terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança – Assuma a Responsabilidade Pela Sua Vida




Existem condições adversas que não temos como fugir. Exemplo: nascer em uma família pobre, ter um defeito físico, perder os pais muito cedo, ter sofrido algum tipo de violência na infância etc. São condições passadas que não podemos alterar para mudar o nosso presente e futuro.






O problema é que muitas vezes ficamos presos a coisas que não podemos mudar e esquecemos o que podemos fazer agora para melhorar o presente e o futuro.

Perdemos tempo pensando como seria nossa vida se tivéssemos condições mais favoráveis: se meu pai fosse rico... Se minha família tivesse sido amorosa... Se eu fosse bonito... Se eu tivesse a habilidade de falar bem... Se eu não tivesse sofrido aquele tipo de violência... Se eu tivesse minha mãe presente... Se o Brasil fosse melhor...

Todos esses pensamentos são apenas desculpas para justificar nossa atual situação e evitar assumir a responsabilidade de mudar de hoje por diante. É uma perda de tempo total. Não que o passado não tenha influência, pois é claro que tem, mas há muito que se pode fazer hoje independente do que já passou.

Mas esses pensamentos rondam a cabeça de todo mundo. É importante saber identificá-los para que possam ser tratados e assim mudar o padrão de pensamento. A EFT pode nos ajudar a limpar esses pensamentos e adquirir um padrão mais positivo.

Dirigir a própria vida significar assumir a nossa parte de responsabilidade pela situação atual que estamos e fazer o que estiver ao nosso alcance para melhorar o presente e o futuro. Sem lamuriar do passado, sem se queixar das condições adversas, deixando de lado o que não podemos mudar. Quem age dessa maneira tem muito mais controle e influência sobre o próprio destino. Note que assumir a responsabilidade é bem diferente de ficar se culpando.

No livro de T. Harv Eker, Os Segredos da Mente Milionária, tem o seguinte pensamento que vou transcrever aqui e que ilustra bem a diferença entre uma mentalidade de uma pessoa que tem uma autoconfiança bem desenvolvida e outra que não tem: “As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: ‘eu crio a minha própria vida’. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: ‘na minha vida as coisas acontecem’.”

Mudar pensamentos e sentimentos não é algo fácil, se fosse todo mundo seria positivo e extremamente feliz, bastaria apenas querer. Felizmente, existem várias técnicas que nos ajudam a mudar. E a EFT está entre as ferramentas mais fáceis.

É importante ler sobre esses temas para conseguir identificar os pensamentos e sentimentos que não estão nos ajudando a crescer. O primeiro passo é tomar consciência, o segundo é tratar e mudar.

Toda vez que vez que estiver culpando alguém ou algo externo pelo que você está passando agora, pare, pense, identifique o pensamento e sentimento que vem e aplique a EFT. Muitas vezes não é fácil parar e identificar porque estamos acostumados a pensar de uma determinada maneira que nos parecer ser a maneira “normal” que todo mundo pensa.

Pode ser qualquer tipo de pensamento e sentimento – raiva do chefe, do governo, mágoa do pai, do marido, pensamentos de vitimismo, lamúria etc. Exemplos de frases de preparação que podem ser utilizadas:

- Embora eu me sinta vítima de fulano, eu me aceito profunda e completamente

- Embora eu não consiga crescer porque tal pessoa não me dá apoio...

- Embora eu me sinta revoltado porque o governo tirou isso e aquilo de mim (ou não oferecer tal condição)...

- Embora eu não faça a minha parte pra melhorar minha vida...

- Embora eu esteja negligenciando o que eu posso fazer e dando importância apenas ao que não depende de mim...

- Embora seja mais fácil culpar os outros (pessoas, governo, sociedade) pela minha situação...

- Embora eu sinta uma tentação irresistível de lamuriar junto com as outras pessoas do país, da minha situação, do governo...

- Embora seja estranho parar de reclamar porque eu fico até sem assunto quando não estou reclamando...

Tratando esses pensamentos com persistência você dará cada vez menos importância ao que você não pode mudar, assim, perderá menos tempo e energia, que podem ser canalizados para coisas construtivas.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário