domingo, 2 de novembro de 2014

Resolver os Problemas Com o Pensamento?


Osho, os problemas podem ser resolvidos através do pensamento?

"Sim, certos problemas podem ser resolvidos pelo pensamento, somente aqueles problemas que são criados pelo pensamento podem ser resolvidos por ele.



Mas nenhum problema real pode ser resolvido por ele, nenhum problema vivido pode ser resolvido por ele. Ele não foi criado pelo pensamento; ele está aí na própria vida. Pensar não será de muita ajuda. Mas os problemas que são criados pelo pensamento, podem ser resolvidos pelo próprio pensamento.

Por exemplo, um problema matemático: ele pode ser resolvido pelo pensamento, porque toda a matemática é criada pelo pensamento. Por exemplo, se não houvesse o homem na terra, haveria matemática? Não haveria matemática.

Com o desaparecimento da mente humana, a matemática desaparecerá. Não há nenhuma matemática na vida e na existência. A mente cria a matemática. Assim, qualquer problema de matemática será resolvido pela mente, será resolvido pelo pensamento.

Lembre-se: você não pode resolver um problema matemático através do não-pensamento. Nenhuma meditação ajudará, porque a meditação dissolverá a mente, e com a mente toda a matemática se dissolverá.

Assim, há problemas que são criados pela mente; estes podem ser resolvidos. Mas há problemas que não são criados pela mente, que são existenciais. Esses problemas não podem ser resolvidos pela mente. Você terá de ir fundo na própria existência.

Por exemplo, o amor. Ele é um problema existencial. Você não pode resolvê-lo através do pensar; ao contrário, você criará mais enigmas. Quanto mais você pensar, menos você será capaz de entrar em contato com a fonte do problema. A meditação ajudará: ela lhe dará insight, ela o conduzirá às raízes inconscientes do problema. Se você pensar sobre ele, você permanecerá na superfície.

Assim, lembre-se: os problemas da vida não podem ser resolvidos pelo pensar. Ao contrário, realmente, devido a muito pensar você está perdendo todas as soluções, e mais problemas são criados. Por exemplo, a morte. A morte não é um problema criado pelo pensamento: não se pode resolver isso com o pensamento.

Seja o que for que você pense, como você pode resolvê-lo? Você pode se consolar, e você pode até pensar que esse consolo é uma solução - não é. Você pode se iludir - isto é possível através do pensamento.

Você pode criar explicações e, através das explicações, você pensa que resolveu aquilo. Você pode escapar do problema através do pensamento, mas você não o resolve. E veja a distinção claramente.

Por exemplo: a morte existe. Sua amada, ou seu amado, morre. Ou seu amigo, ou sua filha - a morte aconteceu. Agora, o que você pode fazer? Você pode pensar sobre o fato. Você pensa e diz que a alma é imortal - porque você já leu isso. Nos Upanishads, é dito que a alma é imortal, somente o corpo morre.

Você não sabe disso absolutamente, porque, se você realmente souber, não haverá nenhum problema - ou haverá? Se você realmente sabe que a alma é imortal, então, a morte não aconteceu; não há nenhum problema absolutamente. Mas o problema existe: a morte ocorreu, e você está perturbado e em profunda tristeza. Agora você quer escapar dessa tristeza. Agora, de algum modo, você quer esquecer essa tristeza.

Você pode pegar a explicação de que a alma é imortal - ora, isso é um truque. Não que a alma não seja imortal - eu não estou dizendo isso. Mas, para você, isso é um truque. Você está tentando se enganar. Você está em tristeza e, agora, você quer escapar dessa tristeza; então, essa explicação ajudará.

Agora você se consola dizendo que a alma é imortal, ninguém morre, somente o corpo - exatamente como a pessoa muda de roupas, ou muda de casa; assim, de uma casa para outra, a alma se foi.

Você pode continuar pensando, mas você não sabe nada sobre isso. Você ouviu dizer, você guardou a informação; mas, através dessas explicações você ficará à vontade. Você pode se esquecer da morte.

Realmente, esta não é uma solução para o problema. Nada foi resolvido. No dia seguinte, alguém morrerá e o mesmo problema existirá. Novamente alguém morrerá e o mesmo problema existirá. E, lá no fundo, você sabe que você terá de morrer. Você não pode fugir da morte - e o medo existe. Mas você pode continuar adiando, e você pode continuar fugindo através dessas explicações. Isso não funcionará.

A morte é um problema existencial. Você não pode resolvê-la através do pensamento. Você pode criar somente falsas soluções. O que fazer então? Então, há uma outra dimensão - a dimensão da meditação; não do pensamento, não de mentalização. Você simplesmente encara a situação.

A morte aconteceu. Sua amada está morta. Não vá para os pensamentos. Não traga os Upanishads nem o Gita e nem a Bíblia. Não pergunte aos cristos e aos budas. Deixe-os lá. A morte existe: olhe, encare. Fique com essa situação totalmente.

Não pense sobre ela. O que você pode pensar? Você pode apenas repetir velhos chavões. A morte é um fenômeno tão novo, ela é tão desconhecida, que seu conhecimento não vai ajudar de modo algum. Assim, ponha de lado sua mente. Fique em profunda meditação com a morte.

Não faça nada, porque... - o que você pode fazer que seja de alguma ajuda? Você não sabe. Assim, fique na ignorância. Não traga falso conhecimento, conhecimento tomado emprestado. A morte existe; você está com ela. Olhe a morte com total presença. Não vá para o pensamento, porque, então, você estará fugindo da situação, você estará se tornando ausente daqui então. Não pense. Esteja presente com a morte.

A tristeza estará presente, haverá dor, uma carga pesada estará com você - deixe-a estar. Ela faz parte - parte da vida, e parte da maturidade, e parte da suprema percepção. Permaneça com ela, totalmente presente. Isto será meditação, e você chegará a uma profunda compreensão da morte. Então, a própria morte se torna vida eterna.

Mas não traga a mente e o conhecimento. Permaneça com a morte; então, a morte se revelará por si mesma a você - então, você saberá o que é a morte. Você entrará em suas mansões interiores. Então, a morte o levará para o próprio centro da vida - porque a morte é o próprio centro da vida. Ela não é contra a vida: ela é o próprio processo da vida. Mas a mente traz a contradição de que a vida e a morte são opostas.

Então, você continua pensando. E, como a raiz é falsa, a oposição é falsa, você jamais chega a nenhuma conclusão que seja verdadeira e real.

Quando quer que haja um problema na vida, fique com o problema sem sua mente - eis o que eu quero dizer por 'meditação' - e, só o fato de estar ali com o problema, o dissolverá. E se você tiver ficado realmente ali, a morte não ocorrerá para você novamente, porque, então, você já sabe o que é a morte.

Nós nunca fazemos isso - nunca com o amor, nunca com a morte, nunca com qualquer coisa que seja autenticamente real. Sempre vamos com os pensamentos, e os pensamentos são os falsários. Eles são algo tomado emprestado, não são seus mesmos. Eles não podem libertá-lo.

Somente a verdade, que é sua mesma, pode se tornar sua liberação. E você somente pode chegar até sua própria verdade através de uma presença muito silenciosa.".

Osho, The Book of the Secrets, V2, # 52



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário