segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O Que São Crenças Limitantes?



Eu sempre falo em vários textos e vídeos sobre crenças limitantes. E, de vez em quando, alguém me pergunta: o que é isso? O Que São Crenças Limitantes?



Crenças limitantes são pensamentos, interpretações que você toma pra você como verdadeiros, mas que no fundo são falsas ou pelo menos não são verdades absolutas, e que impedem a sua vida de se tornar melhor.

As crenças limitantes podem impedir você de ter mais saúde, relacionamentos melhores e mais prosperidade. Podem atrapalhar o aprendizado de uma língua, de uma nova tecnologia, ou impedir que você siga a sua vocação. É algo tão sério que pode impedir você de ser feliz, de ter alegria e levar alguém a criar uma vida de doença e sofrimento.

Vou dar exemplos pra ficar mais claro. Um amigo meu teve um sério problema no fígado tido como incurável. Ele perguntou pro médico dele se, mudando a alimentação, o problema poderia ser revertido ou pelo menos atenuado. O médico descartou completamente essa possibilidade e falou que nada adiantaria, e que ele teria que tomar os remédios pro resto da vida e monitorar o problema. Acontece que esse meu amigo não acreditou no que ouviu e foi em busca de alternativas fora da medicina alopática. Passou por uma desintoxicação e uma mudança profunda na alimentação, e o problema foi revertido. De “benefício colateral” a pele ficou com um aspecto muito mais saudável e ainda perdeu 15 quilos.

O médico tinha uma crença limitante de que era impossível curar aquele problema. O meu amigo poderia ou não ter adquirido a mesma crença. Se tivesse adquirido, estaria gordo e refém dos remédios. Sua saúde ficaria cada vez mais comprometida.

Já uma aluna que eu tive adquiriu uma crença de que ela veio ao mundo pra sofrer. Isso aconteceu por que ela perdeu os pais muito cedo e precisou tomar conta dos irmãos mais novos. Com isso ela foi anulando a própria vida pra criar os irmãos. Todos os irmãos casaram e seguiram seu rumo profissional enquanto a vida dela ficou estagnada. A partir dessas experiências ela construiu essa ideia de que ela não tinha vez, que o papel dela era somente o de ajudar os outros e que ela veio pra sofrer. A partir dessa crença, ela não se sentia merecedora de fazer escolhas melhores pra sua vida e foi, de forma inconsciente, criando uma vida de sofrimento.

As crenças limitantes podem ser adquiridas de várias formas: A partir de coisas que você ouviu de outras pessoas (pais, igreja, imprensa, professores, médicos, amigos e etc.). A partir de experiências de sofrimento que você viveu, e/ou a partir de experiências de outras pessoas que você observou.

Eu tive muitas crenças limitantes ligadas a prosperidade por que ouvia meus pais falarem que era errado ter muito dinheiro. Eles diziam que só se ganha muito explorando as pessoas. Como se, pra que um possa ganhar, outro tem que perder. Depois de formado resolvi abrir uma empresa de engenharia. E o resultado foi um desastre. Eu me sentia culpado em ganhar dinheiro, e, de forma inconsciente, sabotava o meu sucesso com escolhas equivocadas. Naquela época eu não conseguia enxergar isso. Só depois de muito trabalho de autoconhecimento eu percebi e consegui curar e mudar essas crenças. Hoje a minha atividade profissional tem uma prosperidade incrível!

As crenças limitantes operam como um programa no seu inconsciente. Elas moldam a forma como você vê e interpreta o mundo e interferem de forma decisiva nas suas escolhas. Você pensa que você está escolhendo, mas, no fundo, suas crenças estão fazendo escolhas pra você e criando a vida que você tem. A sua realidade, seja ela boa ou ruim, é um reflexo direto das crenças que você carrega.

As emoções de experiências negativas do passado deixam o nosso inconsciente impregnado de crenças limitantes, como foi o caso da aluna que eu citei. Uma forma de você reduzir drasticamente o número de crenças limitantes que você tem é através da cura das emoções negativas de experiências que você viveu no passado. Essa limpeza emocional remove também as ideias negativas que foram criadas e ficaram associadas a experiência.

E pra limpar essas emoções, eu recomendo a prática da EFT (Técnica para autolimpeza emocional – Clique Aqui e Solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e Pensamentos negativos em minutos!). A técnica é muito simples e consegue dar resultados rápidos na maioria das vezes. Você pode ajudar a si mesmo, pode ajudar pessoas da sua família ou ajudar clientes caso seja um terapeuta. Um forte abraço!

André Lima



Empresário, Engenheiro, Terapeuta, Professor e Palestrante Especialista em Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Pioneiro na Técnica da EFT no Brasil. Criador de Treinamentos de sucesso como o Programa Mente Próspera, Realização Plena e outros.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário