terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança - Liberte-se do Que Passou


Lamuriar e remoer o passado são atitudes quase que irresistíveis sempre que passamos por experiências negativas. Umas pessoas passam o resto da vida se queixando, atrasando suas vidas, enquanto outras superam rapidamente. Podemos usar a EFT para eliminar os motivos das queixas e lamúrias do passado. Vamos ver algumas ideias sobre esse assunto.



Uma das atitudes mais nocivas que podemos cometer contra nós mesmos é praticar a lamúria. É totalmente contraproducente, mas é uma tendência muito comum em todos nós.

Lembro-me da época em que tinha a minha firma de engenharia e prestava serviços para órgãos públicos. Aconteciam coisas que me tiravam completamente o equilíbrio: atrasos de pagamentos injustificáveis, uma burocracia sem tamanho pra resolver uma bobagem, paralisação dos serviços por dificuldades em aprovar as coisas mais simples. Já levamos (eu e meu ex-sócio) calotes consideráveis. Os prejuízos foram enormes. Imagine tudo isso com fornecedores cobrando, folha de pagamento atrasada, contas pessoais em atraso...

Bem, nessa época eu falava muito sobre esses problemas: o mau atendimento, a incompetência das pessoas envolvidas, a má fé, o prejuízo que eu levava etc. Bastava começar a falar sobre esses assuntos que imediatamente eu sentia raiva, então ia ficando sem esperança.

Quanta perda de tempo e quanto isso me custou emocionalmente. Mas eu não sabia como fazer diferente. Reclamar, lamuriar, lamentar... de nada adianta, pelo contrário, até piora o problema, pois ficamos pessimistas. Ao invés de focar nas soluções, gastamos um monte de energia em coisas que já passaram e que não podemos resolver.

Mesmo depois de ter saído da firma eu ainda me pegava falando sobre esses assuntos, me queixando e sentindo raiva. Foi preciso aplicar muita EFT para deixar tudo de lado e seguir em frente.

E assim acontece com muitas pessoas. Reclamam do chefe, da mulher, dos pais, dos amigos. Conheço uma pessoa que costuma contar e recontar as coisas negativas que o pai e a mãe lhe fizeram durante toda a vida e que causaram mágoas, traumas, culpa, tristeza etc. Os sentimentos são revividos. O que está guardado por si só já produz estragos na nossa saúde emocional e física. E remoer esses fatos traz ainda mais prejuízos, pois os sentimentos são alimentados e vão ficando ainda piores.

Quando estamos reclamando do que passou, ficamos presos ao que já foi e perdemos a oportunidade de mudar e melhorar. Ficamos culpando o passado: “eu sou assim porque meu pai me rejeitou”, “eu sofro dessa maneira, mas também com a mãe que eu tive...”, “eu poderia estar bem financeiramente, mas a prefeitura me deu um calote...”, “fulano me traumatizou...”. E assim a gente não assume responsabilidade que a vida é hoje por adiante e que podemos fazer a diferença.

Não importa o que passou, de hoje por diante eu posso aprender a ser melhor. Tem aí muitos exemplos de pessoas que passaram ou mesmo nasceram em situações extremas e conseguiram dar a volta por cima. A diferença delas para a maioria é que elas têm um capacidade natural maior de não focar no passado e sim no que ela pode fazer para melhorar o hoje e o amanhã.

Lembro que mesmo após dois anos de tomarmos um calote enorme, meu ex-sócio ainda dizia que a nossa situação estava difícil por causa dessa prefeitura que não nos pagou. Depois eu caí na real de que, em dois anos, tem empresas que saem da falência quase certa e enriquecem. Tem gente que salda dívidas e muda completamente o patamar financeiro. O problema não estava mais no passado, tudo já poderia ter sido superado. Caímos no pessimismo e esse foi o pior dos prejuízos e o que nos levou manter uma situação financeira sempre muito complicada.

Eu sei, eu sei. É muito fácil cair na lamúria. Controlar essa tendência é realmente muito complicado. Mas isso só acontece porque as lembranças dos fatos passados estão cheias de uma carga emocional negativa. Essa carga traz à tona pensamentos negativos intensos e difíceis de controlar. Quando a gente percebe já está reclamando e se sentindo mal. Isso fica impregnado no nosso sistema energético, pois a circulação da energia fica bloqueada.

Imagine, então, se você pudesse ir lá naquela lembrança que traz à tona a mágoa do seu pai que fez tal coisa contra você ou na lembrança que traz à tona a raiva do prefeito que deu a calote em você e, com um apagador emocional, conseguisse eliminar de forma gradual e consistente esses sentimentos? O que aconteceria é que você perderia completamente o interesse de falar sobre esses assuntos depois. A lamúria perderia totalmente o sentido. Os fatos iriam se tornar uma página virada, experiências de aprendizado.

A EFT é esse apagador emocional. Não apagamos as lembranças com ela, apenas eliminamos a carga emocional negativa que fica de cada evento. Você aplica a técnica para uma determinada lembrança que causa desconforto e, em pouco tempo, algumas vezes em minutos, essa lembrança passa a não trazer mais qualquer incômodo emocional. Fica leve, longe, fica no passado! A energia vai sendo desbloqueada e o alívio emocional é sentido na hora. E você fica apenas com o aprendizado da experiência.

Faça um favor pra você mesmo. Liste os eventos, um a um, e as pessoas envolvidas, que contribuíram negativamente para sua vida. Liste o que cada um fez, o prejuízo que cada um trouxe pra você. Não tenha pressa. Faça a maior lista que puder. Detalhe o máximo possível tudo que ocorreu e o que o faz sentir raiva, mágoa, tristeza, frustração em relação a cada pessoa e cada fato. De posse desse material, você terá uma belo conteúdo emocional negativo nas suas mãos pronto para ser eliminado pela EFT.

Se ainda não aprendeu a técnica, não perca mais tempo! Solicite o manual gratuito pra começar. Participe da comunidade do Orkut. Faça cursos. Tem online e tem presencial. Os cursos fazem bastante diferença, pois você vai sentir os efeitos da técnica em você mesmo e ainda vai ver os efeitos nos colegas. Ver ao vivo os efeitos em grupo traz muito mais da real dimensão do que é possível se conseguir através do método. O aprendizado em grupo é sempre muito maior. Mesmo as pessoas que já conhecem e praticam a técnica se beneficiam muito.

Aplicando da maneira adequada e o suficiente você chegará ao sentimento de perdão. Perdão das pessoas envolvidas, perdão da situação, da vida. Começará a ver o outro lado de forma diferente e vai perceber melhor também os seus erros e contribuições negativas para o problema. Isso não significa que você vai concordar com as coisas injustas ou erradas que ocorreram. Apenas vai ficar sem aquele peso, sem importância. O aprendizado vai trazer um sentimento de fortalecimento, de aumento da autoconfiança.

André Lima

EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário