terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança – Afirmações Positivas







O tema “autoconfiança” pode render artigos ou livros de forma ilimitada. Falei sobre vários aspectos que caracterizam uma pessoa autoconfiante e como podemos usar a EFT para nos ajudar a nos sentirmos mais seguros. Esse é um breve resumo do que foi citado nos artigos anteriores:








Se sente merecedor. Acredita que merece coisas boas e que elas podem e devem acontecer na sua vida. Gostar de receber. Aceita elogios e prêmios pelas realizações que atinge. Tem persistência nas coisas que faz que considere importante. Mesmo quando outras pessoas são contra e quando não está dando certo inicialmente; mesmo quando perde algumas batalhas.

Se perdoa pelos erros que cometeu no passado. Aprende com os erros. Fortalece-se e segue em frente. Não lamuria e tem gratidão pelo que já conquistou. Perdoa as pessoas e situações do passado que contribuíram de forma negativa na sua vida. Aprende também com essas experiências e continua crescendo. Também não se lamuria dessas situações. Não leva as coisas para o lado pessoal.

Acredita que pode fazer ainda mais sempre que atinge uma meta, que o crescimento é ilimitado. Tenha uma voz interior (diálogo interno) positiva, mesmo quando as coisas não estão indo muito bem. É cheia de otimismo e esperança. Lida bem com as críticas e com os julgamentos alheios, não se intimida. Quando a crítica é verdadeira, aprende com ela.

Sente que sua vida depende majoritariamente das suas ações e pensamentos, e não da “sorte” ou circunstâncias externas. Ou seja, assume responsabilidade pela própria vida.

Entende que é uma pessoa que tem capacidades como qualquer outro ser humano que seja bem sucedido e que se algo não vai bem na sua vida é porque precisa desenvolver habilidades que ainda não desenvolveu.

Nesta série já escrevi sobre a importância de cuidarmos do nosso diálogo interno. Repetir afirmações positivas é uma forma de cuidar dos nossos pensamentos. Ouvimos muita coisa negativa desde a infância e continuamos ouvindo todos os dias na televisão, na conversa com amigos e familiares. Esses pensamentos negativos ficam implantados em nós pela repetição. Passam a fazer parte dos nossos pensamentos habituais. Podemos fazer o inverso, ou seja, repetir afirmações positivas para implantar bons pensamentos.

Através da repetição diária de afirmações positivas, nossos pensamentos mudam o que se reflete nas nossas ações que, por sua vez, mudam para melhor os resultados na nossa vida.

Imagine se você desde pequeninho ouvisse coisas do tipo: “Você pode, você é capaz, tudo que você quer você alcança, eu perdoo você por tal erro e você também se perdoa sempre que erra, conviver com as pessoas é muito bom, tudo tem um lado positivo mesmo quando algo dá errado etc.” Estas frases ficariam impregnadas nos no seu pensamento levando a ter atitudes saudáveis.

E se pudéssemos enxergar todos os pensamentos e sentimentos da pessoa mais autoconfiante do mundo e colocássemos em frases do tipo afirmações positivas? Poderíamos repetir essas afirmações diariamente para melhorar nosso padrão de pensamento.

Pois bem, certa vez eu comprei uns CDs de um site americano que traz justamente isso. Um áudio com afirmações positivas para que a gente possa escutar e adquirir pensamentos e comportamentos mais saudáveis em várias áreas. Um desses CDs é sobre autoconfiança. Eu traduzi as afirmações para português e vou listá-las no final do artigo. Foi estudado o padrão emocional e mental das pessoas mais autoconfiantes que podem existir e tudo foi transformado em afirmações positivas.

Além de ouvir o áudio, eu passei meses lendo a lista de afirmações três vezes por dia como um exercício para melhorar meus pensamentos. Sempre que leio a lista, eu vou batendo também nos pontos da EFT, nos terminais dos meridianos, do topo da cabeça até abaixo da axila (e fico repetindo essa sequência). Vou explicar o porquê de afirmar e bater nos pontos ao mesmo tempo. Esse exercício me ajudou muito e ainda me ajuda.

A EFT é um excelente apagador de crenças, pensamentos e sentimentos negativos. À medida que afirmamos coisas positivas nas quais não acreditamos, nossa mente reage nos dizendo coisas contrárias, negativas. Por isso a importância de também bater nos pontos da EFT. As afirmações positivas vão sendo impressas enquanto que a negatividade que brota vai sendo eliminada pelas batidas da EFT. Isso torna o processo da implantação do positivo muito mais fácil.

O segredo das afirmações está na repetição. Quanto mais você ler e repetir as frases, mais elas se tornarão um pensamento natural pra você. Não adianta repetir somente de vez em quando, pois não vai trazer grandes mudanças. O ideal é fazer da repetição positiva um hábito diário, para cuidar dos pensamentos.

A lista é grande! Se você acha que não vai conseguir repetir a lista inteira com frequência, escolha uma quantidade de afirmações que caiba em uma página apenas. Escolha as afirmações que são mais distantes do seu padrão, que são um desafio pra você

Repita todos os dias, três vezes por dia, enquanto bate nos pontos da EFT por, no mínimo, três meses. Lembre-se, o segredo é a repetição. Repita, repita e repita. Divirtam-se com o processo de mudar os seus pensamentos. Vou fechando essa série por aqui, embora certamente ainda voltarei várias vezes a escrever sobre o tema da autoconfiança.

Afirmações sobre Autoconfiança:

Eu abraço os desafios e riscos da vida diária

Eu confio em mim cada vez mais a cada dia

Eu agora consigo tomar decisões difíceis e importantes com facilidade

Eu me imagino sendo bem sucedido em tudo que faço

Eu estou livre para liberar toda a negatividade da minha vida

Com minha autoconfiança crescente, eu começo e realizo muitas coisas

Eu vejo grandes metas apenas como uma sequência de pequenas metas fáceis de atingir

Eu consigo me adaptar a qualquer ambiente

Em toda dificuldade eu acredito que sempre há uma solução

Estou agora no controle completo de todas as minhas decisões e ações

Todo desafio que enfrento me faz mais forte e sábio

De forma natural, eu faço a coisa certa em cada situação

Eu aceito toda a crítica e aprendo com isso

Eu sou bom em achar o lado divertido de cada nova experiência

Eu estou disposto a cometer erros e sofrer pequenas derrotas para que eu possa vencer na vida

Minha crescente autoconfiança me impulsiona na direção dos meus sonhos

Todos os pensamentos de fracasso foram dissolvidos

A minha voz interior é sempre positiva e encorajadora

Nem todo mundo vai gostar de mim e eu me sinto tranquilo a respeito disso

Eu tenho um espírito aventureiro

Eu libero e perdoo todos aqueles que não acreditaram em mim

Eu vejo a vida através dos olhos de um vitorioso

Eu sou bem sucedido porque lido com problemas imediatamente e diretamente

Eu agora estou fazendo escolhas inteligentes

Eu tenho um bom senso de humor sobre mim mesmo

Onde quer que me falte experiência, eu sempre compenso com esforço

Eu estou cheio de otimismo e esperança

Eu uso as críticas como uma motivação para tirar o melhor que tenho para dar

Estou feliz em estar no controle total do meu destino

Eu estou aberto a novas experiências

Eu me sinto confortável e à vontade em qualquer situação social

Outras pessoas me veem como calmo, tranquilo e controlado

Qualquer hábito antigo de duvidar de mim mesmo desapareceu completamente

Eu consigo ver claramente meu futuro magnífico diante de mim

Eu agora faço amigos com facilidade

Me sentir autoconfiante é fácil e natural para mim

As pessoas me acham interessante

Eu vejo além de todos os problemas, até o sucesso maravilhoso que me espera

Eu consigo aprender tudo de forma fácil e rápida

Eu acredito que consigo fazer tudo que coloco na minha mente

Eu deixo derrotas para trás de forma fácil e natural

Eu sou uma pessoa acessível

Eu estou criando a vida que eu quero

Eu estou aberto a todas as oportunidades disponíveis para mim

Eu consigo lidar de forma bem sucedida com todo desafio que atravessa o meu caminho

De agora em diante eu me recuso a me sentir acuado pelo medo

Quando algo tem que ser feito, eu faço

Eu me sinto confortável com pessoas de todos os estilos de vida

Meu entusiasmo me faz atravessar qualquer desafio que enfrento

Eu dou boas vindas a toda crítica construtiva pelo o que ela me ajuda a melhorar

Eu sou um bom amigo das pessoas

Eu reconheço e aprecio todos os meus feitos e contribuições

Sou uma das pessoas mais sortudas do mundo

Eu estou seguro de que vou alcançar o sucesso mesmo quando não estou no meu melhor momento

Eu sou assertivo quando preciso ser

Eu olho para as pessoas quando falo com elas

Eu espero ser bem sucedido em tudo que faço

Eu adoro prazos finais, eles me mostram do que eu sou capaz

Eu confio em mim mesmo para fazer sempre a coisa certa

Eu me sinto calmo e à vontade em qualquer situação social

Eu tenho todas as ferramentas que preciso para alcançar minhas metas

Eu estou disposto a me arriscar de forma inteligente e sensata para ser bem sucedido

Eu estou aberto às ideias e pensamentos produtivos de outras pessoas

Eu gosto do desafio de aprender coisas novas

Toda indecisão foi dissolvida na paz total

Eu pego energia e inspiração de tudo e todos que me rodeiam

Tudo que faço, eu faço bem feito

Eu consigo pensar claramente sob qualquer tipo de pressão

Eu admiro pessoas bem sucedidas pelo o que elas podem me ensinar

Eu sempre consigo me manter calmo não importa a situação

Eu estou certo do meu caminho na vida e aonde ele vai me levar

Coisas boas estão sempre acontecendo comigo

Todos os dias são de vitória para mim

Minha autoconfiança e segurança estão crescendo a cada dia

Todas as barreiras contra uma extrema autoconfiança foram eliminadas da minha vida

Eu vejo agora as minhas capacidades ilimitadas

Eu sempre me perdoo após um erro

As respostas para questões desafiadoras vêm sem esforço até mim

Eu vejo os erros como os melhores professores que posso ter

Eu sou uma pessoa valiosa

A dúvida não tem qualquer lugar na minha mente

Eu faço as coisas da maneira que têm que ser feitas

Felizmente, eu dissolvi todos os bloqueios contra relacionamentos pessoais próximos e afetuosos

Sou uma pessoa esperta, brilhante e inteligente

Toda dúvida sobre mim mesmo foi substituída por uma extrema autoconfiança

Sou uma pessoa independente e segura

Eu não vejo problemas, vejo apenas oportunidades de aprender, crescer e vencer

Eu tenho todo o poder que a minha mente precisa para alcançar todas as minhas ambições na vida

Os dias de ficar sentado esperando as coisas acontecerem já se foram há muito tempo

Minha autoconfiança cresce a cada pequena conquista

Eu admito meus erros e me esforço para evitá-los no futuro

Eu levo o tempo necessário para fazer as coisas corretamente

Eu tenho o caráter e a força de vontade para dizer não quando devo

Eu dou mais importância ao que eu sei fazer do que ao que não sei

Os dias em que eu me via mal sucedido se acabaram

Eu consigo pensar rapidamente

Toda timidez foi substituída por uma extrema autoconfiança

Eu tenho uma personalidade amigável e agradável

Eu posso passar por várias derrotas e ainda ter fé total no meu sucesso

Meus conhecimentos, dons e habilidades crescem a cada dia

Felizmente, eu estou livre de todas as crenças e pensamentos limitantes

Ao invés de esperar pelas circunstâncias certas, eu sempre as crio

Eu me perdoo por ter sido autocrítico no passado

Parte do meu enorme valor é devido à minha maneira única de ser

Eu supero o estresse sempre me mantendo mentalmente focado no meu objetivo

Eu estou no controle total dos meus pensamentos e emoções

Eu mudo constantemente a maneira de olhar os problemas, até que eu encontre a melhor solução

Eu consigo expressar meus pensamento e ideias com clareza e convicção

Eu consigo ver muitas maneiras de resolver o mesmo problema

Se eu não sei algo, eu consigo admitir

Eu sou muito bom em manter a simplicidade

Eu adoro a competitividade da vida cotidiana

Minha autoconfiança consegue passar por cima de toda a dúvida e negatividade vinda dos outros

Eu sempre faço o meu melhor, independente do meu papel

Eu sempre consigo me levar a sentir confiança

Eu sou muito bom em escolher uma gama de ações e me manter nelas

Eu substituí todo medo do futuro por alegria e entusiasmo

Eu consigo tirar o melhor das pessoas

Eu faço o melhor com os meus talentos e habilidades

Eu consigo ser incisivo e ao mesmo tempo ter consideração pelos sentimentos dos outros

Toda a ansiedade que gira em torno das minhas responsabilidades está dissolvida

A minha idade, não importa qual seja, é sempre uma vantagem pra mim

Eu me conecto melhor com pessoas que são fortes e confiantes

As coisas agora sempre parecem funcionar bem pra mim

Eu vejo todas as dificuldades da vida como experiências de aprendizado

No meu futuro eu vejo um sucesso e felicidade notáveis

Eu me sinto à vontade falando para grupos de pessoas de qualquer tamanho

Eu tenho a segurança de saber quando fiz ou não um bom trabalho

Eu sempre provo que meus críticos estão errados, sejam eles quem for

Eu mereço confiança e credibilidade

Eu sou bem sucedido porque termino tudo que começo

Eu dou o meu melhor sob pressão

É natural pra mim aprender e melhorar a cada derrota

Eu me posiciono quando acredito fortemente em algo

Tentar coisas novas faz da vida interessante e divertida

Eu aceito elogios dizendo “obrigado”

Erros fazem parte da vida e eu aprendo e cresço com cada um dos meus

Todo sucesso que eu alcanço me fortalece a crença de que eu posso fazer ainda mais

Eu melhoro constantemente em tudo que faço

Eu sou uma pessoa realmente agradável

Eu sou abençoado com a habilidade de me inspirar quando estou no comando

Onde quer que eu esteja, projeto um ar inconfundível de autoconfiança

Cada vez mais as pessoas apreciam minhas contribuições

Eu tenho a segurança de ir atrás dos meus sonhos com força total

Eu nasci para ser bem sucedido
André Lima



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário