segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Eu e Minha Sombra





Como tudo na vida, criar uma sombra é um processo. Ninguém procura aumentar o poder da sombra, mas todos nós o faze­mos.





A sombra aumenta sempre que você recorre ao seguinte:

*Manter segredos de você mesmo ou dos ou­tros. Uma vida secreta dá à sombra material para evoluir. Formas de segredo são negação, fraude deliberada, medo de expor quem você é e condicionamento em função de uma família desequilibrada.

* Fomentar culpa e vergonha. Todos somos fa­líveis; não há ninguém perfeito. Mas, se você se sentir envergonhado de seus erros e culpado por suas imperfeições, a sombra ganha poder.

* Ser injusto com você mesmo e com os outros. Se você não consegue encontrar um meio de liberar sua culpa e vergonha, é muito fácil concluir que você — e outros — as merece. O julgamento é a cul­pa usando uma máscara para disfarçar sua dor.

* Precisar de alguém para culpar. Uma vez que você decida que sua dor interior é uma questão moral, não terá problemas em culpar outra pessoa que julgue inferior a você de alguma forma.

* Ignorar as próprias fraquezas ao criticar os que estão à sua volta. Esse é o processo de projeção que muitos não enxergam, nem compreendem muito bem. Mas, sempre que você tenta explicar a situação como um ato de Deus ou do Diabo, você está projetando.

O mesmo vale para identificar "eles", as pessoas más que causam problemas. Se você acredita que o problema está com eles, você projetou seu próprio medo, em vez de assumir a responsabilidade por ele.

* Separar-se dos outros. Se chegar a ponto de sentir que o mundo está dividido entre "eles" e "nós", você vai naturalmente identificar seu lado como o lado bom e escolhê-lo. Esse isolamento aumenta a sensação de medo e desconfiança, am­biente em que a sombra prospera.

* Lutar para manter o mal contido. No fundo do ciclo, as pessoas estão convencidas de que o mal está à espreita, em toda parte. O que realmente aconteceu é que os criadores da ilusão estão sendo iludidos por suas próprias criações. Tudo se jun­tou para dar à sombra um imenso poder.

Demos o primeiro passo para remover o poder da sombra ao expor os processos que a alimentam. Existe uma espiral declinante. Ela começa com o pensamento de que é preciso man­ter segredos, depois, esses segredos, em vez de permanecerem silenciosamente escondidos, tornam-se a fonte de vergonha e culpa.

Entra o julgamento pessoal. É doloroso demais convi­ver com isso, então, você procura alguém de fora para culpar. A espiral acaba levando ao isolamento e à negação. Quando você se encontrar lutando contra o pecado e o mal, já terá per­dido de vista o fato básico que o salvaria (não é a redenção do Diabo).

O fato básico é que você ingressou em todo esse processo por vontade própria, fazendo simples escolhas. Sendo assim, para escapar, precisa fazer escolhas opostas.

As escolhas básicas da vida estão disponíveis para todos. Tomamos as decisões opostas o tempo todo. A sombra nos persu­adiu a culpar os outros em vez de assumir a responsabilidade. Ela nos diz que somos indignos de amor e respeito. Promove a raiva e o medo, como reações naturais à vida.

Todos nós es­tamos emaranhados nessas escolhas desastrosas. Elas sufocam nossa vida e tiram toda a alegria. Portanto, nada é mais urgen­te do que reverter o processo, e quanto mais cedo melhor.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário