sábado, 25 de agosto de 2012

Sofrendo de Constipação






É isso que está acontecendo: todo mundo está recebendo e ninguém está dando. Você fica temeroso quando um momento de dar chega. Você quer apenas receber - inclusive o amor. Você quer que alguém o ame. A necessidade básica é que você ame alguém - então você será liberado. Se alguém o ama isso não será de ajuda, porque então você está recebendo novamente.








Ambos os pólos devem estar equilibrados; então a saúde acontece. E isto é o que eu chamo um ser normal. Um ser normal é aquele cujo dar e receber estão equilibrados, paralelos. Ele é normal.

Eu chamo de anormal o homem cujo receber é muito e cujo dar está fora de equilíbrio. Ele absolutamente não está dando. Mesmo se ele der alguma coisa, isso tem que ser forçado. Não é por sua vontade própria. Você pode apanhar alguma coisa dele, você pode forçá-lo a dar, mas ele não dará. Seu dar é como uma lavagem, não é natural.

Você pode forçar; assim, ele irá defecar. Mas ele não está defecando, ele não está pronto. Isso é anormal: continuar armazenando tudo. Então ele ficará louco, porque todo o sistema está perturbado. Isso é anormal. E o supernormal é aquele que dá e nunca recebe.

São três coisas: o anormal que recebe e nunca dá, o normal aquele cujos dar e receber estão equilibrados e o supernormal que nunca recebe e somente dá. Um buda é um doador; um louco é um tomador. Ele está no pólo oposto de um buda. Se ambos os pólos estão equilibrados, você é um homem normal. Pelo menos seja normal, porque se você não puder ser normal você cairá e se tornará anormal.

É por isso que dana - doação - é tão enfatizado em todas as religiões. Dar! O que quer que seja, dê e não pense em termos de receber. Então você se tornará supernormal. Mas isso é uma coisa muito distante.

Primeiro seja normal, seja equilibrado. O que quer que você receba, dê-o novamente ao mundo. Você é apenas a passagem. Não acumule. Então você nunca se tornará louco, você nunca será neurótico, esquizofrênico, psicótico ou do que quer que você possa chamar isso.

Minha definição de um homem normal é aquele que está equilibrado - absolutamente equilibrado. Nada é retido. Ele inspira e então permite o ar sair. A inspiração e a expiração são exatamente iguais - equilibradas.

Tente ser equilibrado e sempre lembre que você deve dar de volta aquilo que você recebeu. Você será vivo, saudável, silencioso, pacífico, feliz. Um profundo ritmo lhe acontecerá e este ritmo acontece através de um equilibrado dar e receber.

Mas nós continuamos pensando em termos de receber mais e mais. O que quer que você receba sem dar novamente criará distúrbio, tensão, sofrimento. Você se tornará um inferno. Antes que você receba alguma coisa, sempre pense em deixar alguma coisa sair. Você observou que você sempre enfatiza a inspiração?

Você nunca enfatiza a expiração. Você inspira e então o corpo joga o ar para fora. Reverta isto: você será mais normal. Enfatize a expiração. Jogue o ar para fora o mais que você puder e deixe o corpo inspirar.

Quando você inspira e não libera, seus pulmões se tornam cheios de dióxido de carbono. Então você continua absorvendo e nunca libera totalmente os pulmões. Você continua forçando o dióxido de carbono para dentro. Então sua respiração se torna rasa e os pulmões inteiros ficam cheios de dióxido de carbono.

Primeiro jogue o ar para fora e esqueça a inspiração. O corpo tomará conta disso por si mesmo. O corpo tem sua própria sabedoria e ele é mais sábio do que você. Jogue o ar para fora e esqueça a inspiração. Não fique com medo, você não irá morrer.

O corpo irá inspirar e ele irá inspirar o tanto quanto ele necessita. O tanto que você jogou para fora o corpo irá inspirá-lo; e o equilíbrio estará presente. Se você inspirar, então você perturbará o equilíbrio porque a mente acumulativa estará presente.

Eu fiquei hospedado em muitas e muitas casas. Vejo que as pessoas coletam tantas coisas que não podem viver! Não há espaço para viver - e elas continuam acumulando. Elas continuam acumulando e pensam que um dia as coisas serão necessárias.

Tudo o que não for necessário, não acumule. E se alguma coisa é mais necessária para alguém do que é para você, é melhor dá-la. Seja um doador e você nunca será patológico. Todas as velhas civilizações estavam baseadas em dana - doar – e esta civilização moderna está baseada em acumular. É por isso que mais pessoas estão ficando anormais, neuróticas.

Osho, The Book of the Secrets, V.2, # 48



Fonte: Osho Sukul

Nenhum comentário:

Postar um comentário