sábado, 28 de junho de 2014

Pare de Olhar Para Trás



Ontem recebi uma ligação de uma pessoa que acompanha o meu trabalho. Depois de fazer uns exercícios de *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) para eliminar a procrastinação, ela relatou com muito entusiasmo e alegria que simplesmente parou de ficar olhando para trás e passou a se sentir mais produtiva e em paz.



O que significa deixar de ficar olhando para trás?
As experiências negativas que tivemos podem nos deixar sentimentos impregnados. Uma experiência de fracasso pode deixar, por exemplo, sentimentos de tristeza, frustração, culpa, raiva, impotência…

E enquanto esses sentimentos não forem totalmente curados, um pedaço seu vai estar vivendo nesse passado. Provavelmente, você vai lembrar de vez em quando dessa situação e os sentimentos vão ressurgir. Ou ainda, quando você estiver numa situação semelhante a essa do passado, toda a insegurança virá à tona, pois vai puxar o gatilho daquilo que você guardou.
 
Às vezes, você pode ter vontade de falar sobre esses problemas, pois eles ainda lhe causam algum tipo de incômodo que você sente necessidade de expressar. E, ao relembrar e contar novamente, pode ser que esses sentimentos sejam reforçados, ainda mais se você estiver falando com alguém que não consiga ouvi-lo de forma neutra, que acaba fazendo comentários que alimentam a negatividade.

Enquanto você não cura 100% essas emoções, o passado fica vivo dentro de você e inevitavelmente você vai ficar olhando pra ele. Esse olhar pode ser consciente, quando você percebe claramente o surgimento da lembrança. Mas pode ser também um olhar ou lembrar inconsciente, quando apenas surgem emoções negativas nas situações do dia a dia e você não tem a lembrança do fato do passado que é a origem desse sentimento.

Parar de olhar para trás é desapegar-se do passado. E desapegar tem a ver com se libertar das emoções negativas que nos prendem às experiências já vividas. Veja que isso é bem diferente de simplesmente querer esquecer o passado. Muitas vezes, as pessoas reprimem as lembranças ou não querem falar ou tocar em certos assuntos que lhes causam incômodo. Isso não adianta porque as emoções ficam armazenadas no inconsciente, causando problemas na sua vida que você nem imagina: insegurança, problemas na autoestima, procrastinação e até mesmo tensões no corpo e doenças.

O que realmente resolve é curar as emoções armazenadas do passado. Essa cura traz vários benefícios. O desapego se torna automático. Você fica apenas com o aprendizado da situação, porém, sem qualquer carga negativa. A situação perde a importância e você deixa de ter a necessidade de falar sobre aquilo. Talvez você venha a comentar com alguém se for o caso, mas será mais para dar um exemplo que pode servir pra ajudar outra pessoa, e não como uma forma de querer ganhar apoio e reforçar os próprios sentimentos.

Através da aplicação da EFT, conseguimos essa liberação de uma forma muito prática e normalmente rápida das emoções de situações que nos incomodam. Isso nos leva a viver o momento presente mais intensamente e o resultado disso é maior paz interior, produtividade, diminuição da ansiedade, melhora da autoestima e redução dos processos de autossabotagem.

Então, não é preciso "esquecer" do passado. O que nós realmente desejamos é liberar o incômodo que ele nos causa. Depois que as emoções negativas são curadas, você pode lembrar do passado, por mais doloroso que tenha sido, e se sentir em paz agora.

Segue o link para você acessar o vídeo com os exercícios para eliminar a procrastinação: Acesse aqui

André Lima



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: Somos Todos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário