segunda-feira, 30 de julho de 2012

Enxaqueca

Osho,
Ainda estou tendo enxaquecas e sinto que elas devem ser causadas por algo muito profundo. Eu não penetro muito fundo nisso – continuo trabalhando e elas sempre se dissolvem. Porém, às vezes levo a noite toda só para esquecer.


"Não, isso não é profundo. Até mesmo a cabeça não é muito profunda, então como uma dor de cabeça pode ser? Você apenas adquiriu a hábito dela. Ela realmente não é uma doença, mas um hábito aprendido.

Pode acontecer que uma doença verdadeira possa desaparecer e ela deixará somente um traço. A mente pega a deixa daquele traço e começa a imaginar a doença repetidamente. Mas com relação a você e a sua miséria, dá no mesmo; seja ela real ou irreal não faz nenhuma diferença. Apenas por dizer que é irreal ou mental não ajuda de jeito nenhum porque você sofre quase do mesmo jeito. Vejo que é somente um padrão adquirido.

Assim você terá que desaprendê-lo. A enxaqueca é mais ou menos sempre um hábito. Você possui muita energia. Eis porque, quando você está utilizando-a, a dor de cabeça desaparece. Quando você não a está utilizando, a energia acumula e se move para o canal e novamente a dor de cabeça aparece. Assim, se você está realmente mergulhado no trabalho, a dor de cabeça pode se dissolver nele porque ela não estará obtendo energia.

Esqueça de tudo isso. Dar atenção a isso é ruim; mesmo pensar a respeito disso é ruim. Se isso acontecer, está bem. Apenas diga, “Alô, como vai?” E esqueça de tudo. Ponha sua energia cada vez mais no trabalho. Você tem uma tremenda quantidade de energia, uma quantidade extraordinária de energia. Você não é uma pessoa de pouca energia; você é uma pessoa de muita energia.

Toda energia precisa ser usada criativamente; senão ela lhe trará problemas. Mesmo a energia, algo tão valioso como a energia, pode se tornar uma maldição se você não a usa. Assim, simplesmente use-a. Mova-se cada vez mais para o trabalho, e um dia, de repente, você se dará conta que por muitos dias a dor de cabeça não aconteceu. Mas então não se preocupe com isso!

Isso pode estar relacionado com seu sexo porque está relacionado com a energia. Qualquer coisa relacionada com energia também está relacionada com sexo. A enxaqueca tem sua origem em algum lugar na energia sexual. A energia surge demais no centro sexual e você não sabe o que fazer com essa energia, desse modo, ela cria suas raízes onde quer que possa. Agora, até o centro do seu terceiro olho, a energia se move de uma maneira ocasional; eis porque você tem a enxaqueca.

Se a mesma energia move-se para o canal correto, você começará a ter muitas experiências de yoga, porque é a mesma energia e no mesmo lugar onde a enxaqueca principia. É o mesmo lugar onde as pessoas começam a ter experiências tremendamente belas de luz, cores, cheiros. Contudo sua energia está se movendo num zigue-zague.

Uma vez que sua enxaqueca desapareceu por alguns dias, lhe darei um método para mover essa energia para o canal certo. Agora mesmo, se você tentar movê-la, ela se moverá para o velho canal novamente, porque o velho canal se tornou muito profundo. Toda vez que você tentar mover a energia, ela se moverá para o antigo canal e lhe dará uma dor de cabeça. Por alguns dias esses canais precisam ser completamente estancados.

Assim, apenas fique indiferente. Ponha sua energia em algum outro lugar para que sua energia mova-se para o trabalho e o nível da energia diminui e, dessa forma, não alcança a cabeça. Devido a que essa energia move-se rapidamente e alcança facilmente sua cabeça, isso pode vir a ser uma bênção mais tarde. Quando o canal certo for quebrado, você não terá dificuldades de mover a energia para cima. Assim, não se preocupe com isso.".

Osho, em "Beloved of My Heart"



Fonte: Palavras de Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário