quarta-feira, 24 de abril de 2019

Por Que é Necessário Pensar Positivo?




Ter pensamentos positivos, ser otimista e sentir-se grato, são sugestões unânimes quando o assunto é autoajuda.






Varias palestras e livros descrevem essa postura mental como a equação do sucesso. No entanto tais dizeres se tornaram jargões psicológicos e espiritualistas, inclusive figuras bastante conhecidas do campo filosófico dos tempos modernos afirmam em suas palestras e livros, e com certo grau de humor negro, que aqueles que acatam essa sugestão são igualmente alienados da realidade como alguém que sofre de determinado grau de esquizofrenia. É o pragmatismo e o ceticismo aliados com pitadas decorativas de sarcasmo que vem atraindo milhões de seguidores tão pragmáticos e céticos quanto os seus mestres donos da razão e da lógica materialista.

Portanto, cabe aqui esclarecer que de fato uma mente saudável e positiva é sim o mais importante movimento interno para se atingir o sucesso, ou seja, a felicidade plena e abundante em todas as áreas da vida. É claro que um conhecimento difundido através de fontes sérias e científicas, em algum momento acaba sendo usado de forma equivocada por oportunistas de todas as áreas. Isso sempre foi assim e provavelmente continuará sendo, mas, independente de quem fala, e de como fala, a mente cria a realidade e o universo de cada pessoa. Aceitar isso ou não é uma opção, da mesma forma que entender ou não também é. Mas é fato que isso não muda em absolutamente nada a verdade em si, somos todos responsáveis pela vida que criamos e isso é um fato constatado.

Do ponto de vista psicólogo o que acontece é simples: A pessoa pensa certo, portanto cria as emoções certas, de motivação, entusiasmo, autoconfiança, fé, otimismo. E, se tem as emoções certas, a ação será condizente com o pensamento e a emoção. Se pensa errado sente errado, sente-se desmotivado, frustrado, revoltado, com raiva de si mesmo e do mundo, sem confiança em nada. Nesse composto de emoções só pode nascer uma atitude muito perturbada, com resultados igualmente perturbadores e desastrosos. Essa explicação, embora não seja a única, inteiramente racional e de cunho psicológico, já é suficientemente embasada em alicerces sólidos para trazer o entendimento a qualquer pessoa com um mínimo de discernimento lógico.

Mas essa não é a única explicação, pois do ponto de vista metafísico também existe uma dinâmica de cocriação que leva em consideração os aspectos energéticos já constatados pela ciência moderna, que estuda os fenômenos da mecânica quântica e que tem como principal base científica o experimento da dupla fenda (elétron se portando como onda e/ou partícula simultaneamente, sendo influenciado diretamente pela intenção de quem o observa). Já do ponto de vista da neurociência, é provado também que todo pensamento emite ondas elétricas que, sendo transmitidas para o coração, se transformam em emoções, passando por um processo de alquimia interna que resultará na geração de uma onda eletromagnética, ou seja, eletricidade associada a magnetismo. Uma vez que essa onda é criada pelo coração, automaticamente começa a transitar pelo espaço-tempo através de saltos quânticos, tendo como destino instantâneo a sua integração com um campo quântico que é a fonte de tudo que já existiu, que existe, e que virá a existir em algum momento na escala do tempo. Esse campo é chamado de vácuo quântico, que é a origem de toda a criação; uma vez que as ondas emitidas pelo coração acessam esse local, trazendo consigo a informação da forma-pensamento inicial, a imagem mental carregada pela emoção começa a ser fecundada nesse solo sagrado, e, uma vez que receba alimento energético, ou seja, a intenção do indivíduo, ela se desenvolverá e no momento certo dará seus frutos, manifestando-se no mundo da matéria em forma de experiências, objetos, pessoas, situações, etc. Essa é a dinâmica energética/espiritual que está por trás de tudo aquilo que entendemos como vida e dos acontecimentos que chegam até cada pessoa, sejam eles bons ou ruins.

Você é o seu mestre e inteiramente responsável por tudo que lhe acontece. Num primeiro momento isso é assustador, mas com o passar do tempo vem a compreensão de que, essa mesma informação, inicialmente assustadora, é a chave para se libertar da pior prisão já criada pelo sociedade dos homens, que são as limitações criadas pela mente carregada de crenças negativas.

Diogo Beltrame


Psicoterapeuta Metafísico Quântico, Mestre em Reiki 
Rebirthing e TQA, Prof. Formador de Terapeutas Quânticos 
Palestrante e Escritor

2 comentários: