terça-feira, 29 de julho de 2014

A Névoa de Ilusão

Se você não pode enxergar a própria sombra, precisa procurá-la. A sombra se esconde na vergonha, nos becos escuros, nas passagens secretas e nos sótãos fantasmagóricos de sua consciên­cia. Ter um lado sombrio não é possuir uma falha, mas ser completo. Há uma dura verdade a confrontar.


Você nunca tentou dizer uma ingênua verdade a alguém, que estrilou (reclamou) res­pondendo "Não venha me analisar", ou algo parecido? O rei­no inconsciente parece tão perigoso quanto as profundezas do oceano; ambos são escuros e repletos de monstros invisíveis.

Estamos todos vivendo com os destroços de ideias fracassadas que um dia pareceram soluções perfeitas. Cada solução combi­na com o quadro daquilo que constitui o lado sombrio. Se você acha que aspectos sombrios como o medo, a raiva, a ansiedade e a violência são resultados de possessões demoníacas, a solução é purificar a pessoa acometida.

Os demônios podem ser afastados com rituais, limpeza do corpo, jejum e austeridades exaustivas. Não se trata de uma noção primiti­va. Milhões de pessoas modernas se agarram a isso.

Não dá para passar por uma banca de jornal sem ver uma revista que prometa uma nova versão sua por meio de algum tipo de puri­ficação, seja uma dieta que irá superar seu desejo ardente por alimentos que fazem mal à saúde ou uma lista para encontrar o par perfeito, evitando o tipo errado de pessoa. "Situe-se" é a versão moderna de se purificar dos demônios.

Semelhante a essa explicação é a noção de que o mal cósmi­co foi solto no mundo. Se essa é a sua explicação para a sombra, a solução natural é a religião. A religião o alinha com o bem cósmico em sua batalha contra o mal cósmico.

Para milhões de pessoas, essa guerra é muito real. Ela se estende a todos os as­pectos da vida, desde a tentação sexual até o aborto, do aumen­to do ateísmo ao declínio do patriotismo. O Diabo cria todas as formas de sofrimento humano e todo malfeito.

Só Deus (ou deuses) tem o poder de derrotar Satã e nos redimir do pecado. No entanto, é difícil estabelecer se a religião derrota a sombra ou se, na verdade, ela a torna ainda mais poderosa, por insti­gar sentimentos fortes de pecaminosidade e culpa, vergonha e medo das torturas de uma posteridade infernal.

Já que nos orgulhamos de viver em uma época em que as superstições não regem mais a nossa vida, essas antigas explicações do lado sombrio já não são mais as únicas opções. As pessoas podem dar as costas ao mal cósmico e assumir a respon­sabilidade pessoal.

O lado obscuro já passou a ser visto como doença, um ramo da saúde mental. Ao longo desse caminho existe uma imensa variedade de tratamentos. Dependentes são mandados para programas de recuperação. Ansiosos e depres­sivos são enviados a psiquiatras.

Viciados e pessoas descontro­ladamente violentas acabam em aulas para domínio da fúria, depois de baterem o carro em decorrência da falta de controle. Com todas essas explicações, cada uma das quais levando a uma solução definida, por que a sombra permanece invencível?

Pode parecer uma perspectiva lúgubre, porém, na ver­dade, o primeiro passo para lidar com a sombra é reconhecer seu poder. A natureza humana inclui um lado autodestrutivo. Quando o psicólogo suíço Carl Jung pressupôs o arquétipo(elementos principais) da sombra, disse que ela cria uma névoa de ilusão que cerca o self (si mesmo).

Encurralados nessa névoa, lançamo-nos à própria escuridão e, consequentemente, damos à sombra cada vez mais poder so­bre nós. Não é nenhum segredo que a abordagem de Jung aos arquétipos rapidamente se torna muito intelectual e compli­cada. Mas o poder teimoso da sombra nada tem de complexo.

Ao parar para um intervalo na escrita deste parágrafo, liguei a televisão. O famoso bilionário Warren Buffett estava sendo entrevistado sobre os estrondos do ciclo econômico:

— O senhor acha que haverá outra explosão que leve a uma grande recessão? — perguntou o entrevistador.

— Posso garantir que sim — respondeu Buffett. O entrevistador sacudiu a cabeça.

— Por que não conseguimos aprender as lições da última recessão? Veja aonde a
ganância nos levou. Buffett deu um sorrisinho misterioso.

— A ganância é divertida por um tempo. As pessoas não conseguem resistir a ela. No entanto, por mais que os seres humanos tenham evoluído, não crescemos nada emocionalmente. Continuamos os mesmos.

Em forma encapsulada, aí está a sombra e o problema que ela apresenta. Sob a névoa da ilusão, não vemos nossos piores impulsos autodestrutivos. Eles são irresistíveis, até divertidos. Ressalte-se a imensa popularidade dos dramas de vingança como entretenimento, seja no teatro de Shakespeare ou no bangue-bangue do Velho Oeste.

O que poderia ser melhor para soltar toda a raiva oculta, demolindo o inimigo e saindo altivo e triunfante? A sombra expressa seu poder fazendo com que a escuridão se pareça com a luz. As tradições sábias do mundo gastaram a maior parte de sua energia deparando com os mesmos dilemas básicos. A criação tem um lado sombrio. A destruição é inerente à na­tureza. A morte interrompe a vida.

A decadência consome a vitalidade. O mal é atraente. Não é de admirar que a névoa da ilusão pareça um bom local para se estar. Se você encarar a realidade, verá que o lado sombrio é esmagador demais para suportar. No entanto, existe uma força oposta que vem com firmeza — e de forma bem-sucedida —, superando o lado som­brio.

Os destroços de soluções fracassadas nos impedem de ver. A névoa da ilusão nos mantém insulados. Passando os canais da televisão pelos desastres e horrores, você jamais imaginaria que os seres humanos sempre tiveram o poder de encontrar a paz, a elevação e a liberdade na escuridão.

O segredo está na palavra "consciência". Quando as pes­soas ouvem isso, uma expressão de desapontamento surge em seu rosto. A consciência é algo batido. Escutamos falar sobre a elevação da consciência desde o surgimento do feminismo, com outras variações de liberação.

A consciência superior é apresentada como promessa por inúmeros movimentos espirituais. Você pode até ficar tentado a atirar a consciência na pilha de ideais fracassadas, pois, diante das sinceras tentativas de elevar nossa consciência, a sombra infesta o mundo com guerras, crimes e violência, da mesma maneira que contamina vidas individuais com dor e medo.

Chegamos a uma encruzilhada. Ou a consciência perten­ce às outras respostas falsas ou ainda não foi experimentada corretamente. Gostaria de dizer que esta última opção é a verdadeira. A consciência superior é a resposta — a única resposta duradoura — para o lado sombrio da natureza humana.

Não é a resposta que nos falta — é a sua aplicação. Há incontáveis caminhos para a cura da alma, assim como há incontáveis tra­tamentos alternativos para o câncer. Mas ninguém tem tempo e energia suficientes para experimentar todos eles. É vital esco­lher um caminho que o leve aonde você quer ir. Para que isso aconteça, é necessária uma análise bem mais profunda da som­bra.

Se você abordá-la superficialmente, ela sempre persistirá, pois a sombra não é um simples inimigo como uma doença, um demônio ou um diabo cósmico. Ela é um aspecto tão bási­co da realidade da criação que somente seu total entendimento pode confrontá-la com sucesso.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário