segunda-feira, 18 de março de 2013

O Que Você Veio Curar?

Como seria possível reconhecer o que há emocionalmente em desequilíbrio em nós mesmos, e o que podemos fazer para transformar e curar? É fato que todos nós guardamos uma grande quantidade de coisas negativas. O difícil é conseguir identificar e, talvez mais difícil ainda, transformar.


Felizmente existem maneiras práticas que podemos utilizar para alcançar resultados mais rápidos nesse sentido. Isso é muito valioso para quem vem buscando desenvolvimento pessoal. Vamos comentar sobre como isso pode ser feito de forma prática, contando com o auxílio da EFT, é claro.

Entender e reconhecer os próprios sentimentos negativos é algo que não somos treinados ao longo da vida para fazer. Salvo as pessoas que já fazem (recebem) trabalhos terapêuticos e outros trabalhos de autoconhecimento, a vasta maioria tem uma consciência muitíssimo limitada da sua própria negatividade. 

É difícil olhar para dentro e enxergar de forma consciente o que pode melhorar. Até mesmo quem já vem se trabalhando nessa área sempre se surpreende ao detectar padrões de pensamentos e sentimentos negativos que estavam lá, bem debaixo do nariz, desde sempre, e que nunca haviam sido percebidos.

Frequentemente tenho como clientes pessoas que vem há anos fazendo trabalhos terapêuticos tradicionais e holísticos. A EFT proporciona desbloqueios emocionais energéticos rápidos e intensos, o que leva as pessoas a terem muitos insights durante as sessões. É muito comum que se venha a perceber sentimentos profundamente enraizados que antes nem eram percebidos.

É bastante comum ouvir os clientes comentarem que nunca tinham descoberto tanto em tão pouco tempo de trabalho, mesmo para aqueles que já vinham há anos se tratando com inúmeras terapias e ferramentas de autoconhecimento.

Muitas vezes não sabemos nem por onde começar. Descobrir o que há de negativo é um passo muitíssimo importante. Mas como fazer isso? Existe uma forma bem simples e extremamente eficaz. O seu dia a dia será a ferramenta mais eficiente que vai mostrar e jogar na sua cara, tudo de negativo que você guarda. Não há outra ferramenta melhor. Vamos explorar mais isso.

Seus relacionamentos e os fatos que ocorrem diariamente vão despertar o que você tem de negativo. Basta que você observe os desconfortos emocionais que surgem durante o seu dia. Diariamente você passará por situações que vão mostrar pra você exatamente e precisamente quais são os sentimentos negativos que você guarda.

Passamos por situações no nosso dia a dia que vão fazer surgir sentimentos como: raiva, mágoa, tristeza, medo, insegurança, culpa, frustração, inveja, ciúme, irritação, impaciência, inferioridade, falta de reconhecimento, abandono, rejeição, solidão, vergonha – tudo que você sentir de negativo é exatamente o que você precisa curar.

É difícil de entender e admitir isso, mas nada é causado pelo exterior, são coisas que já carregamos e que apenas foram despertadas. Nesse sentido, essas pessoas e fatos têm um papel enorme servindo de instrumento que mostra onde está a nossa negatividade.

Preste atenção: Não importa o que outras pessoas fazem contra você, seja o seu chefe, colega de trabalho, amigos de longas datas, marido, esposa, pai, filho, desconhecidos, professor etc...

Mesmo que eles tenham sido injustos, falsos, desonestos, mentirosos ou desleais com você, todo e qualquer desconforto emocional que você sentiu ao passar pela situação (raiva, mágoa, tristeza, medo etc.), é uma negatividade sua, e pode ser trabalhada e melhorada sensivelmente. Não importa de quem tenha sido a culpa, você pode aproveitar a situação para limpar algo seu e assim crescer com menos sofrimento.

Normalmente, quando surgem situações negativas, o que fazemos é: não olhar e negar o que estamos sentindo, ou remoer o sentimento, ou ainda, procurar mascarar e "esquecer" (bebendo, comendo, gastando, se divertindo em excesso...). E depois desejamos que a situação mude ou que a outra pessoa mude, que desfaça algo ou, reconheça o seu erro para que a gente possa voltar a se sentir melhor.

Como isso dificilmente ocorrerá, vamos ficar com os sentimentos guardados, causando desconforto emocional e doenças físicas até que o tempo cure (ou não). Assim ficamos muito dependentes do exterior para nos sentirmos bem.

Se você reconhece que está sentindo algo negativo, poderá então facilmente aplicar rodadas de EFT (se ainda não aprendeu, não perca mais tempo e baixe a apostila gratuita no final do artigo) para dissolver o sentimento.

É aí onde entra a técnica, fazendo um papel fundamental. O que poderia levar horas, dias ou um tempo indeterminado para ser dissolvido e curado, você poderá resolver em alguns minutos com a EFT. Quem já pratica a técnica sabe que isso não é exagero e que pode ser alcançado na grande maioria dos casos.

Antes de tentar tomar satisfação, argumentar, convencer os outros ou mudar os fatos, faça a autoaplicação da EFT e dissolva o máximo possível o que você estiver sentindo. Isso normalmente levará apenas alguns minutos. Com os sentimentos limpos, você terá uma clareza incomparavelmente maior a respeito do que deve ser feito. Pode-se chegar à conclusão de que se deve tomar alguma atitude, ou talvez, que você precise apenas esperar e não fazer nada. Quando estamos tomados pela emoção normalmente não vamos tomar a melhor decisão.

Na medida em que você aplica a EFT para determinadas situações, cada vez que situações semelhantes se repetirem, a tendência é que a reação emocional imediata seja bem mais branda. Você irá agir naturalmente de forma cada vez melhor e mais saudável.

Dessa forma, você estará utilizando em benefício próprio cada episódio negativo ocorrido, evitando novos erros e poupando sofrimento.

Então vamos criar um passo a passo. Toda vez que surgir uma situação desagradável no seu dia, tenha sido ou não provocada por você, pense no seguinte, ou pelo menos tente:

1. Estou diante de um desconforto emocional (pode ser raiva, mágoa, culpa, tristeza, ciúme, inveja etc.). Eu reconheço e admito que estou sentindo tal sentimento (identifique e nomeie o que você sente).

2. Não importa de quem seja a culpa, quem ou o que provocou, o que importa é que eu é quem estou sentindo. É algo negativo dentro de mim que foi despertado.

3. Antes de fazer algo para tentar mudar, controlar, manipular ou resolver a situação, eu reconheço que quem deve mudar inicialmente sou eu. Por isso, eu opto por fazer uma limpeza emocional e posso usar a EFT pra isso. Assim, na próxima vez que algo semelhante ocorrer, eu já vou ter uma reação emocional melhor.

Agindo dessa maneira, você estará limpando exatamente aquilo que há de negativo dentro de você, o que irá proporcionar clareza mental, diminuição da ansiedade, autocontrole, mais equilíbrio emocional, mais sabedoria ao lidar com as situações, paz interior, melhora da saúde física etc. E quanto mais você limpar, menos irá atrair situações desagradáveis, pois suas atitudes irão mudar.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.