terça-feira, 23 de julho de 2013

Autoconhecimento






Tudo o que recebe atenção cresce. Se você direcionar a atenção para situações e emoções negativas, elas tomarão vulto em sua consciência. A consciência é o conjunto de tudo aquilo em que prestamos atenção.








Algumas pessoas têm a atenção desviada pelos problemas cotidianos, situações negativas que, isoladamente, parecem insignificantes, mas que, somadas, são suficientes para sobrecarregar a consciência.

Todos os dias os psiquiatras atendem pacientes nessas condições, que se queixam de depressão moderada e ansiedade. Nunca irrompem numa crise, mas não conseguem canalizar as energias satisfatoriamente. Quando conseguimos nos concentrar em um objetivo, damos um passo importante em direção à saúde.

Objetivos definidos de vida — ter uma profissão, uma família — mantêm as pessoas vivas, e o corpo responde a eles com vitalidade. Aqueles que têm um objetivo concreto acordam todos os dias com grande disposição.

No entanto, quando o projeto que têm em mente fracassa, quando chega a hora da aposentadoria ou quando um membro da família morre de repente, a depressão ou a doença se instala. A longo prazo, a excessiva concentração de energia os deixa vulneráveis, porque sua consciência flui em um canal estreito.

E o rio da vida segue cursos variados. O estado de atenção superior vai além de objetivos. Ele não é estimulado pelas circunstâncias nem perturbado pelas crises do dia-a-dia. A paisagem interior é serena e, acima de tudo, plácida.

Requer a mesma atenção para o descanso e para a atividade. Portanto, a consciência é equilibrada, vital e ampla. Aqueles que atingem esse estágio são tranquilos e sensatos. E seu efeito sobre os outros é relaxante. A calma que eles transmitem está muito próxima da sabedoria, é o verdadeiro alicerce da saúde e vem do autoconhecimento.

Aqueles que já experimentaram o autoconhecimento sabem que ele não tem preço. Não há poder no mundo que se iguale ao poder conferido pelo autoconhecimento. Ele desencadeia atitudes positivas o tempo todo. Resistir aos pensamentos negativos é apenas mais uma maneira de prestar atenção neles.

Tudo o que recebe atenção cresce. Eis o que Krishnamurti diz sobre a inutilidade de lutar contra padrões de pensamentos negativos: Não é bom tentar polir a estupidez, tentar ficar mais inteligente. Primeiro, devo saber que sou estúpido, que sou idiota.

A simples consciência de minha estupidez me livra dela. Ao dizer “Eu sou idiota” você estará se mostrando observador; não será mais um idiota. Mas se resiste ao que de fato é, então sua estupidez persiste.

Neste mundo racional, a glória é ser muito inteligente, muito esperto, muito complexo, muito erudito, mas a erudição não tem nada a ver com inteligência. Para vermos as coisas como elas são, para entendermos o que realmente somos sem nenhum conflito precisamos da estupenda simplicidade da inteligência.

O que Krishnamurti quer dizer é que a atenção é mais poderosa quando inocente, livre de condicionamentos. E só o autoconhecimento torna isso possível. A consciência interior gera saúde porque é vital. Basta olhar para o aspecto radiante de uma mãe diante do primeiro filho e as brincadeiras de uma criança feliz para reconhecer seu poder.

Nossa natureza mecânica nos mantém paralisados. Nossa verdadeira natureza — nossa essência, nossa inteligência — não pode nos ajudar se não prestarmos atenção a ela. Aquilo que não recebe atenção não cresce. Quando a atenção é adequadamente canalizada — sem agitação nem esforço —, o autoconhecimento surge.

Ele abre o canal pelo qual o cérebro torna o corpo sadio. Sem estardalhaço, um tipo simples de inteligência se faz sentir em todos os aspectos fisiológicos. Na presença da atenção serena, sentimentos como raiva, medo, desconfiança, cobiça, culpa, intolerância, ansiedade ou depressão desaparecem como tigres de papel.

Mas há verdadeiros tigres a combater antes que isso aconteça. Porém, antes de nos engajarmos nas técnicas que aumentam o autoconhecimento, quero frisar que é inútil lutar contra os pensamentos negativos. Esse é o ponto de partida de todas as estratégias para gerar saúde.

Dr.Deepak Chopra



 Fonte: Extraído do Livro "Conexão Saúde"

Nenhum comentário:

Postar um comentário