quinta-feira, 19 de julho de 2012

Como Consultar o Mestre








"A questão verdadeira não é como consultar o Mestre, mas sim como estar meditativo - porque a parte física do Mestre não é o que importa.









Se você estiver mais meditativo, poderá consultar o Mestre a todo momento. A presença física não é necessária; ela só é significante porque você não está meditativo.

Por você estar identificado com seu corpo, é que, em sua mente, o Mestre também é identificado pelo corpo.

Por pensar que você é um corpo, pensa que o mestre também é um corpo. E quando eu digo isto, que o Mestre não é um corpo, eu quero dizer que ele não está confinado no tempo e no espaço. Não é uma questão de estar na presença dele.

Onde quer que você esteja, se você estiver meditativo, você está na presença dele. Mesmo quando o Mestre está morto, ele pode ser consultado. Buda é consultado até hoje - e as respostas são recebidas.

Não é que Buda esteja sentado em algum lugar dando-lhe as respostas, mas quando você está em profunda meditação, você é o buda. A sua natureza- búdica surge e a sua natureza-búdica lhe dá as respostas. E então, Buda não mais está confinado em nenhum lugar.

Você pode estar em contato com o seu Mestre onde quer que você esteja. O caminho não é ir até o Mestre, o caminho é ir para dentro. Quanto mais fundo você chegar dentro de si mesmo, mais fundo você terá penetrado o Mestre.

E as respostas virão. E você saberá e sentirá que as respostas não foram dadas por sua mente. Haverá uma qualidade totalmente diferente. A qualidade mudará tão completamente, que não haverá nenhuma dúvida a respeito.

Quando sua mente responde, você sente que você está respondendo. Quando a mente não está presente, você simplesmente medita, e a resposta vem como se fosse de outra pessoa, não de você. Você a ouve. (...)

Os hindus têm dito sempre que seu verdadeiro mestre está dentro de você. E o Mestre exterior está apenas tentando trazer seu Mestre interior à tona, tentando fazer seu Mestre interior trabalhar.

E quando quer que seu Mestre interior tenha começado a funcionar, o trabalho do Mestre exterior está feito. O exterior é simplesmente um representante do interior.".

                                                             Osho, My Way, The Way of the White Clouds, # 11




Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário