terça-feira, 25 de março de 2014

O Que é a Intuição e Como Desenvolvê-la - parte 2


No artigo da semana passada, eu falei que a intuição é um saber que nos chega sem que nós tenhamos plena consciência de como aquela informação nos chegou. Expliquei que existem dois tipos de intuição, uma delas é baseada na nossa experiência de vida, em nossos aprendizados do passado, que são acionados instantaneamente em várias situações. Isso nos leva a saber determinadas coisas e tirar certas conclusões rapidamente.


Já o segundo tipo de intuição, que é um tipo mais sutil, não se baseia na nossa experiência de vida. Essa intuição vem da conexão que nós temos como o todo, com o universo. Na verdade, nós fazemos parte desse universo e trocamos informações com ele o tempo inteiro. Só que muitas vezes ficamos surdos e cegos para essas informações.

A intuição mais sutil é a informação que nós captamos ou “baixamos” e que está disponível no inconsciente coletiva, ou na grande consciência coletiva, podemos dizer também dessa forma.

Mesmo uma pessoa com pouca experiência de vida pode acessar essas informações e ter grandes intuições. Intuições que dizem qual melhor caminho a ser tomado na vida, que decisão tomar em um relacionamento, se uma pessoa é confiável ou não, o que vai acontecer no futuro…

A intuição é um aspecto da sabedoria. Sabedoria não depende de conhecimento intelectual. Tem pessoas bem limitadas intelectualmente mas que são muito sábias ao lidar com a vida. E já outras possuem o intelecto desenvolvido, mas não tem sabedoria. A sabedoria vem da nossa conexão com o todo, e é mais ampla que a intuição.

São infinitas as possibilidades de informações que a intuição pode nos trazer. Ela não depende do conhecimento intelectual ou da experiência conforme já falei, mas o conhecimento e a experiência podem nos ajudar a interpretar as informações que nós captamos.

Quando carregamos negatividade do passado, essas emoções, crenças e pensamentos acabam nos confundindo e atrapalham a interpretação do que nos chega pela intuição sutil, da mesma forma que ocorre com a intuição que vem pela experiência, conforme expliquei no artigo passado.

Então, é possível que surja uma boa oportunidade e, por um lado, sua intuição verdadeira vinda da conexão com o universo diz pra você que aquilo será excelente, mas por outro lado, você sente que vai acontecer algo ruim. E esse sentir, na verdade, pode ser apenas a projeção de um medo que você carrega. Assim, as coisas se confundem no seu interior e você acaba não sabendo que caminho seguir.

E, dependendo da força dessa negatividade que você carrega, é possível até mesmo que você se sabote de forma inconsciente pra que as coisas não deem certo. E, diante do resultado negativo, você diz pra si mesmo: “bem que tinha algo me dizendo que ia dar errado…”.

Isso acontece porque nós temos vários mecanismos internos, além da lei da atração, que ajudam a criar a nossa realidade, baseados no que nós pensamos e sentimos. E se estamos cheios de emoções ruins, essas emoções nos ajudam a fazer várias escolhas equivocadas inconscientemente e ainda vão atrair situações negativas. Assim você “intui” falsamente que vai dar errado, e, sem perceber, faz com que dê errado e confirma a sua crença.

O nosso ruído interno atrapalha o recebimento e a interpretação da intuição sutil, ou seja, da informação que podemos captar do universo. O que seria esse ruido interno? Excesso de pensamentos; barulho mental; emoções em conflito; estresse; sentimentos negativos que acumulamos durante a vida…

Tudo isso funciona como uma sujeira que entope nossos canais de comunicação e distorce as informações. Imagine acessar a internet com uma conexão sem fio de má qualidade. No momento em que escrevo este artigo, estou em um hotel, e a conexão sem fio está lenta ao extremo, difícil até de abrir um email. Solicitei um cabo para conectar direto a internet, e tudo passou a funcionar maravilhosamente bem. Mas imagine se esse cabo estivesse sujo ou defeituoso…

Quando nos curamos de emoções, pensamentos e sentimentos negativos, removemos a sujeira interna que atrapalha o recebimento e a interpretação das informações. Por isso, a nossa intuição melhora. Quanto mais limpos por dentro, mais largo será o nosso canal de comunicação e mais rápido ele será.

Curar a nossa negatividade também diminui o excesso de pensamentos. Ficamos mais silenciosos por dentro. Nossa mente fica mais serena e deixa de produzir o barulho que interfere na intuição verdadeira. Nos tornamos um canal limpo e eficiente.

Por isso, o desenvolvimento da intuição sutil vem pela nossa melhora interior. E para acelerar em muitas vezes o seu desenvolvimento, é preciso curar nossas emoções negativas. Por isso, a prática da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) nos ajuda, e muito, a melhorar a intuição, por que a técnica tem um grande poder de limpar a negatividade interior. Quanto mais você pratica a EFT, mais intuitivo você ficará. No fundo, quanto mais autoconhecimento e desenvolvimento você tiver, seja por qualquer via ou método, vai melhorar a sua intuição.

Bem, existe muito mais sobre intuição. Dois artigos é pouco pra falar sobre isso. Quem sabe em algum momento eu crie um curso com esse tema. Mas isso fica pra depois.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte:  Somos Todos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário