terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança - Perdoe a Si Mesmo



Nesta série sobre autoconfiança já falei a respeito de se libertar do passado no último artigo, eliminando os sentimentos de raiva, mágoa e qualquer outra coisa negativa ligada a pessoas ou eventos do passado que nos prejudicaram. Agora, quero falar sobre os sentimentos negativos que guardamos com relação a nós mesmos depois de passar por fracassos e cometer erros, e como a EFT pode nos ajudar a limpar tudo.




Existem outras amarras que precisamos eliminar para ganhar mais confiança em nós mesmos. Neste caso, quero falar dos sentimentos de raiva, decepção, frustração que ficamos com relação a nossa própria pessoa, depois de passarmos por “fracassos” ou situações adversas na vida.

É muito interessante ver os sentimentos mudarem enquanto aplico a EFT nos clientes. Vamos supor uma situação onde alguém foi enganado pelo sócio e por isso sente muita revolta. Começamos a aplicar a EFT, os sentimentos começam a ficar menos intenso a cada rodada e vão também mudando de qualidade.

Inicialmente começa com a revolta em relação ao outro; depois de algumas rodadas se transforma em raiva; mais algumas rodadas o sentimento vira uma mágoa; e, finalmente, a pessoa não sente mais nada com relação ao sócio. Essa mudança vai acontecendo gradativamente, rodada após rodada e, normalmente, dentro do tempo de uma mesma sessão, quando tudo é bem conduzido.

Nesse momento, eu paro e pergunto se o cliente ainda sente algo e muitas vezes ele vai relatar que não. Mas eu sei que, provavelmente, ele não sente mais nada com relação ao outro, mas está sentindo algo com relação a si mesmo. É só perguntar que vem a resposta. Surgem então sentimentos de culpa, frustração, tristeza, raiva, decepção e vergonha de si mesmo por ter se deixado enganar, por não ter percebido antes.

Essa carga emocional nos leva ao desânimo e até mesmo à autopunição, diminuindo nossa autoconfiança em novas situações. Quando não conseguimos falar abertamente de erros cometidos no passado, normalmente é um indício de que guardamos alguma culpa, vergonha, mágoa do que fizemos.

Então ficam pensamentos do tipo: “Como pude não ter enxergado antes...”, “Me sinto um idiota...”, “Tenho vergonha das pessoas por ter sido ingênuo...”, “Me sinto triste por ter permitido chegar onde chegou e ter perdido tanto...”, “Minha vida seria outra se eu tivesse tomado uma atitude...” etc.

Remoer e se apegar a esses pensamentos traz apenas consequências negativas, nos impedindo de tentar coisas novas. A atitude mais saudável seria resumida pelo seguinte pensamento: “Após cada erro cometido por mim ou derrota que passo, eu aprendo o que posso, me perdoo e deixo passar”. Repita isso sempre que cometer um erro ou fracassar em algo. Não será tão fácil sentir realmente o que a frase diz, mas a EFT pode nos ajudar bastante nisso.

Para se chegar a esse estado emocional da frase acima eu continuo aplicando a EFT para os sentimentos que restam com relação à própria pessoa. Exemplos de frases que poderiam ser utilizadas:

“Embora eu tenha vergonha de ter sido enganado, eu me aceito profunda e completamente”

“Embora eu me sinta culpado por não ter percebido antes, eu me aceito...”

“Mesmo que eu tenha raiva de mim por ter sido tão burro...”

“Mesmo que eu não possa mais voltar atrás e consertar o que eu fiz ou deixei de fazer...”

“Mesmo que eu me sinta decepcionado com a minha própria ingenuidade...”

“Mesmo que seja difícil me perdoar por isso...”

“Mesmo que eu me arrependa de ter agido da forma que agi...”

“Mesmo que eu me sinta frustrado por ter errado...”

“Embora eu tenha medo de errar novamente...”

As frases acima são apenas exemplos. Você deve formular as frases adequadas para o que você sente e que devem ser formuladas da maneira mais específicas possível. Dessa maneira, os sentimentos negativos vão sendo eliminados um a um; o autoperdão vai ficando cada vez mais fácil e o acontecimento vai se tornando realmente uma página virada.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.   

Fonte: EFT - Liberdade Emocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário