sábado, 9 de maio de 2015

Quando Uma Mãe Reconhece em Seu Filho o Seu Mestre


Emocionante relato de Ma Amrit Saraswati, mãe de Osho.

Durante os anos setenta a mãe de Osho disse a Sarjano que quando tomou o sannyas ela pensava em Osho não apenas como seu mestre mas também como seu filho.



Ela fala apenas em hindi, e nos oferece apenas algumas frases atemporais, sem nenhum traço ou qualquer artifício ou deformidade, a ponto de em frente a ela todas as minhas perguntas desapareceram completamente, cada tentativa de verbalizar uma pergunta se decompõe miseravelmente, ainda pior, torna-se uma espécie de exercício de futilidade cada vez mais insuportável ...

Estou dolorosamente dividido entre o desejo de saber, de perguntar-lhe sobre mais detalhes, para roubar (como costumamos dizer) mais algumas palavras dela e o impulso de curvar-se a seus pés e descansar em silêncio ... e hoje eu vou fazer as duas coisas.

"Eu não sou a primeira pessoa da família a tomar sannyas, porque minhas filhas fizeram isso muito antes de mim ...." Amrit fala com uma voz fraca, quase transparente, mas com uma emoção incrível.

"O dia em que tomei o sannyas não foi por causa de uma decisão, mas porque naquela manhã algo me aconteceu. Meu filho nunca me pediu para eu tomar sannyas, de modo que de manhã eu estava dizendo aos presentes o que estava acontecendo comigo naquele momento, e alguém foi imediatamente informar a Osho, dizendo-lhe que sua mãe estava pronta para ser iniciada. Osho apenas respondeu: "Bom!"

"Então, ele enviou alguém para me trazer à sua presença, mas eu disse à ele que eu não estava pronta, porque eu não tinha tomado banho ainda, e eu teria que mudar de roupa; Osho mandou dizer que não precisava da matéria, e que eu deveria vir vê-lo sem perder tempo, e então eu fui .... "

O quarto parecia cheio de uma emoção palpável, e neste silêncio só se podia ouvir a respiração lenta dos presentes, enquanto eu me curvava aos pés da mãe e fiquei lá por um tempo eterno, agachada a seus pés, até que ela começou a falar novamente :

"Nunca Bhagwan deu qualquer indício que os membros da família deveriam tomar sannyas, por isso para cada um de nós tem sido um evento espontâneo, nascido puramente de nossas almas, e é difícil para mim narrar essa experiência, porque embora eu saiba o que me aconteceu, eu nunca vou ser capaz de descrevê-la, nem mesmo agora."

"Eu só posso dizer que, naquele momento, quando ele colocou o mala(cordão) no meu pescoço e se inclinou para os meus pés, tive a nítida sensação de que ele não era mais o meu filho, mas só meu Mestre. Nosso relacionamento primogenital tinha terminado e agora outro relacionamento estava ocorrendo entre uma discípula e um mestre. Ele me abençoou naquele momento, e levantei a minha mão para que eu pudesse abençoá-lo também, e então tudo acabou. Foi uma espécie de despedida entre filho e mãe, e desse momento em diante era outra história que estava começando ".

P.: "Por favor, fale-me sobre sua infância ... qual é a melhor lembrança que você tem sobre o 'seu filho', sobre Mohan?"

A.: "Minhas memórias são de uma criança que nunca me deu qualquer problema, nunca algo para se preocupar. Eu estava cuidando de muitas crianças na minha aldeia, eu era como uma segunda mãe para muitos deles, e às vezes eu tinha que bater um pouco neles mas depois Mohan veio repreender-me dizendo que eu não deveria puni-los, que eu nunca deveria punir qualquer criança! "

Uma vez alguém perguntou porque Osho se curvou à sua mãe antes de iniciá-la no sannyas. O Mestre respondeu que ele simplesmente queria agradecê-la dessa maneira, e que esta era uma maneira de dizer adeus para sempre, porque nesse momento ela deixou de ser sua mãe. O útero que sua alma tinha procurado há 700 anos (que muito tempo havia passado de sua reencarnação anterior ...) já tinha esgotado a sua obrigação, e, como um dia ela deu vida a ele como mãe agora ele a estava iniciando como seu Mestre para uma nova vida, a vida de uma discípula.

Naquele dia, sua conexão terrestre foi quebrada e outra conexão espiritual mais profunda tinha começado, mas eu tenho a sensação de que a mãe não está totalmente livre de seu passado, de sua função, que ela tenta esconder esse sentimento com sua inocência e modéstia infinita por trás da veneração pelo mestre, me toca no fundo do meu coração ... mas eu engoli minhas lágrimas e eu perguntei:

"Como você se sente quando o Mestre está doente em seu corpo e não pode sair da cama para sair e sentar com a gente? Quem você acha então que está em você o seu Mestre ou seu filho? "

A.: " ... sim, às vezes eu ainda tenho essa sensação de ser a mãe dele e não posso esquecer que eu tinha criado o seu corpo, quando eu vejo o seu corpo tão frágil, quando ele não vem para fazer seu discurso porque seu corpo não está bem ... então eu não posso evitar lembrar que ele é meu filho. Mas mesmo nesses momentos as palmas das minhas mãos dobram em oração e eu me curvo diante dele com o meu coração em tumulto, como eu sou incapaz de conter esses dois sentimentos: o da mãe e da discípula e ... então eu choro, eu tento escondê-lo ... mas eu choro, e não apenas sobre o delicado estado de saúde do meu Mestre, mas porque meu filho está doente .... "

Mais uma vez podemos sentir esse silêncio na sala ... e quem vai ousar quebrá-lo? Agora você não pode sequer ouvir a respiração das pessoas, a intensidade desses sentimentos criou um instante de imobilidade absoluta, como se de repente a graça desceu nesta sala para dispensar um fragmento de eternidade.

Será que você vai me perdoar, oh mãe, ter revelado o seu segredo?

Meu corpo encontra-se curvado novamente a seus pés, enquanto a presença da mãe parece iluminar as primeiras sombras da noite e tudo, simplesmente tudo, está congelado neste momento.

Eu gostaria de agradecer, eu desejei que este instante nunca acabasse, eu gostaria de orar em silêncio a seus pés, eu gostaria de chorar e rir, eu gostaria de dizer algo para expressar minha gratidão, eu gostaria de continuar para sempre com esta emoção comigo, esta graça, mas eu não faço nada, eu não digo uma palavra ...

Eu fiquei lá, em completo silêncio por um tempo sem fim, para deixar minha cabeça ser acariciada por aquelas mãos que acariciaram a cabeça dele tantas vezes, eu simplesmente escutei a música silenciosa do útero que o criou, a respiração suave da mulher que deu à luz ao meu Mestre.


- Entrevista publicada em Osho Notícias Magazine Online de 2010.
- Foto: Mãe de Osho recebendo sannyas.


Fonte: Extraido do Facebook de Satbodhi Lisboa (Marcio Lisboa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário