terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança - O Resultado da Persistência






A persistência é uma característica comum das pessoas autoconfiantes. Quando vemos pessoas bem sucedidas não temos muitas vezes ideia do quanto elas persistiram para chegar onde chegaram. Parece até que elas já nasceram lá no topo.








O que significa ser persistente? Ir em busca de um objetivo e continuar tentando até conseguir, mesmo tendo cometido erros no passado e mesmo que outras tentativas tenham dado errado, mesmo que outras pessoas não acreditem em você, mesmo sem ter a certeza de que a meta será atingida.

Veja o exemplo de cantores, atores e diversos artistas. Muitos passam um bom tempo no anonimato, às vezes em grandes dificuldades. Quando atingem o sucesso, tem gente que pensa que eles acabaram de começar. Na maioria das vezes eles já vêm trabalhando há anos, persistentemente, até que as coisas vão melhorando aos poucos e eles ganham projeção. Isso também ocorre com empresários, profissionais de todas as áreas e pessoas que têm grandes ideais e projetos sociais.

O medo de tentar e dar errado é paralisante. Pelo medo de dar errado, nem começamos. Ainda mais quando existem experiências passadas que não deram certo. O sentimento negativo fica guardado e é acionado de forma inconsciente todas as vezes que vamos fazer algo que envolve algum risco. A autoconfiança vai se enfraquecendo pouco a pouco.

Ao lembrar de acontecimentos do passado que consideramos como “fracassos”, normalmente vamos sentir emoções negativas ainda hoje, no presente. Ficam guardados sentimentos de mágoa, de perda, frustração, raiva, medo etc. que são acionados pelo simples fato de lembrar-se do que ocorreu.

Carregamos uma carga emocional de medo e fracasso que nos faz sentir ser arriscado tentar novamente. Essa carga serve para nos proteger de novos sofrimentos. O problema é que elas impedem o sucesso, pois deixamos de tentar. Quando tentamos, corremos o risco de dar certo também.

Imagine, então, uma técnica que possa “limpar” 100% desses sentimentos guardados? Que depois de aplicada adequadamente, você vai poder lembrar dos fatos passados apenas como experiências de vida, mas sem qualquer carga emocional? Essa técnica existe, é relativamente fácil de aplicar, costuma dar resultados rápidos e chama-se EFT.

Quando aplicamos a EFT ficamos apenas com a “parte boa” da experiência “negativa”: o aprendizado. Depois dessa limpeza emocional, a carga de pessimismo diminui e o otimismo aumenta e assim conseguiremos empreender novamente com muito mais facilidade.

Se ainda assim você sentir medo de agir, aplique a EFT para o medo presente. Vou sugerir algumas frases que podem ajudar:

- Mesmo que eu tenha medo de tentar tal coisa e não dar certo, eu me aceito profunda e completamente.

- Mesmo que eu tenha medo de perder dinheiro nessa tentativa, eu me aceito...

- Mesmo que eu tenha medo de perder meu tempo, eu me aceito...

- Mesmo que eu tenha medo do risco, eu me aceito...

- Mesmo que eu me sinta em dúvida se eu vou alcançar os resultados, eu me aceito...

- Mesmo que eu tenha medo de dar errado e ficar envergonhado, eu me aceito...

- Mesmo que eu tenha medo da cobrança e reprovação da família, eu me aceito...

O risco de dar errado é real, por isso você deve ser prudente e cauteloso. Mas se a prudência e a cautela estão impedindo você de agir é porque deve haver algum medo maior por trás. Minimize os riscos de dar errado sendo cauteloso, mas veja sempre também que há um risco de dar certo se você tentar.

Às vezes temos medo que dê certo... e aí nos sabotamos, mas esse tema fica pra depois.

Quando comecei a divulgar o meu trabalho precisei ser bastante persistente. Fiz algumas ações de divulgação com panfletos, palestras, que deram um retorno bem inferior ao que eu esperava. Investia tempo e valores que para mim pesavam na época. Ficava meio decepcionado e aí vinha o pessimismo e pensamentos como: é difícil, demora muito, bem que as pessoas dizem por aí, é muito esforço e pouco retorno, as pessoas não têm interesse, não querem investir nisso e blá, blá, blá...

A partir daí eu começava a aplicar a EFT para limpar esses sentimentos e ter ânimo para continuar tentando. Mudava o material, dava errado de novo, aí eu ia reformulando, errando e acertando... Aos poucos o retorno foi ficando maior. Mesmo correndo o risco de perder dinheiro, eu fazia mesmo assim... mesmo não sabendo se ia ter retorno, eu fazia mesmo assim..., mesmo sentindo um pouco de medo, eu fazia mesmo assim.

E até hoje eu preciso divulgar de forma bem persistente para manter ou expandir os resultados: panfletos, artigos que escrevo, anúncio na internet, distribuição por e-mail da minha apostila do curso, palestras gratuitas, escrevendo e tirando dúvidas no Orkut etc. E continuo testando novas formas de divulgar e mudando o conteúdo dos anúncios.

É um trabalho diário. Certamente é um investimento em médio prazo, pois acredito que chegará um momento, onde pequenos esforços vão gerar resultados melhores que os de hoje, pela consolidação do nome e do trabalho. Enquanto isso, muita persistência!

Até acredito que existam pessoas que desde o início as coisas dão certo, sem que elas precisem de muita persistência pra isso. Mas tenho certeza que é uma pequena minoria. A maior parte chegou lá com dedicação e persistência, sem contar muito com a sorte para ajudar. Se as coisas vierem com facilidade, ótimo, aceite. Caso contrário, o remédio é a persistência.
André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário