quarta-feira, 19 de junho de 2013

Desprenda-se





Por que é difícil abrir mão das emoções negativas? Há mais de uma razão.





Primeiro, as emoções negativas são a ponta do iceberg, portanto, toda vez que ficar zangado ou ansioso, por exemplo, há muito mais desses sentimentos guardados na sombra.

Segundo, a negatividade é pegajosa. Ela se agarra a nós tanto quanto nos agarramos a ela. Esse grude é um mecanismo de sobrevivência. Os sentimentos acham que têm o di­reito de existir. Assim como você, seus sentimentos justificam a existência deles. Oferecem motivos; constroem uma histó­ria convincente.

No entanto, apesar de todas essas coisas, você pode se desprender da negatividade quando souber como. O processo começa com o reconhecimento de seus sentimentos indesejados, trazendo-os à superfície. Já falamos desse passo.

Agora você precisa se desprender de toda a negativida­de. Há um ato de equilíbrio aqui, porque você quer assumir responsabilidade ("Isso é meu"), sem exagerar, e se identificar com sua negatividade ("Isso sou eu").

A negatividade não é você, uma vez que você conhece seu self (si mesmo) verdadeiro, que está além da sombra. Portanto, considere qualquer reação negativa como se fosse uma alergia, ou uma gripe, algo que modifi­ca sua situação apenas temporariamente.

Uma alergia é sua, mas não é você. A gripe o deixa infeliz, mas não significa que você está condenado a ser uma pessoa infeliz. Quando encontrar meios de desfazer o grude da negativi­dade, será mais desprendido.

As afirmações seguintes funcio­nam com esse intuito de desprendimento:

· Posso passar por isso. Não vai durar para sempre.

· Já me senti assim antes. Consigo lidar com isso.

· Não me sentirei melhor descarregando em outra pessoa.

· Ninguém jamais ganha no jogo de colocar a culpa no outro.

· Extravasar acaba levando ao arrependimento e à culpa.

· Posso ser paciente. Vejamos se consigo me acalmar em breve.

· Não estou sozinho. Posso ligar para alguém que me ajude a passar por esse momento ruim.

· Sou muito mais que meus sentimentos.

· Os humores vão e vêm, até mesmo os piores.

· Sei como me centrar.

Se conseguir transformar qualquer uma dessas afirmações em realidade, estará acrescentando-as às suas habilidades para lidar com a situação. Como fazer para torná-las reali­dade? Querendo que elas sejam reais. Você precisa ter a in­tenção de ser desprendido, centrado, paciente e alerta. Se tem essa intenção, automaticamente estará alinhado com o desprendimento.

O oposto disso é estar tão preso que o grude e a negatividade aumentem. Isso ocorre quando você tem os seguintes pensamentos:

· Sinto-me horrível. Não mereço isso. Por que eu?

· Alguém vai pagar. Não provoquei isso para mim.

· Em quem posso descarregar o que estou sentindo?

· Isso está me deixando louco.

· Ninguém pode me ajudar.

· Como posso me distrair até esse sentimento passar?

· Preciso da minha droga favorita para sair dessa situação.

· Quando estou me sentindo tão mal assim, é melhor todo mundo se preparar.

· Quero ser resgatado.

· Alguém está me perseguindo.

· Isso tem que ser resolvido agora mesmo.

· Não posso evitar me sentir desse jeito. Simplesmente fico desse jeito quando estou na adrenalina.

Percebo que "desprendimento" é um termo que as pessoas do Ocidente identificam com o fatalismo e a indiferença do Oriente. Portanto, faça desse o primeiro conceito a reformular de maneira positiva. Desprendimento não demonstra indife­rença. Demonstra que você realmente não quer a negatividade grudada em você.

 Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário