sexta-feira, 15 de junho de 2012

A mente queixosa

A mente queixosa nunca pode ser religiosa. É impossível a mente queixosa ser religiosa porque a mente que se queixa não se tornou cônscia de uma realidade básica: Que a existência lhe ama, que ela cuida de você, que você tem a amizade dos ventos, da chuva, do sol, da lua.

O que quer que aconteça... pode parecer uma maldição para você, mas nunca é uma maldição, é sempre uma bênção. Talvez no princípio possa parecer como uma maldição, pois nossa visão é muito limitada, nossa perspectiva é muito pequena. Não podemos ver a coisa toda, não podemos ver todas as implicações disso. Não podemos ver a série inteira de eventos que se seguirá depois disso; senão estaríamos sempre gratos, nos sentiríamos sempre abençoados.

Mesmo na morte, um homem de compreensão encontra imensa gratidão para com a existência, porque para ele a morte é um descanso. Para ele a morte não é o fim da vida, mas o começo de uma vida bem maior do que esta. Essa vida foi somente um ensaio da vida real – não era real.
  
A peça real começa após a morte – para aqueles que compreendem. Para aqueles que não compreendem, eles pensam, que o ensaio é a coisa real e quando o ensaio termina, eles lamentam e choram, e se apegam, e não querem deixá-lo. Tudo é uma bênção. 

Osho,A Must For Contemplation Before Sleep


Criando a própria vida

Criamos continuamente possibilidades em torno de nós, mas nos surpreendemos quando elas acontecem. Vigie bem suas idéias e observe como elas criam sua vida. Alguém pensa que é um fracasso, que não vai fazer nada na vida. Realmente, essa pessoa não irá fazer nada porque sua idéia está criando a sua realidade. Quanto mais ela achar que não está conseguindo nada, quanto mais essa idéia for reforçada pelo feedback, mais ela achará que está se tornando um fracasso. Cria-se um círculo vicioso.

Quem pensa que vai ter sucesso, é bem-sucedido; quem pensa em ficar rico, enriquece; quem pensa que não vai enriquecer, permanece pobre. Experimente e você ficará admirado; algumas vezes, nem vai acreditar.

Se um homem pensa que jamais encontrará um amigo, ele não encontrará. Ergueu em torno de si a Muralha da China; não está disponível. Ele precisa provar que sua idéia está certa, lembre-se. mesmo que alguém se aproxime com grande cordialidade, será rejeitado. Ele precisa provar sua idéia; está muito comprometido com ela. Não irá se desviar dessa idéia, porque ela é uma parte importante de seu ego. Ele precisa provar ao mundo que tinha razão, que ninguém pode ser seu amigo, que todos são inimigos. E pouco a pouco todos se tornarão seus inimigos.

Observe a sua mente. Você está constantemente criando sua vida, está constantemente fabricando sua vida.

Osho, Vá Com Calma, V.III, # 1


Morte e vida são uma coisa só

Sua mente é o problema, sua lógica é o problema, seus argumentos são o problema. Eles estão na superfície. Eles parecem verdade, mas eles enganam. Eles não são verdade. Por exemplo, olhe como a estrutura da mente funciona. A mente divide todas as coisas em dois e nada é divisível. A existência é indivisível; você não pode dividi-la - mas a mente a continua dividindo. Ela diz que "isto" é vida e "isto" é morte. Qual é o fato real? O fato real é que ambas, vida e morte,são o mesmo. Você está vivendo e morrendo neste exato momento; você está fazendo as duas coisas. Mais exatamente, você é ambos - morte e vida.

A mente divide. Ela diz: "isto" é morte e "isto" é vida. Não somente ela divide; ela diz que as duas são opostas, inimigas, e que a morte está tentando destruir a vida. E isso parece certo: a morte está tentando destruir a vida. Mas se você penetrar mais fundo, mais fundo do que a mente, a morte não está tentando destruir a vida! Você não pode existir sem a morte. A morte está ajudando você a existir. Ela está a todo o momento lhe ajudando a existir. Se por um simples momento a morte parasse de funcionar, você morreria.

A morte está a todo momento jogando fora muitas partes em você que se tornaram não-funcionais. Muitas células morrem; elas são removidas pela morte. Quando elas são removidas, novas nascem. Você está crescendo: alguma coisa está morrendo e alguma coisa está nascendo continuamente. A todo momento existe morte e vida e ambas estão funcionando. Na linguagem eu tenho que chamá-las de duas. Elas não são duas; são dois aspectos de um fenômeno. Vida e morte são uma coisa só; "vida-morte" é um processo. Mas a mente divide. Essa divisão parece correta para nós, mas essa divisão é falsa.

Osho, The Book of the Secrets, V3, # 40


Quando amigos lhe derem conselhos, ouça atentamente

Uma das coisas mais importantes a serem aprendidas é ouvir. Ouça muito silenciosamente. Não ouça de uma maneira indiferente. Não ouça como se quisesse que os outros parassem de falar e você estivesse ouvindo apenas para ser educado porque eles são seus amigos. Nesse caso, é melhor dizer-lhes que não digam nada, porque você não está disposto a ouvir.

Mas, quando você estiver ouvindo, realmente ouça – esteja aberto, porque seus amigos podem estar certos. E mesmo que eles estejam errados, o fato de ouvi-los o enriquecerá. Você aprenderá mais pontos de vista, e é sempre bom aprender. Assim, ouça bem, mas sempre decida por si mesmo.

Uma vez que uma pessoa tenha esse entendimento relativo, as coisas se tornam muito claras e fáceis. Do contrário, as pessoas são muito absolutistas. Elas pensam em termos absolutos: isto é verdade, e tudo o que for contra isto está errado. Essa atitude danificou o mundo inteiro – hindus, muçulmanos, cristãos lutando, porque todos reivindicam a verdade absoluta. Mas ninguém tem o direito de posse dela. Ela não é monopólio de ninguém.

A verdade é vasta, infinitas são suas facetas e infinitos são os caminhos para conhecê-la. E o que quer que saibamos é limitado; é apenas uma parte.

Nunca sustente a parte como se ela fosse o todo e, então, você nunca terá problemas. Observe cada palavra que você fale. Nossa linguagem é tal, nossos modos de falar são tais, que, consciente ou inconscientemente, fazemos afirmações absolutas. Não faça isso. Use mais ‘talvez’. Hesite mais. Use mais ‘pode ser...’, ‘talvez’ e permita ao outro a liberdade de decidir por si mesmo.

Tente. Você terá de ficar muito alerta, porque é um hábito profundamente enraizado; mas se a pessoa ficar alerta ele pode ser abandonado.

Osho, A Rose Is a Rose Is a Rose Is a Rose, # 2


O amor e a mente

Lembre-se de uma coisa: comumente a mente interfere e não permite ao amor o seu espaço e a sua infinitude. Se você ama realmente uma pessoa, você lhe dá espaço infinito. O seu próprio torna-se um espaço no qual ela pode crescer, com o qual ela pode crescer.

A mente interfere e tenta possuir a pessoa, então o amor é destruído. A mente é muito ávida – mente é avidez. Ela é muito venenosa. Assim, se você quiser se mover no mundo do amor, você tem de abandonar a mente. Tem de viver sem a interferência da mente.

A mente é boa no seu próprio lugar. Ela é necessária no mercado; não é necessária no amor. Ela é necessária quando você está preparando um orçamento, mas não é necessária quando você está se movendo no espaço interior. É necessária quando há matemática; não é necessária quando há meditação. Assim, a mente tem utilidade, mas a utilidade é para o mundo externo. Para o interior ela é simplesmente irrelevante. Então, torne-se mais e mais amoroso... incondicionalmente amoroso.

 Darshan Diaries, The Great Nothing, # 19


Aja de acordo com a lei. Este é o ensinamento do acordado.

“De acordo com a lei” não quer dizer a lei do estado ou a lei dada pelos sacerdotes. “De acordo com a lei”, para Buda, quer dizer de acordo com a suprema lei da vida e da existência.

Há uma tremenda harmonia – qualquer pessoa só um pouquinho sensível, inteligente, pode senti-la – a vida é um todo harmonioso. Ela não é um caos, é um cosmos. Por que ela não é um caos? Porque uma lei percorre-a como um fio numa guirlanda. Esse fio é invisível, você vê somente as flores, mas esse fio está mantendo-as juntas. A existência é uma guirlanda: há um fio, um sutra – sutra quer dizer fio – um fio muito fino, quase invisível, passando através de toda a existência, que faz dela um cosmos ao invés de um caos.

“De acordo com a lei”, nas palavras de Buda, quer dizer: esteja em harmonia com a natureza, a existência. Não lute com ela, não vá contra ela. Não tente ir contra a corrente, flua com a corrente. Estar em um let-go com a existência é seguir a lei. Aes Dhammo Sanantano – esta é a lei inesgotável. Se você relaxar, se você permitir que a Lei se apodere de você, o possua, você será inundado por ela. Você não precisa entrar numa viagem de ego. O rio já está fluindo para o oceano – você simplesmente flui com o rio. Nenhuma necessidade de nadar tampouco – flua com o rio, e você alcançará o oceano.

Osho, The Dhammapada


PALAVRAS

Palavras não são apenas palavras. Elas têm disposições de ânimo, climas próprios.

Quando uma palavra se aloja dentro de você, ela traz um clima diferente à sua mente, uma abordagem diferente, uma visão diferente. Chame a mesma coisa de um nome diferente e perceberá: algo fica imediatamente diferente.

Existem as palavras dos sentimentos e as palavras intelectuais. Abandone cada vez mais as palavras intelectuais, use cada vez mais palavras dos sentimentos. Existem palavras políticas e palavras religiosas. Abandone as palavras políticas. Existem palavras que imediatamente criam conflito. No momento em que você pronuncia, surgem discussões. Assim, nunca use uma linguagem lógica e argumentativa. Use a linguagem do afeto, do carinho, do amor, para que não surja discussão alguma.

Se você começar a ficar consciente disso, perceberá uma imensa mudança surgindo. Se você estiver um pouco alerta na vida, muitas infelicidades poderão ser evitadas. Uma única palavra pronunciada na inconsciência pode criar uma longa corrente de aflição. Uma leve diferença, apenas uma virada muito pequena, e isso cria mudança. Você deveria ser muito cuidadoso e usar as palavras quando absolutamente necessário. Evite palavras contaminadas. Use palavras arejadas, não controversas, que não são argumentos, mas apenas expressões de suas impressões.

Se você puder se tornar um especialista em palavras, toda a sua vida será totalmente diferente. Se uma palavra trouxer infelicidade, raiva, conflito ou discussão, abandone-a. Qual é o sentido de carregá-la? Substitua-a por algo melhor. O melhor é o silêncio, depois é o canto, a poesia, o amor.

 Osho, A Rose is a Rose Is a Rose, # 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário