terça-feira, 27 de março de 2012

Veja o Que Você Está Fazendo

É fácil reconhecer quando se está projetando? 

Uma dica é a negatividade - a projeção nunca é neutra. Ela se manifesta como uma energia negativa porque o que está sendo camuflado é negativo. Isso acaba sendo um auxílio. Você sabe quando está se sentindo zangado ou ansioso.


Esses são sentimentos som­brios. Mas, quando você está direcionando sua raiva a alguém, ou alguma coisa, ou vendo razões para temer por toda parte (a negatividade está presente), você tem um exemplo claro de projeção.

Espero que consiga enxergar a diferença entre os sentimentos e a projeção desses sentimentos; sentir raiva é útil, mas direcionar a raiva aos outros, culpando-os, não é. A so­ciedade quer que você continue culpando, porque pensar em "nós versus eles" é um modo — muito ruim — de manter uma sociedade unida.

Daí a voz em sua cabeça que quer "pegá-los" — os terroristas, os comunistas sem Deus, os criminosos, os tra­ficantes, os molestadores de crianças. A lista é interminável. Em vez de aceitar todos os motivos para "culpá-los" e julgar todas as faltas deles (por razões que possam ser válidas), siga um caminho diferente.

Olhe para si mesmo e veja o que esse jogo de culpar os outros revela sobre você.Uma vez, durante uma palestra do notável professor espi­ritual J. Krishnamurti, alguém na plateia levantou para fazer uma pergunta:

— Quero paz no mundo. Abomino a guerra. O que posso fazer para ajudar a alcançar a paz?

- Pare de ser a causa da guerra — respondeu Krishnamurti.

O espectador ficou perplexo.

- Não sou a favor da guerra. Só quero a paz.

Krishnamurti sacudiu a cabeça.

— Dentro de você está a causa de todas as guerras. É sua violência, oculta e negada, que conduz às guerras de todo tipo, seja dentro de seu lar, contra outros da sociedade ou entre nações.

Sua resposta nos deixa incomodados, mas acho que é verdadeira, pois o rishi védico proclamou: — Você não está no mundo. O mundo está em você.

Se é assim, portanto, a violência do mundo está em cada um de nós. Antes de surgir o conceito de sombra, tal afirmação te­ria parecido mística. Mas, uma vez que você está participando do self compartilhado, também consegue ver que todos os im­pulsos de raiva, medo, ressentimento e agressão seguem dire­tamente de você ao inconsciente coletivo e depois voltam.

Percebo que nem sempre é fácil se flagrar projetando a própria negatividade oculta. A negação é poderosa. A som­bra é sorrateira. Quando você idealiza alguma outra pessoa, um herói a quem ache perfeito, fica difícil ver qualquer negatividade submersa.

Mas existe, porque essa fantasia de perfeição em outra pessoa esconde um profundo senso de inferioridade em você. Mas, se você voltar à tabela sobre proje­ção e consultá-la com frequência, achará mais fácil se flagrar utilizando essa defesa.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário