quinta-feira, 27 de abril de 2017

A Face Original






Osho, eu amo as palavras que você usa, "a nossa face original. Mas eu não tenho nenhum vislumbre existencial ou entendimento do que você quer dizer com elas. Você se importaria em explicar mais adiante?







"Veena, a face original é só uma expressão poética para sua inocência absoluta, sem os danos causados pelos seus pais, pelos seus professores, pela sua sociedade, pela sua cultura ou por você mesma.

Eu posso entender porque você ama aquelas palavras, porque você não tem a face original. E a razão pela qual você não tem a face original é que você está tentando duramente alcançá-la, mas sempre que eu olho para você, há uma certa afetação, uma certa hipocrisia.

Não há nenhuma má intenção dentro de seu Ser, mas você quer se mostrar de uma maneira como você queria parecer, e isto está destruindo a coisa toda. Você deveria se apresentar da forma como você é.Solte todas as tolices que foram impostas a você, com todos aqueles mandamentos que as religiões têm estado expedindo sem qualquer respeito à singularidade dos indivíduos.

Simplesmente seja você mesma. Este é o significado da face original. Ela é apenas uma expressão poética para dizer a você: Não tente, de forma alguma, parecer mais linda, parecer mais meditativa, parecer mais respeitosa. Esses são os venenos mortais... O próprio desejo de se parecer com alguém que você não é.

Todo o meu ensinamento é: Seja simplesmente o que você é e não se importe, nem um pouco, com o mundo. Então, você sentirá um tremendo relaxamento e uma profunda paz dentro do seu coração. Esta é sua face original, relaxada, sem tensões, sem afetações, sem hipocrisias, sem suas assim chamadas disciplinas de como você deve se comportar.

Mas todos estes venenos tem ido profundamente no seu sangue, nos seus ossos, na sua medula.O que estou tentando fazer é retirar todos estes venenos e devolver a você a sua naturalidade. E não há nada mais lindo do que o natural, não há nada mais misterioso do que o original: nenhuma etiqueta, nenhum modismo podem melhorá-lo. Mas todo mundo está tentando melhorar a si mesmo. Então, tudo se torna falso.

Seu sorriso é falso, suas mãos colocadas unidas, dobradas em reverência são somente um exercício das mãos - seu coração não está com elas.Infelizmente eu tenho olhos com os quais posso ver exatamente onde o problema está; quando todo mundo está gargalhando há pessoas sérias e sóbrias que estão fingindo segurar a gargalhada delas, porque não parece apropriado.

Veena, você tem estado há muito, muito tempo comigo, mas eu nunca senti que você está relaxada, à vontade, em casa. Simplesmente estando à vontade, relaxada, em casa, todas estas pobres árvores sabem qual é a face original, estes pássaros sabem qual é a face original. Somente o homem esqueceu, porque ele encontrou mascaras sobre mascaras; ele se perdeu na selva de máscaras, e agora está muito difícil encontrar qual é a original.

Mas um simples entendimento... quando quer que você se veja tensa, lembre-se que você está fazendo algo contra a natureza. Quando quer que você esteja fazendo algo mais especial que os outros... lembre-se que você está tentando ser superior, se comportando como uma grande meditadora... se comportando como uma verdadeira senhora inglesa. Senhoras inglesas não tem faces originais!

Largue toda esta tolice de ser inglês ou alemão ou indiano. Eu vejo indianos aqui, de vez em quando, e mesmo dentro da gargalhada tumultuosa de todos vocês eu posso detectá-los; ou eles irão rir mais alto que todos, para mostrar que eles não são os indianos que eu condeno.

Ou eles simplesmente olharão para baixo, para esconder a face deles, porque eles perderam a inteligência para entender até mesmo uma simples piada. E ao invés de desfrutar do momento, eles estão julgando continuamente, se está certo contar uma piada em um discurso religioso.

Quem disse a vocês que isto é um discurso religioso? Eu odeio a própria palavra! Eu só gosto de estar com vocês. Este próprio prazer é nossa religiosidade: nós não temos nada exceto nós mesmos. E condenados por todo o mundo, que é um mundo grande, ainda assim nós temos nossa simplicidade, nossa inocência; nós nos livramos de todo lixo antigo.

Basta permitir a você mesma sair da cadeia que você mesma tem criado e outros tem estado ajudando.A face original é uma expressão poética bela, mas ela não significa que você vai ter uma face diferente. Esta mesma face perderá todas as suas tensões, esta mesma face estará relaxada, esta mesma face não será julgadora, esta mesma face não pensará nos outros como inferiores.

Esta mesma face, sob estes novos valores será sua face original.Há um provérbio antigo: "Muitas vezes um herói é um homem que não teve a coragem de ser um covarde." Se você é um covarde o que está errado nisto? Se você é um covarde, está perfeitamente bem. Covardes também são necessários, caso contrário de onde virão os heróis? Eles são uma necessidade absoluta para fazer o fundo na criação dos heróis.

Simplesmente seja você mesma, seja o que for. O problema é que nunca antes disseram para você ser simplesmente você. Todo mundo está metendo o nariz na vida do outro, dizendo que você deveria ser desta forma, você deveria ser daquela maneira; até nos assuntos comuns.Ninguém permite que alguém seja simplesmente ele mesmo.

E você tem aprendido todas aquelas ideias tão profundamente, que parecem ser suas ideias. Simplesmente relaxe. Esqueça todos aqueles condicionamentos, largue-os como folhas secas caindo das árvores. É melhor ser uma árvore nua sem quaisquer folhas do que ter folhas de plástico e folhagem plástica, e flores de plástico: isto é feio.

A face original simplesmente significa que você não está sendo dominada por nenhum tipo de moralidade, religião, sociedade, pais, professores, padres, não está sendo dominado por ninguém. Somente vivendo sua vida de acordo com seu próprio senso interno... você tem uma sensibilidade e você terá a face original.

Sempre que eu olho para Veena, sinto muita tristeza por ela... nenhuma expressão, sentada simplesmente como uma estátua de mármore. Ela é linda: ela será uma bela modelo se você quiser fazer uma estátua de mármore. Mas parece que ela está impedida de viver, ela não está permitindo a brincadeira e a alegria, que são nossos direitos de nascença.

É por isto que as palavras 'face original' tem atrativo para ela. Parecem ser imensamente intrigantes, mas ela não pode entender o que significam.Isso não quer dizer uma outra face, simplesmente significa nenhuma face imposta sobre aquilo que você já tem, da própria natureza.

Precisa-se de um pouco de coragem, um pouco de ousadia, para ser simplesmente você mesma, independente das circunstâncias. E, na soma integrada, cada circunstância e cada consequência, mesmo que você tenha que sofrer, enriquecerá sua individualidade, fará sua inteligência mais perspicaz, dará a você um sentido de direção que vem de dentro do seu próprio Ser interno, e não é dado por nenhum guia fora de você.".

OSHO - The Great Pilgrimage: From Here to Here – cap. 6 – pergunta 2
Tradução: Sw. Sambodh (Marcelo Innecco)


Copyright © 2006 OSHO INTERNATIONAL FOUNDATION, Suiça.
Todos os direitos reservados


Fonte: Instituto Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário