segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Mente Ambiciosa Não Consegue Meditar





Uma mulher recebeu um bilhete da escola.

“Seu filho é muito inteligente”, estava escrito no bilhete do pro­fessor que acompanhava o boletim, “mas ele passa muito tempo brin­cando com as meninas. Estou pensando em um meio de mudar esse hábito dele.”

A mulher assinou o boletim e o enviou de volta com outro bilhe­te: “Avise-me se der certo e tentarei fazer o mesmo com o pai dele”.







As pessoas estão sempre procurando dicas para controlar os outros, dicas que podem gerar vantagens — dicas vantajosas. Se estiver procu­rando dicas para controlar os outros, você sempre será controlado pela mente.

Não pense mais em controlar os outros. Quando abandonar a ideia de controlar os outros — marido ou mulher, filho ou pai, ami­go ou inimigo —, quando abandonar essa ideia, a mente não terá mais poder sobre você, porque ela se tornará inútil.

Ela é útil para controlar o mundo, é útil para controlar a socieda­de... Um político não pode meditar. É impossível. Ainda mais impos­sível que para um empresário. O político está bem na outra extremi­dade. Ele não pode meditar.

Às vezes, políticos me procuram. Estão interessados em meditação e perguntam se posso ajudá-los, porque es­tão muito tensos, o trabalho é muito tenso e há conflitos, competi­ções constantes. Eles pedem alguma coisa para ter um pouco de paz. Digo a eles que é impossível. Eles não podem meditar.

A mente ambiciosa não consegue meditar, porque a fundação básica da meditação é ser não-ambiciosa. Ambição significa o esforço de controlar os outros. Assim é a política — o esforço para controlar o mundo todo. Se você quiser controlar os outros, terá que dar ouvidos à mente, porque ela gosta muito de violência.

E você não pode tentar coisas novas — elas são muito arriscadas. Tem que tentar as coisas velhas repetidamente. Se você prestar aten­ção nas lições da história, elas são surpreendentes.

Em 1917, a Rússia passou por uma grande revolução, uma das maiores da história. Mas, de alguma forma, a revolução fracassou. Quando os comunistas tomaram o poder, tornaram-se quase como os czares - ainda piores.

Stálin provou ser mais terrível que Ivã, o Terrí­vel. Ele matou milhões de pessoas. O que aconteceu? Quando toma­ram o poder, era muito arriscado fazer algo novo. Poderia não dar certo nunca funcionou antes, portanto quem sabe? Tente os métodos anti­gos, que sempre foram úteis. Eles tiveram que aprender com os czares.

Todas as revoluções fracassam porque, quando determinado gru­po de políticos chega ao poder, tem que usar os mesmos métodos. A mente nunca se volta para o novo, sempre para o velho.

Se você qui­ser controlar os outros, não será capaz de meditar... Pode ter certeza disso.


Osho, em "A Música Mais Antiga do Universo"


Nenhum comentário:

Postar um comentário