sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pensar Positivo Realmente Adianta?



Já ouvi comentários e questionamentos de pessoas que se frustraram ao não conseguir melhorar suas vidas após terem tentado a prática de "pensamentos positivos". Na teoria, mudar pensamentos para melhor leva à mudança de comportamento, o que por sua vez leva a resultados melhores, além de ajudar a criar ou atrair situações mais favoráveis para a nossa vida. Entretanto, há pessoas que têm excelentes resultados ao praticar a mudança de pensamento, e outras, têm resultados pequenos ou nulos.





Para responder melhor a esse questionamento de uma forma mais ampla, é preciso uma compreensão mais profunda sobre os pensamentos e sentimentos conscientes e inconscientes.

Os pensamentos e sentimentos conscientes são aqueles mais superficiais que conseguimos perceber. Eles passam pela nossa mente e trazem sensações no corpo (toda emoção gera sensação no corpo) e nós conseguimos observá-los.

As práticas que ensinam sobre pensamentos positivos, seja através de afirmações, visualizações e outras técnicas, normalmente atuam no nível dos pensamentos conscientes.

É preciso perceber que temos algo muito mais vasto no nosso interior que é o que chamamos de inconsciente. Enquanto o consciente é apenas a ponta do iceberg, o inconsciente é toda a parte submersa que não conseguimos ver. Temos uma ligeira noção sobre o inconsciente, mas ele é muito mais vasto e profundo do que qualquer percepção racional que possamos ter do mesmo.

Ao mudarmos conscientemente nossos pensamentos, estamos mexendo apenas com a pontinha do iceberg. Essa mudança vai nos ajudar a mudar comportamentos e a atrair "coincidências" mais favoráveis. Entretanto, como o nosso inconsciente é muito mais profundo e vasto, ele terá sempre uma força muito maior, e se essa força for negativa, ela irá sabotar ou anular completamente todo o benefício gerado pelos exercícios e esforço de pensar positivamente.

Vivemos em um conflito interno constante. Racionalmente (pensamentos conscientes mais superficiais) dizemos que queremos mais prosperidade, melhores relacionamentos, mais saúde física e outras coisas. Entretanto, inconscientemente, temos desejos contrários devido a uma série de sentimentos negativos que acumulamos durante a vida. Vou dar um exemplo sobre como isso funciona.

Certa vez, atendi uma cliente que sempre entrava em relacionamentos com homens que não a respeitavam e a agrediam verbalmente. Racionalmente seu desejo era o de ter um relacionamento harmonioso. Era isso que seus pensamentos conscientes lhe diziam ser o melhor.

Durante o trabalho, surgiu uma questão de rejeição mais profunda que ela guardava da infância. Seu pai abandonou sua mãe quando ainda estava grávida. Ele construiu outra família e a minha cliente nunca teve contato com ele. Normalmente, a criança que passa por uma experiência como essa vai desenvolver pensamentos e sentimentos de rejeição, baixando sua autoestima, levando-a a rejeitar a si mesma.

No seu inconsciente, surgem sentimentos e pensamentos do tipo: "Meu pai, que deveria me amar, me rejeitou. Deve ter algo de errado comigo. Talvez a culpa seja minha. Eu não mereço ser amada. Se nem meu pai me amou, quem será capaz de amar? Ninguém vai querer ficar comigo. Eu não mereço um relacionamento harmonioso..."

Como alguém que rejeita a si mesmo poderia criar um relacionamento feliz? É incompatível. Com toda essa carga negativa emocional acumulada no inconsciente, por mais que ela tentasse praticar pensamentos positivos para entrar em uma relação harmoniosa, a parte negativa invisível atuava de forma mais profunda levando-a a entrar em relacionamentos destrutivos. A rejeição que ela sentia por si mesma fazia com que ela inconscientemente escolhesse e criasse essas situações. É uma forma de autopunição.

A solução para o caso dela foi trabalhar através da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) a carga emocional que ela guardava de rejeição desta situação da infância e de outras que ela foi acumulando ao longo da vida.

Consequentemente, a autorrejeição foi também dissolvida e logo em seguida ela conseguiu entrar em um relacionamento totalmente diferente dos anteriores. Não havia mais a carga inconsciente sabotadora para atrapalhar seus objetivos.

Quanto mais carga emocional negativa inconsciente tivermos, mais precisaremos aprofundar e limpar essa energia presa dentro de nós. Somente assim conseguiremos verdadeiramente nos tornar positivos e confiantes, de forma integral, sem conflitos internos.

A EFT é uma excelente ferramenta para promover essa limpeza de uma forma simples e bem eficaz. Depois que nos livramos do conteúdo negativo acumulado, pensar e agir de forma positiva se torna algo que fazemos naturalmente, sem qualquer esforço.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.

Fonte: SomosTodos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário