terça-feira, 24 de setembro de 2013

Procurar ou Não Por Um Mestre Vivo


Osho,
As vezes você diz coisas insensatas nos seus discursos. Como você pode nos dizer para procurar um mestre vivo se você morrer? Você sabe perfeitamente bem que estamos casados pela eternidade.

Se você está tentando escapar desse casamento, isto é muito mal: não há divórcio disponível para deuses! Esteja certo que iremos procurá-lo em todos os lugares, em cada pedra ou flor, em cada olhar e estrela...


"Porque estou tão certo sobre isso, esta é a razão pela qual posso brincar - esta é a razão pela qual eu posso dizer, "Procure por um mestre vivo". Estou tão certo sobre você. Minha confiança em você é absoluta - esta é a razão pela qual eu posso dizer, "Quando eu me for, não se importe comigo: procure um mestre vivo".

Mas se você tiver me amado, viverei em você para sempre. Em seu amor, eu viverei. Se você tiver me amado, meu corpo desaparecerá mas para você eu não morrerei. Mas posso falar muita insensatez porque conheço o seu amor: Confio nele.

Quando um mestre diz, "Não vá pra mais ninguém, apegue-se a mim. Até mesmo quando eu me for, continue comigo continuamente. Não vá pra nenhum lugar" - isso significa simplesmente que ele não confia em você. Ele está temeroso, tem dúvidas - ele sabe que uma vez que se vá, você irá embora. Na verdade, ele sabe que mesmo enquanto ele está vivo, você irá embora.

Ele se protege e diz, "Não vá para mais ninguém. Sou o único". E é muito monopolista. Está duvidoso de que seu casamento com os discípulos é um tipo de monogamia. Fica temeroso. Temeroso porquê o divórcio é possível - ele teme isso e quer se proteger de todas as formas para que isso não aconteça.

Ele dirá, "Nunca adore ninguém, nunca ame ninguém, nunca reverencie ninguém, nunca ouça ninguém, nunca vá a ninguém - olhe somente para mim, e esqueça o resto do mundo. Ame-me com exclusividade".

Não digo isso a você. Eu sei: mesmo que eu me for, sei que você me procurará. Sim, posso confiar que você me buscará em cada pedra e flor, em cada olhar e estrela...

E posso prometer uma coisa a você: Se você me caçar, você me encontrará... em cada estrela e em todo olhar... Por quê se você tiver realmente amado um mestre, você irá para a eternidade com ele. O relacionamento não é de tempo, é atemporal.

Não haverá morte. Meu corpo desaparecerá, seu corpo desaparecerá - isto não fará nenhuma diferença. Se o desaparecimento do corpo fizer alguma diferença, isso simplesmente mostra que o amor não aconteceu.

O amor é algo além do corpo. Corpos vêm e vão, o amor permanece. O amor contém a eternidade nele - atemporalidade, imortalidade. Esta é a razão Seeta - a pergunta vem de Seeta - esta é a razão pela qual às vezes posso falar insensatez. Sei que você encontrará sentido até mesmo na minha insensatez. Sei que compreenderá, não haverá incompreensão - essa é a razão.".
 Osho, A Divina Melodia, # 10



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário