quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A Verdadeira Inteligência

Não é sinal de inteligência ter uma nota alta em algum teste de Q.I, nem mesmo conhecer a fundo as teorias do evolucionismo, do criacionismo, ou dos diversos filósofos que buscam uma explicação racional para tudo o que existe.


Desde sempre o ser humano vem buscando encaixar aquilo que ele não conhece dentro de caixinhas, inclusive Deus. Cada um expondo a sua percepção sobre a realidade de acordo com suas crenças e linhas de estudos, sendo patrocinada, e, massivamente exposta à sociedade até que se torne verdade absoluta, aquela que é mais apropriada para o sistema de manipulação das massas.

Memorizar ideias e conceitos prontos é muito fácil, basta ter um pouco de disciplina e concentração. Aprender qualquer técnica que já foi escrita, patrocinada, testada e divulgada é possível, depende apenas de comprometimento. Não se trata de algum diferencial divino ou coisa do outro mundo, pois todo ser humano possui dentro de si um grande computador com capacidade de processamento e armazenamento muito maior do que aquilo que a tecnologia atual já conseguiu chegar. Nem mesmo os mais potentes computadores do Google ou da Nasa, considerados os mais modernos e poderosos deste planeta, possuem tal capacidade como a do cérebro humano, portanto não há diferencial algum entre as técnicas em potencial que existe dentro de cada ser aqui existente. O que difere uma pessoa da outra é a disciplina e o foco, só isso, o maquinário é o mesmo para todos.

Uma pessoa verdadeiramente inteligente é aquela que aprendeu a identificar, reconhecer e controlar as suas próprias emoções; é saber de onde vem o seu negativismo, a sua postura reativa diante das situações em que se sente ameaçado e que desencadeiam em atitudes impensadas que geram arrependimento e culpa; é saber se colocar como um observador da sua própria tela mental e desvendar as particularidades dessa mente.

Sem inteligência emocional, até mesmo o mais competente engenheiro químico pode ter a sua carreira jogada aos ventos pelo fato de não conseguir dar conta dos seus próprios impulsos emotivos. Até mesmo o maior escritor de romance, sem possuir inteligência emocional, pode estar condenado a ter uma vida solitária e cheia de relacionamentos falidos por não ter a capacidade de se relacionar com o sexo oposto e respeitar as diferenças existentes entre as pessoas. Até mesmo o mais habilidoso jogador de futebol pode ter a sua carreira comprometida por não ter jogo de cintura suficiente e nem maturidade para lidar com a fama e todo o peso que a acompanha. O melhor, e mais dedicado aluno de um curso de mestrado, pode ter sua tese reprovada por não ter conseguido se fazer entender devido ao seu nervosismo e conseqüente dificuldade de comunicação perante a mesa avaliadora.

Nenhum intelecto pode ser sobreposto à inteligência emocional. Saber sobre todas as coisas do mundo e desconhecer a si mesmo não é garantia de sucesso, pelo contrário, isso fará de você uma pessoa manca, desprotegida e completamente vulnerável. Uma pessoa que fica à mercê da sua própria ignorância e do corpo de dor que vem atuando nos bastidores do seu subconsciente.

Todos os mistérios do universo estão disponíveis para aqueles que buscam acessá-los, mas eles só podem ser encontrados dentro de você mesmo. O externo não pode dar a resposta e nem o direcionamento que você precisa.

Portanto, investigue a si mesmo. E todo o resto, acredite, será desvelado por consequência natural de quem possui o universo inteiro dentro de si.

Diogo Beltrame


Universalista, Terapeuta Quântico, Consultor Metafísico,
Formador de Terapeutas Holísticos, Mestre em Reiki,
Renascedor e Palestrante 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário