terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança – Aprenda Novas Habilidades






Sempre que há alguma área da nossa vida que não está indo bem, seja nos relacionamentos, parte financeira e outras áreas, significa que existe algum conhecimento, ou vários, que ainda não temos e que precisamos aprender para melhorar.







Em todo caso, a ideia é a seguinte: se eu não tenho muitas amizades, eu posso aprender a ser mais social, tanto quanto as pessoas mais sociáveis e vir a ter muitos amigos. Se minha situação financeira não anda boa, eu posso aprender a sentir, pensar e agir como as pessoas que são bem sucedidas financeiramente pra que eu saia das dificuldades que me encontro.

Se eu tenho dificuldade com as mulheres, é possível aprender comportamentos que me levem a ter mais sucesso. Quem não sabe dançar pode fazer aula de dança e ficar acima da média. O mesmo vale para quem quer aprender um instrumento musical. Quem não é um bom orador, pode fazer um curso de oratória e melhorar significativamente.

Tudo, absolutamente tudo, pode ser aprendido. As pessoas que são boas em determinadas áreas têm um conhecimento acima da média naquele ramo específico. Esse conhecimento pode ser chamado de “talento nato” ou de “habilidade natural”. É algo que normalmente a pessoa já traz de forma intuitiva, ninguém precisou ensiná-la. Fica parecendo que, ou a gente nasce com aquele talento, ou então não tem como desenvolvê-lo.

Mas é possível, sim, aprender a lógica, os pensamentos e comportamentos das pessoas que são habilidosas em certas áreas, para que a gente se torne melhor do que somos hoje, talvez tão bem sucedidos quanto os melhores ou até mesmo um mestre na área.

Outro dia, de passagem pelo aeroporto de Recife para ministrar um curso no Rio de Janeiro, vi um livro na vitrine que me chamou atenção: “O Jogo – A bíblia da Sedução”. O livro é do jornalista Neil Strauss, especializado em rock, e que escreve para o jornal The New York Times e para a revista Rolling Stones.

Ele conta a sua própria história, de como se transformou de um nerd completo e fracassado com as mulheres a um mestre da sedução em um período de pouco mais de dois anos. Para atingir esse objetivo leu inúmeros livros, teve muitos professores, fez vários cursos e praticou muito. Tudo isso transformou sua vida social e sexual completamente.

Durante essa transformação ele melhorou sua aparência física também, mas continuou sendo considerado alguém longe de ser bonito. No entanto, o que mudou radicalmente foram seus pensamentos, sentimentos e atitudes.

Exigiu esforço e dedicação, mas ele desenvolveu habilidades que jamais pensou ser possível um dia. Achava que eram coisas que já nasciam com a pessoa e nem sabia que podiam ser aprendidas. Um de seus maiores professores e melhor amigo, também passou por esse caminho de transformação, pois era virgem até os 21 anos e tinha grandes dificuldades sociais.

A lição principal que tirei ao ler esse livro é que é possível aprender qualquer coisa, absolutamente qualquer coisa que se queira. Basta ter vontade e se dedicar. Depois pesquisei na internet sites nessa área de sedução e achei vários que têm muito material que tratam exclusivamente desse tema, quase todos em inglês.

São cursos, workshops, livros etc. Ah sim, avisando às mulheres que o material que encontrei é todo direcionado para homens. Mas deve ter também muita coisa para as mulheres (creio que em menor quantidade).

Outro dia eu pensei comigo mesmo, será que é possível aprender a ser engraçado, a fazer as pessoas rirem? Qual a lógica por trás da graça, da piada? O que as pessoas que são engraçadas fazem ou sabem de forma intuitiva que a maioria não capta?

Tem gente que é engraçado naturalmente, outras pessoas forçam a barra, tentam e não conseguem. Aliás, não há nada mais sem graça que alguém que não é engraçado tentando o ser. Bem, fui em busca de material na internet e achei muita coisa boa! Nesse caso só achei material em inglês. Qualquer dia compro alguma coisa nessa área, pois acho o tema bastante interessante.

Toda habilidade que produz bons resultados tem por trás uma lógica que pode ser estudada e aprendida. Seja uma habilidade física, intelectual, emocional, comportamental, ou tudo junto.

Quando eu comecei a aprender a EFT percebi, depois de certo tempo de prática, ao me comparar com outras pessoas da área, que eu tinha uma facilidade maior, uma “habilidade natural” que me fazia aplicar a técnica nas pessoas, para os mais variados tipos de problema sem grandes dificuldades, mesmo quando eu ainda era um iniciante.

Com o tempo eu fui percebendo exatamente qual era a lógica por trás dessa habilidade que eu tenho; o que é que eu consigo ver que a maioria das pessoas não consegue. A partir daí, eu fui melhorando como professor e hoje consigo ensinar a técnica muito melhor que antes.

Comecei a ver que o meu repertório de abordagens poderia ser ensinado como procedimentos e técnicas. O curso de nível 2 que comecei a ministrar recentemente, me permite ensinar melhor várias destas habilidades.

Alguém já assistiu o programa da Super Nanny? O que ela faz é exatamente ensinar aquilo que os pais não sabem ou que não conseguem ver naturalmente ou, ainda, os treina para pôr em prática o que eles não conseguem sozinhos.

O resultado da aplicação das técnicas que ela ensina é a transformação de ambientes familiares caóticos, aparentemente sem solução, em ambientes harmoniosos. E tudo isso em pouco tempo. Eu fico impressionado e aprendo bastante sempre que assisto esse tipo de programa.

Certa vez assisti outro programa nessa linha comportamental que servia para melhorar e salvar relacionamentos de marido e mulher. Um especialista observava a rotina do casal (sempre à beira da separação), filmando tudo, e passava a ensinar vários tipos de comportamento e instituía atividades entre os dois, de modo que tudo ia se transformando. A melhora no relacionamento era rápida e profunda.

Então, toda vez que alguma área da sua vida não estiver indo bem, ao invés de pensar “eu não consigo, não posso, não sei, não dá pra mim, vai ser assim pra sempre, onde foi que eu errei etc.”, pense que falta desenvolver alguma habilidade, aprender algo que ainda não sabe, falta fazer algo que você ainda não faz.

E, quando a gente não sabe e está passando por uma situação negativa, parece que não existe algo mais a ser aprendido porque enxergar sozinho é muito difícil. Acredito que o melhor caminho é sempre buscar cursos e os melhores professores. Isso é importante... buscar os melhores. Vai bem mais rápido assim. Livros e artigos como esse também ajudam bastante!

Se conscientize que é possível e aprenda novas habilidades onde você não estiver indo tão bem. Sua zona de conforto aumentará e assim você desenvolverá uma autoconfiança cada vez maior.

Bem, dessa vez não teve frases pra aplicar a EFT. No próximo artigo, vou fechar esta série sobre autoconfiança trazendo uma lista de afirmações positivas sobre o tema, e como podemos usá-las em conjunto com a EFT.
André Lima



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário