terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Medo da Engenharia Genética

Osho,
Meu medo a respeito da sua visão de nascimento do novo homem através de tubos de ensaio e engenharia genética não vem da tecnologia em si, mas do medo de quem possa controlar a tecnologia. Como nós podemos garantir que esse conhecimento será usado por seres humanos conscientes, ao invés de políticos idiotas que transformariam nosso admirável novo mundo no mundo de Orwell em 1984?


"Quem controla a tecnologia hoje? Quem controla todas as armas nucleares? Quem controla todas as descobertas científicas? Você levantou sua voz contra isso? Você chegou a pensar até mesmo que toda a vida na Terra está agora nas mãos de políticos idiotas?

E sempre foi assim. Qualquer descoberta é imediatamente capturada pelos governos, então porque a pergunta somente sobre a engenharia genética? Você não tem medo de os políticos terem armas nucleares que podem destruir você setecentas vezes?

Apesar de que, uma vez destruído, você não precisará ser destruído novamente - porque você não é o único filho de Deus, você não vai ressuscitar; os Messias não estão de volta para lhe trazer de volta a vida.

Mas você está com medo - eu posso entender - que, se a engenharia genética estiver nas mãos dos políticos, certamente eles não irão produzir o homem da beleza, do amor, do silêncio, da inteligência, da graça. Eles vão criar robôs de aço, tornando-os soldados para lutar, matar. Eu sei disso.

Por isso propus que não houvesse nações, o mundo deveria ter somente um governo funcional. Todas as fronteiras têm de ser removidas, todos os passaportes, green cards têm de ser queimados. Ser um ser humano já é o suficiente para se entrar em qualquer país.
(...)
Por isso, sempre que digo algo, lembre-se de todo o contexto, caso contrário você não irá me compreender. Eu quero um mundo onde não haja guerra nem necessidade de soldados. Eu quero um governo mundial. Eu quero que esse presidente desse governo mundial governe somente por seis meses, de modo que ele não possa fazer nenhum mal. Eu quero que uma pessoa seja escolhida somente uma vez. Tudo isso são precauções.

A engenharia genética, para gerar crianças em laboratórios científicos, estará nas mãos dos cientistas.

Nós tentamos a religião e ela fracassou. Nós tentamos os políticos e eles fracassaram. Agora nós temos que tentar a ciência. Deem-lhe uma chance, porque em trezentos anos ela progrediu mais do que o homem fez em toda a sua história em milhares de anos.

Eu propus que o mundo deveria ter uma academia de ciências, na qual não existam cientistas russos, nenhum cientista americano, hindu ou cristão; tudo isso é passado. Esta academia terá todos os gênios do mundo.

Todos os outros esforços fracassaram - deve se dar a ciência, uma chance. Não há nenhum prejuízo. No máximo ela pode fracassar - a pior possibilidade é de que a ciência possa falhar, mas eu não penso que ela possa falhar.

Temos que preparar um novo tipo de homem. Através desse novo tipo de homem - meditativo, silencioso, amoroso - virão os cientistas.

E eu não sou um pessimista; nem sou um otimista. Sou muito realista. Como eu posso ver, todas essas coisas são possíveis. De fato, sem elas a vida se tornará impossível. A escolha é sua.

Deem uma chance à ciência e preparem o solo para que não haja mais governos - somente um governo, que não terá nenhum desejo de lutar, porque não haverá ninguém para lutar.

Até o caráter dos políticos mudará, porque não haverá partidos políticos. As pessoas escolherão individualmente, não haverá investimentos a partir de interesses políticos. Devido aos partidos políticos os políticos estão fadados a serem ladinos, exploradores e fazerem todo tipo de negócio.
(...)
Eu tenho toda a visão do Novo Homem; sem religiões, sem nacionalidade, sem governos - somente um governo funcional e uma poderosa academia mundial de cientistas. E a ciência deverá ser o fator decisivo.

Não fiquem com medo. Cientistas não são monstros, cientistas são muito humanos. E se a meditação continuar florescendo e os sannyasins continuarem crescendo, os cientistas serão as primeiras pessoas a se interessarem pela jornada interior. Eles precisam disso, senão suas vidas ficarão desequilibradas.

Eles estão apenas indo para fora, fora, fora. Eles precisam de certos métodos para que possam ir para dentro e manter um certo equilíbrio. E um cientista meditativo não pode
conceber criar monstros, assassinos. A ciência tem sido uma benção para o homem.E poderá ser uma benção bem maior.".

Osho, From the False to the Truth, #31



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário