segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conduta Ética - Moralidade (Sila)





É baseada na ampla concepção de amor universal e compaixão para com todos os seres; não somente os humanos, mas todos os seres vivos.






Segundo o Budismo, para que um ser humano seja perfeito, deve cultivar igualmente duas qualidades: compaixão e sabedoria, que devem permanecer inseparáveis.

A compaixão inclui o amor no sentido universal (não condicionado a símbolos, conceitos, etc). A caridade, a tolerância, assim como todas as nobres qualidades do coração (lado afetivo); ao passo que a sabedoria representa as qualidades da mente.

Se um indivíduo desenvolve somente o seu lado afetivo e descuida o lado mental, será um tolo de bom coração; se, ao contrário, este mesmo indivíduo desenvolve seu lado mental e descuida o lado afetivo, é provável que se tome um intelectual insensível, frio, sem nenhum sentimento para com os demais.

Desta forma, estes dois homens nunca alcançarão a perfeição. A conduta ética, baseada no amor e na compaixão, consta de três fatores do Caminho Óctuplo(caminho do meio), baseado na moderação, sem cair em extremos:1.o) Palavra Correta, 2.o) Ação Correta, 3.o) Meio de Vida Correto.

1.o) PALAVRA CORRETA, ou linguagem pura, é a que traduz honestidade, verdade, paz, carinho; que é cortês, agradável, benéfica, útil, moderada e sensível. Significa abstenção das mentiras, difamação, calúnia e de todas as palavras capazes de provocar ódio, inimizade, desunião e desarmonia entre indivíduos, ou grupos sociais.

Abster-se de linguagem rude, brutal, descortês, ofensiva ou injuriosa; enfim, abster-se de conversações sem sentido, fúteis e vãs; abster-se de linguagem errônea e perniciosa. Deve-se dizer a verdade em ocasião oportuna, empregando palavras amigáveis, benévolas, agradáveis, doces, significativas e úteis. Nunca falar negligentemente, mas sempre com conveniência de tempo e de lugar. Quando não se tem nada de útil a dizer, deve-se "guardar o nobre silêncio".

Para desenvolver a palavra correta, isto é, evitar as errôneas maneiras de falar, não basta apenas boa intenção, pois esta falha é constante; é indispensável haver uma cultura mental que, desenvolvendo a concentração, leve o indivíduo ao autocontrole e à sabedoria interior.A palavra correta é dirigida pelo pensamento correto e ação correta."Melhor que mil palavras sem sentido, é uma só palavra sensata, capaz de trazer paz àquele que a ouve." 

2.o) AÇÃO CORRETA, ou conduta pura, tem por fim cultivar uma conduta moral honrada e pacífica e ajudar os outros na mesma finalidade, a qual nos exorta, também, a evitar destruir vidas, fazer uso de tóxicos que perturbam a mente, ou fazem perder a consciência; roubar ou explorar, assim como o mau uso das relações sexuais.

Aquele que destrói uma existência, que mente, que rouba, que cobiça o cônjuge alheio e se entrega às bebidas alcoólicas ou tóxicas, este já neste mundo, esta destruído.
A ação correta é dirigida pelo pensamento correto.

3.o) MEIO DE VIDA CORRETO, ou meios de existência puros, conduzem o indivíduo á aquisição do bem-estar material e espiritual próprio, ajudando os demais na mesma finalidade. Significa que se deverá evitar ganhar a vida numa profissão ou ocupação que possa ser nociva a outros seres vivos:

Como comércio de armas ou instrumentos mortíferos, caça, pesca e matadouros, bebidas alcóolicas, venenos, entorpecentes, jogos que possam causar preocupações, etc. Fazer profissão de poderes psíquicos, tais como magnetismo ou hipnotismo, na cura de pacientes, previsões sobre o futuro baseadas em cartomancia, astrologia etc.

O meio de vida correto é dirigido pelo pensamento correto. Quaisquer sistemas de moral e ética estão enquadrados nesses três aspectos: palavra correta, ação correta e meio de vida correto. Sem esses três fatores, nenhum desenvolvimento espiritual será possível.

 Dr. Georges da Silva e Rita Homenko


Fonte: Extraído do Livro "Budismo - Psicologia do Autoconhecimento" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário