quinta-feira, 5 de abril de 2012

Questionário de Controle

Assinale, entre as seguintes afirmações, as que se aplicam a você frequentemente, a maior parte do tempo, ou quase sempre.

Algumas das afirmações não parecem muito lisonjeiras, mas tente ser tão imparcial e sincero a seu respeito quanto puder.


1. Gosto de estar no controle das situações no trabalho e sou muito mais feliz trabalhando sozinho do que com outras pessoas.

2. Sob pressão, a emoção que demonstro com mais facilidade é raiva ou irritabilidade.

3. Raramente digo a uma pessoa que preciso dela.

4. Minha tendência é guardar velhas mágoas. Em vez de dizer que aquilo me magoou, prefiro fantasiar sobre ir à forra.

5. Tenho um bom número de ressentimentos a respeito do modo como meus irmãos me tratam.

6. Quanto mais dinheiro gasto com alguém, mais isto quer dizer que amo este alguém.

7. Guardo só para mim o modo injusto como os outros me tratam.

8. Se um relacionamento começa a dar errado, eu secretamente desejo retirar daquela pessoa tudo quanto lhe comprei.

9. Na minha casa todos devem seguir as minhas regras.

10. Acho difícil admitir ser vulnerável. Não é com freqüência que digo que estou errado, falando com sinceridade.

11. É melhor cuidar das minhas feridas do que mostrar a alguém que sou fraco.

12. Sou melhor falando do que ouvindo.

13. O que tenho a dizer geralmente é importante.

14. Secretamente eu acho que os outros não levam minhas opiniões tão a sério quanto deveriam.

15. Tenho uma boa noção do que é bom para os outros.

16. Pelo menos urna vez na minha vida fui apanhado abrindo a correspondência de outra pessoa.

17. Já me chamaram de cínico ou negativo.

18. Meus padrões são altos, o que os outros às vezes tomam por criticismo.

19. Tendo a ser perfeccionista. Aborrece-me entregar um trabalho malfeito.

20. Sinto-me sem jeito se alguém se aproxima demais de mim, emocionalmente falando.

21. Após o término de um relacionamento, olho para trás e vejo que a razão estava principalmente comigo.

22. Sou limpo e ordeiro. Gosto do meu modo de fazer as coisas e acho difícil conviver com unia pessoa relaxada.

23. Sou bom em organizar meu dia e valorizo muito a pontualidade.

24. Sou bom em cuidar da necessidade dos outros, mas fico desapontado quando vejo que não pensam muito nas minhas necessidades.

25. Tenho uma explicação lógica para o modo como ajo, mesmo que os outros nem sempre possam aceilá-lo.

26. Não me incomodo muito se os outros não gostam de mim.

27. Na minha opinião, muita gente nem sempre expressa os verdadeiros motivos do modo pelo qual se comportam.

28. Não sou muito bom para lidar com crianças barulhentas ou indisciplinadas.

29. Ainda culpo meus pais por grande parte dos meus problemas, mas não lhes disse isto.

30. Quando discuto com meu cônjuge ou parceiro, não consigo resistir à tentação de reclamar de velhas mágoas.

Avaliando o seu escore:

0 — 10 pontos
A sua personalidade não é dominada por uma necessidade excessiva de estar no controle. Você costuma estar à vontade com os seus próprios sentimentos e ser tolerante com as outras pessoas. Você percebe que é imperfeito, e assim compreende as falhas dos outros. É fácil para você deixar os eventos seguirem seu rumo próprio, e as surpresas não fazem com que perca o equilíbrio. Provavelmente você atribui alto valor à espontaneidade e à expressão das emoções.

10 — 20 pontos
Estar no controle é uma questão frequente na sua vida.Você tem mais receios e mágoas do que deixa transparecer, mas não se esforça para resolver estes problemas. Dar as ordens não é necessariamente tão importante para você, mas fazer com que tudo corra a seu modo geralmente é. Você se considera organizado e eficiente, mas mesmo assim não é o fim do mundo quando as coisas saem um pouco do seu controle. Você encontrou alguém com quem pode ser sincero e franco, mas há limites para o quão seguramente pode falar ou fazer, mesmo com essa pessoa.

Mais de 20 pontos
Você é uma pessoa controladora. Acha que o controle é necessário porque as pessoas ferem um bocado os seus sentimentos, e a lembrança disto volta à sua sofrida infância. Para não sofrer mais, você tenta controlar seus sentimentos, o que basicamente significa que é muito seletivo quanto a se revelar para os outros. Sua necessidade imensa de controlar ou de ter as coisas a seu modo afasta as pessoas de você, mesmo que
trabalhe duro para atender às necessidades delas. A única emoção que demonstra facilmente é raiva ou irritabilidade. Explica constantemente os seus motivos e dá razões para que saibam por que você é do jeito que é, mas, seja por que for, isto não o ajuda a obter o que deseja, que é o amor e a afeição dos outros.

                                              **********   **********   **********
O objetivo deste questionário não é rotular alguém de ruim pelo fato de exercer o controle. Perder o controle é um estado extremamente desagradável para a maioria das pessoas e todos nós temos que nos esforçar para mantê-lo. Só que há uma forma saudável de exercer o controle e uma forma doentia.

Saudável é estar bastante seguro de si no que diz respeito a amor-próprio, capacidade de ser amado e realizações, a ponto de os eventos exteriores não nos ameaçarem. A forma doentia é manipular as pessoas e os eventos de tal modo que suas fraquezas e inseguranças fiquem disfarçadas.

Você tem que ser honesto consigo mesmo para seguir o primeiro caminho; tem que conhecer seus limites em várias situações, o que pode fazer com que você se sinta fraco,
mas também destaca os seus pontos fortes. O autoconhecimento é uma âncora que torna a imprevisibilidade tolerável.

Certa vez uma pessoa muito sábia me disse: "Se me envolvo numa situação que não está dando certo, tenho fé de que haverá mais do que aprender. Ou alguém vai poder me ajudar ou o fluxo dos eventos revelará o que é necessário. Em qualquer dos casos não chegarei à solução enquanto não admitir que minha reação não é perfeita."

As pessoas que querem controlar de modo doentio os outros não têm esta flexibilidade e humildade;insistem em se encarregar de tudo e sempre encontrar desculpas para aderir ao lado certo do conflito. Este tipo de comportamento promove a desarmonia, tanto dentro delas mesmas, quanto em seu meio ambiente.

Incapazes de se permitir, pagam o preço de nunca experiênciarem verdadeiramente o alimento que sobrevém quando a vida simplesmente é autorizada a fluir para dentro, em torno e através de você.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "Corpo sem Idade, Mente sem Fronteira"

Nenhum comentário:

Postar um comentário