quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quando Amigos Lhe Derem Conselhos, Ouça Atentamente






"Uma das coisas mais importantes a serem aprendidas é ouvir.







Ouça muito silenciosamente. Não ouça de uma maneira indiferente. Não ouça como se quisesse que os outros parassem de falar e você estivesse ouvindo apenas para ser educado porque eles são seus amigos. Nesse caso, é melhor dizer-lhes que não digam nada, porque você não está disposto a ouvir.

Mas, quando você estiver ouvindo, realmente ouça – esteja aberto, porque seus amigos podem estar certos. E mesmo que eles estejam errados, o fato de ouvi-los o enriquecerá. Você aprenderá mais pontos de vista, e é sempre bom aprender. Assim, ouça bem, mas sempre decida por si mesmo.

Uma vez que uma pessoa tenha esse entendimento relativo, as coisas se tornam muito claras e fáceis. Do contrário, as pessoas são muito absolutistas. Elas pensam em termos absolutos: isto é verdade, e tudo o que for contra isto está errado.

Essa atitude danificou o mundo inteiro – hindus, muçulmanos, cristãos lutando, porque todos reivindicam a verdade absoluta. Mas ninguém tem o direito de posse dela. Ela não é monopólio de ninguém.

A verdade é vasta, infinitas são suas facetas e infinitos são os caminhos para conhecê-la. E o que quer que saibamos é limitado; é apenas uma parte.

Nunca sustente a parte como se ela fosse o todo e, então, você nunca terá problemas. Observe cada palavra que você fale. Nossa linguagem é tal, nossos modos de falar são tais, que, consciente ou inconscientemente, fazemos afirmações absolutas. Não faça isso.

Use mais ‘talvez’. Hesite mais. Use mais ‘pode ser...’, ‘talvez’ e permita ao outro a liberdade de decidir por si mesmo. Tente. Você terá de ficar muito alerta, porque é um hábito profundamente enraizado; mas se a pessoa ficar alerta ele pode ser abandonado.".

Osho, A Rose Is a Rose Is a Rose Is a Rose, # 2



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário