quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Prosperidade é aquilo que te faz feliz




Muita gente se questiona sobre o que é prosperidade. Afinal, o conceito de prosperidade tem sido muito ligado a abundância financeira ou de oportunidades.

São inúmeros os livros que tratam desse assunto que nunca foi tão abordado como nos últimos quinze anos.





Isso até é legal, porque vai no sentido contrário a hipocrisia religiosa tão comum aqui na América Latina, que te condena se você pensar em ganhar muito dinheiro, te taxando de pecador ou materialista.Como se Deus ou Universo quisesse que você viva na pobreza.

O que é gozado, porque somos seres materiais tanto quanto espirituais, então porque se descuidar de um lado em benefício do outro? As pessoas tem vivido muito com essa ideia tacanha que "felicidade não é deste mundo", e ser próspero é ser materialista.

Isso cria um número de crenças malucas que faz muita gente cair quando recebe uma bolada, mesmo que essa grana seja fruto do trabalho e esforço da pessoa, ela se sente culpada e se sabota inconscientemente. Mas vamos olhar essas crenças de perto - afinal o que é ser próspero?

É comum quando começamos a investir na coisa de prosperidade, imaginar que, o que vai nos preencher é o carro novo e altos valores no banco. Tudo bem, nossa natureza sempre vai buscar o melhor, mas isso não significa que o melhor seja sempre o mais caro ou grandes somas na conta do banco.

Não que o "mais caro" não seja bom, mas pense por um momento.Afinal qual é o "barato" de comprar um carro novo, uma casa ou ter grana pra fazer aquela viagem dos sonhos? Vou me adiantar pra você. É a alegria de ter conseguido realizar - tornar real essas coisas. Da mesma forma que era legal ganhar um brinquedo quando criança.

Lembro que nessa época da minha vida, eu não tinha noção de valores monetários, e ganhar um brinquedo caro ou uma nova bola de capotão tinha o mesmo valor pra mim. Perceba que, o que "dá o barato" na coisa de ganhar dinheiro, nem é o dinheiro em sí ou o valor do que você pode pagar ou comprar com ele, mas a alegria que aquilo te causa.

A realização pode se encontrar também em pequenas coisas, assim como em coisas grandiosas, pois pro espírito não existem limites. Por isso, essa coisa de prosperidade é algo totalmente pessoal, pois ela pode significar diversas coisas. Não existe "tabela de valores" pro seu espírito, nem pro de ninguém.

Assim, nem sempre a prosperidade esta ligada diretamente ao ato de comprar ou pagar algo material. Quanta gente não almeja reconhecimento em sua área de atuação profissional? As vezes isso é até mais importante que um aumento salarial.

Pra um cientista, a prosperidade pode ser o resultado de sua pesquisa; pra um empresário, dinheiro pra aumentar a produção; pra um músico, um bom contrato de divulgação; pra um agricultor, máquinas pra aumentar a produção...e assim por diante.

Da mesma forma que os gostos e os afetos são coisas muito pessoais, assim também é a questão da prosperidade. Dependendo da cultura, ideologia e localidade, todas essas coisas variam, e muito. Veja o caso da sociedade indiana, da cultura muçulmana, dos povos africanos ou do extremo oriente que são muito diferentes da nossa ideia de prosperidade.

Não há como dizer que nossa ideia de prosperidade e de outras coisas seja exatamente a melhor. De certa forma, se você parar pra pensar, "ser próspero ou ter prosperidade" é um estado de espírito, de sentir as coisas fluindo com facilidade, se sentir com "sorte" ou sentir que sua vida vai bem. Se sentir BEM.

Por isso, fique atento a suas reais necessidades e não se deixe levar pela cabeça dos outros, porque isso pode fechar seus caminhos. Pois quando não estamos conectados a nossa própria essência, as forças que nos sustentam não responderão da forma como poderiam.

E mesmo que você consiga realizar alguma das ambições mais comuns, se elas não tiverem conexão com o que seu espírito veio conquistar nessa vida, você não vai se sentir preenchido e realizado. E realização é prosperidade! Por isso atenção aquilo que você sente.

Pois a alegria que te preenche o peito é que vai sempre definir o que é importante pra você e o que não é...incluindo o que é prosperidade pra você. Pare por um minuto e pergunte a sua alma o que é realmente importante pra você. Você pode se surpreender com a resposta que vem lá de dentro...


Renato Palhano
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário