No budismo há um método especial que é conhecido como "observar três vezes". Funciona da seguinte forma: se surgir um problema, se uma pessoa de repente sente um desejo sexual urgente, ganância ou raiva, ela deve observar três vezes o que está acontecendo.
Se o sentimento for de raiva, o discípulo tem que dizer internamente, três vezes, "Raiva, raiva, raiva ...", para reafirmar o problema e se conscientizar do fato. E deve prosseguir com o que estava fazendo antes. Em suma: não faça nada a respeito da raiva, simplesmente a observe três vezes.
Isso é muito bonito. Basta perceber algo e colocá-lo sob observação que ele desaparece.
É como se o problema não o afetasse exatamente porque você está consciente dele. Observar alguma coisa três vezes torna-o tão perceptivo que a raiva se mantém à distância: ela está lá e você está aqui.
Buda disse a seus discípulos para fazerem isso em relação a todas as coisas. Em geral, todas as culturas e civilizações nos têm ensinado a reprimir os problemas porque a inconsciência leva à ilusão de que eles não existem. O procedimento oposto é o correto. Tenha consciência absoluta dos problemas e eles desaparecerão.
Osho, em "Uma Farmácia para a Alma"
Fonte: Palavras de Osho