terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança – O Crescimento é Ilimitado







Em toda e qualquer área da nossa vida há um potencial ilimitado de crescimento que pode ou não ser explorado. Isso vale para a vida pessoal e profissional.








Para atingir certo objetivo, seja ele qual for: ter mais clientes, se tornar um bom orador, melhorar relacionamentos, aprender a tocar um instrumento, uma língua estrangeira, dominar uma tecnologia nova etc... precisamos sair da nossa zona de conforto.

É um sentimento um tanto incômodo, mas no final, quando atingimos o nosso objetivo, é bastante compensador. Depois de atingida a meta, a nossa zona de conforto foi expandida e podemos realizar novamente o que já fizemos, com menos esforço emocional. Nesse momento, nos sentimos novamente confortáveis.

Ir atrás de outras metas mais elevadas ou tentar coisas novas nos traz novamente o incômodo. Por isso, após atingir um determinado objetivo, a tendência é que a gente se acomode.

Pessoas extremamente autoconfiantes sempre que atingem um objetivo ficam satisfeitas e felizes, mas sentem o desejo de realizar ainda mais e confiam que podem fazer ainda mais. O pensamento que poderia resumir essa forma de agir seria: “Todo objetivo que eu alcanço, me fortalece a crença de que eu posso fazer ainda mais”.

Gostaria de abrir um parêntese para explicar algo. Existem pessoas que são impulsionadas pela insatisfação eterna. Estão sempre indo em busca de algo maior para se sentirem felizes, mas sempre que atingem o objetivo sentem um vazio e vão em busca de uma nova meta para preencher suas vidas. Tudo isso as leva a realizar grandes coisas, mas nunca trazem satisfação pessoal e felicidade, apenas sentimentos passageiros.

Um comportamento como esse pode servir para mascarar outras insatisfações que estão guardadas. Não estou aqui incentivando esse comportamento que certamente é prejudicial. Pessoas que agem dessa maneira precisam trabalhar a parte emocional para limpar a negatividade guardada e assim podem encontrar uma motivação positiva para o crescimento. A EFT seria ideal para essa limpeza. Somente assim o crescimento será saudável. Esse tema por si só já renderia um artigo inteiro (acabei de anotar para escrever sobre isso depois!).

Voltando ao nosso tema, vou exemplificar agora com um exemplo da minha vida profissional, um desconforto que venho passando por causa de uma mudança nos cursos.

Iniciei ministrando cursos básicos de EFT, que eu chamo de nível 1, primeiro em Recife, depois no Rio e em São Paulo. No começo, foi difícil realizar o primeiro curso aqui em Recife. Minha zona de conforto foi aumentando e ficou fácil. Marquei o primeiro curso no Rio, saí da minha zona de conforto – será que vai dar certo? Será que vou ter prejuízo...? Muitas dúvidas. Deu certo, senti que ficou fácil e expandi para São Paulo. No mesmo final de semana eu passei a ministrar um curso no sábado no Rio e no domingo em São Paulo. E, novamente, passado certo tempo, ficou fácil.

Agora, uma nova mudança. Vou começar a ministrar cursos de nível 2, que tem o dobro da carga horária. Surgiram muitas dúvidas! Será que vai dar certo? O valor vai ser mais alto porque o curso é mais longo e tem mais despesas, será que vai ter gente o suficiente? Vale ressaltar que eu e não espero fechar uma turma para ministrar o curso, eu alugo o hotel, compro as passagens, anuncio e seja o que Deus quiser! Tem certo risco, mas até agora tem dado certo. Me sinto agora novamente desconfortável com essa nova situação.

Agora não vai ser possível realizar os dois cursos no mesmo final de semana, um no Rio e outro em São Paulo, pois a carga horária não permite. Preciso viajar para cada cidade em semanas diferentes. Aumentou a despesa e um sentimento de que o risco está maior...

Bem, vou fazer mesmo assim. Para otimizar os custos da viagem, resolvi que em cada cidade vou ministrar um curso de nível 1 na sexta à noite e sábado pela manhã, e um de nível 2 no sábado à tarde e à noite e no domingo o dia inteiro. Além disso, vou viajar um dia antes do curso e abrir vagas para atendimentos individuais (sessões terapêuticas de EFT). Dessa forma estou criando formas de obter um retorno financeiro maior e minimizando os riscos.

Depois quero agendar curso nesse mesmo formato, nível 1 + nível 2 em outras cidades como Brasília, Curitiba e Porto Alegre. Ainda não tenho previsão de datas, pois ainda não sei como vou fazer, e isso ainda me causa desconforto!

São várias mudanças. Os cursos vão ficar mais espaçados, o número de cidades vai crescer... enfim, procuro sempre fazer algo além. Depois sei que vou elaborar outros cursos, sair novamente da zona de conforto. Penso em ministrar cursos em Portugal também... São muitas ideias e a minha habilidade de realizar vai ficando cada vez maior, e, por isso, as dificuldade vão parecendo cada vez menores.

Algumas pessoas me vendo hoje podem pensar que eu “nasci assim” com essa facilidade. Na verdade, ainda hoje não é fácil, vai se tornando fácil à medida que vou realizando. E sempre que chegam pensamentos de medo ou de pessimismo eu faço EFT para limpar. Antigamente existia dentro de mim um pessimismo enorme que foi sendo eliminado através da EFT e de outras práticas. Por isso, por mais difícil que possa parecer para alguém, eu sei que é possível melhorar, basta ter muita persistência.

Com a EFT fica muito mais fácil aumentar a zona de conforto. Pense em algo que você deseja fazer, mas que ainda não conseguiu. Liste os sentimentos que surgem ao pensar em realizar. Comece a aplicar rodadas de EFT. Você vai perceber que os medos e inseguranças vão ficar cada vez menores, o que dará uma impressão de ser mais fácil realizar o que você deseja.
André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário