. Ainda mais quando se trata de trabalhos que utilizam métodos mais convencionais. Vejo terapeutas e clientes dizendo que é assim mesmo, que é demorado, que mudar é muito difícil e que os resultados são vistos apenas a longo prazo.




quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Alegria do Ser


Para demonstrar como você se deixou dominar pelo tempo psicológico, experimente usar o critério de se perguntar se existe alegria, naturalidade e leveza no que você está fazendo. Se não existir, é porque o tempo está encobrindo o momento presente e a vida está sendo percebida como um encargo ou uma luta.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Problemas no Músculo do Pescoço




Dor no pescoço simboliza a inflexibilidade dos seus pensamentos e a dificuldade de relaxar em relação às cobranças alheias e mesmo à autocobrança.





Como a EFT Consegue Tratar Doenças Físicas



Sentimentos negativos fazem o corpo adoecer. Isso parece que está sendo cada vez mais aceito por médicos, cientistas e pessoas comuns. Está ficando cada dia mais evidente que esta ligação é muito maior do que se pensava.




O Monge e o Mundano - A Batalha da Escolha






Osho,
Noutro dia, logo depois de eu chegar, começou a batalha entre sexo e silêncio, relacionamento e solitude. Eu senti na hora que era impossível uma síntese. Era como se eu tivesse de escolher um ou outro e que em ambos os casos eu perderia. Parecia, naquela hora, impossível ir direto ao céu sem passar pela terra.








Desenvolvendo a Autoconfiança – Cuide do Seu Diálogo Interno





Primeiro gostaria de falar um pouco sobre o conceito de diálogo interno, ou voz interior. Internamente, falamos coisas para nós mesmos o tempo inteiro.




domingo, 8 de dezembro de 2013

Osho: Certamente, Eu Sou Uma Ameaça


Pergunta de Howard Sattler, da Rádio australiana 6PR:
O povo da Australia Ocidental quer conhecer você, seu povo. Poderia lhes contar que tipo de pessoa você é?

O Egoísmo de Só Doar e Não Receber


Os pensamentos e crenças sabotadores são os mais variados possíveis. Muitas vezes eles estão disfarçados de bondade, de pensamentos nobres que nos fazem crescer, quando, na verdade, estão impedindo nosso crescimento e o crescimento de outras pessoas.



Sempre é hora de recomeçar...




Estamos todos passando por muitos desafios... parece que tudo que não serve mais está vindo à tona para ser transformado e liberado na Luz... Somos muitas vezes testados naquilo que mais tememos, e estamos vendo cair por terra conceitos que sustentamos por muito tempo como verdade e como base para nosso caminhar.

A mudança é visível e mesmo as estruturas mais rígidas estão sendo abaladas...





Um primeiro olhar sobre isso tudo muitas vezes nos faz achar que isso é ruim, porque estamos perdendo coisas que nos davam segurança e nos vemos diante de desafios que fogem ao nosso controle...Tantas coisas que nos davam suporte escorrem entre os dedos como areia fina nos revelando sua verdadeira face... coisas que nos apegamos por tanto tempo nos mostram a fragilidade das bases em que se apoiavam...

Mas se tivermos um olhar mais calmo sobre esse movimento todo de tranformação, que tanto nos assusta... vamos perceber que isso é bom, que tudo que está sendo chamado à mudança é porque não está sustentado em uma base verdadeira... e ali existe possibilidade de uma melhor condição.

As Três Chaves Para o Autoconhecimento; A Alquimia Interior






Na minha visão, a primeira coisa que precisa ser entendida; é que todas as qualidades da sua personalidade, do seu coração, devem desenvolver-se corretamente.

Qual é o segundo ponto? O segundo ponto é que deve existir consciência, mas nenhuma repressão. Quanto mais você reprime os sentimentos, mais eles tornam-se inconscientes.







A vida só pode ser conhecida por um estado de não-mente




A vida é sempre nova, a mente é sempre velha. A vida nunca é velha, a mente nunca é nova. Por isso, as duas nunca se encontram, não podem se encontrar.





Como Viver de Acordo Com as Leis do Universo...


São muitos os cientistas, filósofos e religiosos que já estudaram as leis físicas do Universo. Para vivermos em harmonia com este campo de possibilidades imensuráveis, vale a pena conhecermos as três leis básicas da natureza da energia: a força que permeia o universo!



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A Dificuldade de Ficar Só




Ficar sozinho, sem companhias ou distrações mentais, significa entrar em contato com tudo que tem de bom ou ruim que existe no nosso interior. Se estamos felizes, equilibrados, sentindo paz interior, apreciar a própria companhia se torna algo prazeroso.





domingo, 1 de dezembro de 2013

Crenças ou Inspiração Divina






Já notaram como às vezes a gente se apega a um fato que aconteceu em nossas vidas e causou sofrimento e congela toda aquela parte da nossa história, acreditando nas coisas que interpretamos ali...








E carregamos essa crença pelo resto das nossas vidas, sem nem nos darmos conta que aquela interpretação dos fatos pode ser equivocada, ou só um ponto de vista entre tantos outros. Poucas vezes, quando estamos diante de um sofrimento, conseguimos ser imparciais nos nossos julgamentos porque as nossas partes, afetadas pela situação, reagem guiadas por memórias de medo de experiências passadas.

Isso fica cada vez mais claro para mim, na medida em que me observo agindo algumas vezes com os mesmos medos e inseguranças de quando era criança. E olhando bem de frente para esses medos, posso ver que eles vêm de uma interpretação errada de alguma situação vivida no passado. Mas isso vai muito mais longe e a nossa criança já vem com crenças muito mais antigas que só se manifestam nessa vida como uma oportunidade de cura...

Coragem: Equilíbrio Entre Prudência e Audácia








O primeiro ponto para despertar a coragem é ter autorresponsabilidade, isto é, construir uma estrutura interna equilibrada e ao mesmo tempo audaz, para ser capaz de ultrapassar os limites que nos autoimpomos.







Durga Pahimam ~Jai Uttal