domingo, 20 de julho de 2014

Expandindo Sua Zona de Conforto


"Faça o que você sempre fez e está acostumado a fazer e sua vida será sempre a mesma que você sempre teve". Já li isso algumas vezes em alguns livros interessantes. Pra mudar nossa vida pra melhor, temos que sair da nossa zona de conforto.



Quando começamos a fazer isso, o desconforto vai diminuindo gradativamente, o que significa que a nossa zona de conforto foi ampliada. A *EFT – Emotional Freedom Techniques, é uma técnica que pode ser aprendida por qualquer pessoa através de um manual gratuito na net, e que pode ser utilizada para aumentar esses níveis de conforto tornando o processo bem mais fácil.

Se vamos realizar algo que tenha um grau de dificuldade 5 e nossa zona de conforto só nos permite ir até o nível 3, será muito difícil realizar a tarefa. Mas, se nos esforçamos, mesmo sentindo desconforto, e realizarmos esse algo de dificuldade 5, as tarefas desse nível passarão a nos parecer mais fáceis do que antes. Outras tarefas então, de nível 3 por exemplo, irão parecer extremamente fáceis. Os problemas são os mesmos, as dificuldades as mesmas, mas você cresceu e eles parecem agora ser de menor tamanho.

Vou dar um exemplo pessoal. Quando fui ministrar o primeiro curso de EFT em Recife, cidade onde moro, parecia ser algo muito difícil. Eram muitos medos e inseguranças: como vou divulgar? Será que vai dar gente no curso? E as pessoas vão gostar? Será que eu vou saber ensinar direito? Quanto devo cobrar? As pessoas vão achar caro? E se não der ninguém e eu tiver um prejuízo? Tudo isso gerava um grande desconforto.

Mesmo assim fui em frente pensando naquela frase do início do texto, que, se eu fizesse apenas o que estava acostumado a fazer, nada iria mudar. Com isso, marquei o primeiro curso. Tive algumas dificuldades, mas aprendi com elas. No final, deu certo. O segundo curso já foi bem mais fácil de se realizar e me senti muito mais a vontade.

Se eu não tivesse me proposto a sair da zona de conforto, talvez até hoje ainda não teria marcado esse primeiro curso. Depois disso, resolvi ampliar ainda mais minha zona de conforto. Pensei que deveria marcar um curso no Rio de Janeiro. E, novamente, surgiram todos os medos e inseguranças: como vou divulgar? É muito arriscado, pois eu tenho que pagar hotel, passagem e etc... E se não vier ninguém?

Teve momentos em que pensei: “vou marcar, mas, se não atingir um limite de alunos eu cancelo”. Desse jeito eu ia ficar sempre com um pé lá e um pé cá. Nessa época, estava eu lendo um livro de um filósofo japonês onde ele dizia mais ou menos assim: “quando você escolher fazer algo difícil, siga em frente, atravesse a ponte que tem que atravessar, e depois derrube a ponte pra que você não possa se arrepender e voltar, caso contrário, você ficará tentado a desistir e não fará tudo que estiver ao seu alcance o que aumentará a chance de não dar certo.”

Isso na hora me tocou, e, eu resolvi que iria marcar mesmo o curso e realizá-lo de todo jeito, mesmo que não desse um bom número de alunos. Como resultado disso, fiz tudo que estava ao meu alcance para divulgar, e o resultado foi muito bom. Até bem próximo da data, o número de alunos inscritos era ridículo. Mas, na última semana, se inscreveram várias pessoas e o número de alunos foi bem razoável. Depois ampliei para São Paulo, com a mesma filosofia. Deu certo também! Estou agora pensando em ir para outras cidades.

Saber utilizar a EFT me ajudou bastante. Apliquei a técnica para vários pensamentos e sentimentos negativos que surgiram: medo de ter prejuízo, medo das pessoas não gostarem, medo passar uma vergonha com um curso vazio, etc... Isso me fez ampliar a minha zona de conforto de uma forma muito mais rápida e fácil. Hoje me parece razoavelmente fácil realizar cursos em Recife, Rio e São Paulo.

Esse processo de ampliar a zona de conforto ocorre continuamente na infância e na adolescência, pois a escola e a vida social nos exige isso. Depois vem também outra fase em que temos que ampliar mais ainda e crescer até que se consegue um emprego ou se abre um negócio. Mas, depois disso, a tendência e nos acomodarmos e não ir mais em busca de ampliar a zona de conforto, para evitar medo e tensão, e aí o crescimento pessoal se torna nulo ou muito pequeno.

As vezes, a vida nos força a ampliar nossa zona de conforto, quando acontecem coisas como perder um emprego, ou herdar um negócio, ou pela separação de um casamento e etc... Mas, fora essas situações impostas pela vida, a tendência é a acomodação.

Você não precisa esperar a vida forçar pra que você amplie sua zona de conforto. Se deseja melhorar em qualquer área, comece a fazer coisas com as quais você não se sente confortável em fazer e observe os resultados. Use a EFT para reduzir a sensação de desconforto, os medos e etc... Isso fará uma enorme diferença e uma grande vantagem para quem conhece o método.

Para usar a EFT., basta pensar no que gostaria de fazer e listar todos os sentimentos e pensamentos negativos que brotarem como: “não vai dar certo”, “não sei como fazer”, “não me sinto preparado”, “tenho medo”... A partir daí, comece a aplicar rodadas de EFT para cada pensamento listado. Você sentirá que eles irão perder a força gradativamente, e a tarefa irá parecer cada vez mais fácil.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: Somos Todos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário