sexta-feira, 29 de maio de 2015

Exercício 3: Vivendo no Presente




Tudo o que você pensa e sente reflete quem você é. Se você pensa e sente a partir de um nível superficial de consciência, este nível é quem você é. Para mergulhar mais fundo em si mesmo e, se possível, chegar ao lugar onde você é amor, compaixão, confiança e verdade, é preciso seguir a trilha de suas reações atuais.





Alguém que não se sinta amado pode ainda assim encontrar o amor em sua forma mais pura. Mas terá que trabalhar através das camadas de resistência que bloqueiam o sentimento do amor puro.Suas emoções atuais refletem o estado presente do seu sistema nervoso com tudo o que foi impresso nele.

Sempre que você tem uma experiência, essas impressões ou registros entram na sua reação, o que significa que a maioria das suas reações são ecos do passado. Na realidade você não está vivendo no presente. No entanto, você está reagindo no presente, e é aí onde começa a busca do seu self verdadeiro.

Suas emoções, é a coisa mais centrada no presente que você tem. Uma emoção é um pensamento vinculado a uma sensação. O pensamento é geralmente sobre o passado ou sobre o futuro, mas a sensação está no presente.

A sua mente associa rapidamente sensações a pensamentos, mas, quando eramos crianças pequenas, as nossas primeiras experiências e emoções estavam muito mais próximas das sensações físicas. Não tínhamos inibições ou arrependimentos quando chorávamos por estar com frio, sozinhos, assustados etc.

Nossas mentes não conheciam aquelas poderosas palavras mau e não. "Mau" ensina a você que certos pensamentos são vergonhosos."Não" ensina você a resistir a seus próprios impulsos. Interpretações e palavras mais complexas vêm mais tarde.

Quando adultos, ao negarmos a nós mesmos a experiência imediata de uma emoção, uma cortina de palavras é instalada pela mente, o que nos expulsa do presente e nos faz cair, ou no passado ou no futuro. Sentir uma emoção integral e completamente, experimentá-la e depois nos libertar dela é estar no presente, o único momento que nunca envelhece.

Reduzidas ao que realmente é básico, as emoções despertam apenas duas sensações — dor e prazer. Todos nós queremos evitar a dor e buscar o prazer; assim sendo, todos os complicados estados emocionais em que podemos nos encontrar resultam de não sermos capazes de obedecer a esses impulsos básicos.

O psiquiatra David Viscott reduziu a complexidade emocional a um único ciclo que se repete vezes sem conta na vida de todo mundo. O ciclo começa no presente, onde apenas dor e prazer são sentidos, e termina com sentimentos complexos centrados exclusivamente no passado, como, por exemplo, culpa e depressão.

O ciclo de emoções é assim: A dor no presente é experienciada como magoa. A dor do passado é relembrada como raiva. A dor no futuro é percebida como ansiedade. A raiva não expressada, redirecionada contra você mesmo e internalizada, é chamada de culpa.

A redução de energia que ocorre quando a raiva é internalizada gera a depressão. O que este ciclo nos diz é que a mágoa armazenada é responsável por uma larga gama de sofrimentos psicológicos. A mágoa que recalcamos dentro de nós se disfarça em raiva, ansiedade, culpa e depressão.

O único modo de lidar com essas camadas de dor é descobrir que ponto é realmente sensível quando ocorre a dor, resolvê-lo e seguir em frente. Viver no presente significa ser sincero o bastante para evitar emoções fáceis, como raiva, e expor a mágoa, mais difícil de enfrentar.

Quando a mágoa não é resolvida no presente, o círculo vicioso de raiva, ansiedade, culpa e depressão só tende a piorar.

O exercício é aprender os passos de como sentir no presente:

1. Entender que a mágoa é o mais básico dos sentimentos negativos. Não se pode estar no presente sem que se esteja disposto a sentir mágoa.

2. Esteja com as suas sensações. Resista ao impulso de rejeitar o que sente, ou de transformar o que sente em raiva.

3. Diga o que sente à pessoa que causou a mágoa.

4. Resolva sua emoção e continue vivendo.

Isto pode parecer um exercício de aprendizagem do sofrimento, mas na verdade é um exercício para se conquistar a liberdade. Sentir-se magoado não é agradável, mas é real. Coloca você no tempo presente, enquanto que as respostas condicionadas de raiva, ansiedade, culpa e depressão colocam-no para fora do presente.

Uma vez que você está no presente, poderá então seguir a pista de suas emoções até sua origem, que não é a dor, e sim o amor, a compaixão, a verdade — o verdadeiro você. Não há outro objetivo em sofrer, senão o de guiá-lo para a sua verdade. Em si mesma a dor de nada vale, exceto como um sinal que vai afastar você da dor.

Quando um bebê sente dor, chora, coloca a dor para fora de seu sistema e relaxa. Retorna ao estado corporal básico, que é prazer, tranquilidade e conforto. Se você deseja sentir estas coisas, tudo o que tem a fazer é ser você mesmo, porém ser você mesmo significa vencer a tendência de reprimir ou desviar suas emoções, coisas que todos nós aprendemos a fazer na primeira infância.

Chegar ao momento presente concentrando a sua atenção na dor permite que você libere a dor assim que ela ocorrer. Esta liberação acontece naturalmente — é o que o corpo quer fazer — e a atenção é o poder curativo que desencadeia o processo.

Atentar para os seus sentimentos o coloca numa posição de testemunha: você observa a dor sem se envolver com toda a sequência de sentimentos secundários, como culpa, omissão e rejeição, que geralmente se seguem. No ato de testemunhar, o insight passa a ser possível.

É preciso distanciamento para que haja compreensão, e se você se vir envolvido na sua mágoa, não verá a razão que há por trás dela. Ninguém é capaz de feri-lo hoje sem despertar uma mágoa do seu passado. Você tem que ver isto a fim de descobrir do que se trata.

À medida que você aprende a dizer, "Eu estou me sentindo magoado", desenvolve-se uma franqueza maior. As emoções que nos amedrontam são as complexas, porque esmagam o mecanismo natural de liberação. Você não pode simplesmente liberar uma sensação de culpa ou uma depressão.

Culpa e depressão são formações secundárias que surgem uma vez que você se esqueça como liberar a mágoa que sente. Quanto mais dor você sentir honestamente, mais à vontade se sentirá com ela, porque a sua capacidade de liberá-la terá aumentado.

Quando isto acontece, você passa a se sentir melhor quanto a todas as outras emoções. (Para uma mente bloqueada, sentir emoções "positivas" como amor e confiança é, muitas vezes, tão difícil quanto sentir emoções "negativas" como ódio e desconfiança. Os dois tipos de emoções são obscurecidos por velhas mágoas não resolvidas.)

Sentir-se à vontade com suas emoções significa que você não vai se confundir com as de outras pessoas. Em vez de culpar quem o magoa, você será capaz de perdoar. As lições deste exercício são muito profundas:

• Todo mundo age com base no seu próprio nível de consciência. Isto é tudo o que podemos pedir de nós mesmos ou de alguma outra pessoa. Por mais danoso que alguém seja, está fazendo o melhor que pode, considerando-se os limites de sua consciência.

• Só se pode perdoar os outros quando se é capaz de liberar a própria dor. Quanto mais completa a liberação, mais sincero o perdão.

• Ninguém pode realmente magoar você a menos que você lhe dê este poder. E este poder reside em sua própria dor não resolvida. Você pode assumir o controle da antiga dor e reaver o poder sobre as suas próprias emoções. Enquanto não o fizer, os seus sentimentos continuarão a ser jogados de um lado para o outro ao capricho alheio.

• Eventos da realidade exterior não têm poder de magoá-lo. Isto acontece quando ocorre uma interpretação na sua mente. Você pode viver além das interrupções, num estado testemunhal, a consciência pura e intocável que é o você verdadeiro.

A razão pela qual este exercício derrota o processo de envelhecimento é que põe você de volta ao presente, e a consciência do momento presente nunca envelhece. Ela é a mesma quer você tenha 5 ou 85 anos.

A descoberta da liberdade no presente abre a porta para a experiência permanente da ausência dos limites do tempo, em que passado, presente e futuro são revelados como ilusões, se comparados à realidade verdadeira, que é sempre o aqui e agora.

Deepak Chopra



 Fonte: Extraído do Livro "Corpo sem Idade, Mente sem Fronteira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário