terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Tristeza


Qual é o significado da tristeza e como lidar com ela?

Na tristeza ficamos tristes:

Quando perdemos alguém.
Quando perdemos.
Quando as coisas não são como queríamos que fossem.
Quando as pessoas não são como queríamos que fossem.
Quando o mundo e a realidade não são o que queríamos que fossem.
Quando não somos o que gostaríamos de ser.
Quando não temos o que gostaríamos de ter.



Porém, se nos lembrarmos que as coisas são como são, que as pessoas são como são, que nós, o mundo e a realidade são o que são, e que podemos apreciar o que temos invés de lamentar o que não temos, começamos a entrar no mundo da não dualidade.

Se houver sabedoria e compaixão perceberemos que a tristeza, mesmo profunda, é passageira. Perceberemos que se as coisas, as pessoas, o mundo, a realidade e nós mesmos estamos num processo contínuo de transformação, então poderemos pensar em nos tornarmos essa transformação que queremos no mundo.

Para que haja menos tristeza, mais alegria, mais compartilhamento e harmonia. O contentamento com a existência é um dos ensinamentos principais de Buda:"a pessoa que conhece o contentamento é feliz, mesmo dormindo no chão duro; a pessoa que não conhece o contentamento é infeliz mesmo num palácio celestial."

Então, quando sentimos tristeza, observamos a tristeza. Como está nossa respiração? Como estão os batimentos cardíacos? Como está a nossa postura? Que pensamentos são esses que me fazem deixar os ombros cair para frente, baixar a cabeça e, quem sabe, chorar? Como se formam as lágrimas?

E, mesmo em meio a lágrimas, podemos sorrir e perceber que enquanto vivas criaturas, temos esta experiência extraordinária e bela de poder ficar triste.Tristeza que vem. Tristeza que vai. E sem se apegar a coisa alguma e sem sentir aversão a coisa alguma descobrimos o verdadeiro sentido da vida.

É assim que trabalhamos a tristeza. Zazen - sentar-se em zen e observar a si mesma.
Postura correta, alongamento da coluna vertebral, abrir o diafragma e respirar profundamente. Inspiração mais curta, expiração mais longa. Saboreando o ar. Ombros alinhados e retos, postura de Buda.

Ensinamentos de sabedoria nos auxiliam a sair da toca, do casulo de separatividade que falsamente criamos e de nos lembrarmos que sempre há pessoas e situações piores do que a nossa, sempre há pessoas e situações melhores do que a nossa e nunca, nunca, perder a dignidade.

Tristeza boa é da saudade de alguém que logo poderemos rever. Tristeza ruim é aquela que náo queremos deixar passar. Aquela na qual nos agarramos, pois nos dá uma identidade, nos torna especiais. Especialmente tristes. Comoventes, Vítimas a serem apiedadas e cuidadas. Ah! Quanta carência.

Abandonar a tristeza é abrir as mãos, o coração, a mente para a emoção seguinte. É lavar o rosto, olhar para a imensidão do céu, da Terra, do mar e perceber a pequenes da nossa vida. Sem culpa e sem culpar ninguém. Sinta a tristeza, reconheça, respire a tristeza e a deixe passar.

Mãos em Prece ,  Monja Coen


Nenhum comentário:

Postar um comentário