terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Desenvolvendo a Autoconfiança - Seja Merecedor






Pessoa que têm a autoconfiança bem desenvolvida aceitam as recompensas e benefícios da vida com satisfação, sem culpa ou vergonha. Isso significa aceitar confortavelmente oportunidades, presentes, trabalhos bem remunerados e elogios sinceros.







Parece ser difícil para muitos aceitar recompensas e reconhecimento. Surge um sentimento de constrangimento. Para não sentir esse constrangimento, algumas pessoas vão se sabotar para não crescer, não aparecer e ficar em destaque, vão deixar oportunidades para outras pessoas.

Outra forma de tentar minimizar o constrangimento é retribuir sempre o que se ganha. Recebe um elogio, elogia de volta. Ganha um presente, sente a necessidade de presentear de volta. Quando receber um elogio, experimente apenas dizer “obrigado” e não elogie de volta. Pense apenas que você mereceu o elogio e que não é necessário fazer o mesmo pela pessoa, pelo menos naquele momento. É claro que se surgir outra oportunidade onde você possa fazer um elogio sincero a essa pessoa, não há nada de errado com isso. Mas deixe para outro momento.

Existe também um sentimento que vou chamar de “isso-não-é-pra-mim”. Quem pensa dessa maneira são pessoas que acham que tudo que é bom é apenas para quem é mais bonito, mais rico, mais inteligente, mais novo, mais velho, mais experiente, mais habilidoso, mas sortudo, ou seja, é sempre para os outros. Esse pensamento é extremamente sabotador. Elimina muitas possibilidades de crescimento e ganhos.

O primeiro passo para obter algum bem ou característica (comportamento ou qualidade) que você ainda não tem hoje é aceitar, admitir, entender que é possível pra você, bem como para qualquer pessoa. Talvez você ainda não saiba como chegar lá ou precise aprender muitas coisas e desenvolver habilidades, mas admita que é possível. Isso serve para qualquer coisa: ser um bom orador, ganhar mais dinheiro, aprender a tocar um instrumento, se tornar uma pessoa carismática e cheia de amigos, ter sucesso em relacionamentos, ser mais engraçado... Só o que é preciso pra isso é aprender e desenvolver habilidades que você ainda não desenvolveu.

Às vezes cultivamos pensamentos do tipo “eu sou desse jeito e é assim que é, faz parte de mim e não há como mudar”. E achamos que isso é uma verdade absoluta. Cada vez mais eu vejo que é possível desenvolver características positivas totalmente opostas as que temos hoje. Já vi isso ocorrer comigo mesmo, com clientes, bem como lendo a respeito de histórias de pessoas bem sucedidas. Essas pessoas, na maioria das vezes, passaram por muitas mudanças e transformações profundas antes chegar aonde chegaram.

Há dois anos me parecia impossível ministrar cursos, ter um site na internet, uma comunidade no Orkut (medo e vergonha de aparecer, de falar em público, de ser julgado etc.). Hoje parece algo bem natural. Mas acreditem, parecia que simplesmente não seria pra mim. Foi quando comecei a me trabalhar para mudar meus pensamentos e sentimentos. Ainda tem muita coisa que gostaria de atingir (qualidades principalmente) e que ainda não consegui. Mas tenho consciência que basta aprender mais, mudar mais as crenças e pensamentos que um dia chego lá.

Muitas vezes sentimos também vergonha do que já conquistamos. Tenho uma cliente que é profissionalmente muito bem sucedida, mas que tem vergonha de falar do seu empreendimento e do seu sucesso, de mostrar seu local de trabalho (que é grande, confortável e muito bom!). Isso dificulta a divulgação do trabalho dela, freando o crescimento que poderia ser muito mais acelerado. Existe também o medo de parecer arrogante ou exibido.

Certamente todo mundo conhece ou já conheceu pessoas arrogantes falando de si mesmas e das suas conquistas pessoais e profissionais. Mas é fato que todo mundo conhece também pessoas que são muito bem sucedidas e que falam sobre si mesmas e sobre o seu trabalho de forma divertida, natural, simples e com humildade. Isso tem um efeito extremamente positivo na comunicação, gerando ainda mais reconhecimento e admiração. Essas pessoas conseguem influenciar positivamente muitas outras com o seu comportamento, provando ser possível ter sucesso e ao mesmo tempo ser uma pessoa agradável e amigável.

Resumindo o tema de hoje. Desenvolva um sentimento de ser merecedor de coisas boas. Tenha orgulho e reconheça tudo que você já atingiu e conquistou. Fale sobre isso de forma natural e com simplicidade e você estará ajudando muitas pessoas com seu exemplo. Aceite todas as oportunidades de crescimento.

Algumas indicações de frases de preparação que podem ser feitas para melhorar estes aspectos com a EFT:

- Embora eu tenha vergonha de ter tal coisa, eu me aceito profunda e completamente (identifique o que você tem vergonha e monte a frase bem específica pra você).

- Embora eu me sinta constrangido em receber um elogio... (lembre-se de situações onde você sentiu essa vergonha, e aplique a EFT para dissolver esses sentimentos).

- Embora eu sinta que tal coisa (identifique que coisas são essas) não é para mim...

- Embora não me sinta merecedor de tal coisa (identifique o que você não sente merecedor de ter ou ser)...

- Embora eu não acredite que seja possível pra mim ter tal qualidade (identifique a qualidade)...

- Embora me pareça impossível aprender a ter tal comportamento (identifique o comportamento que deseja ter)...

- Embora eu vá me sentir constrangido se eu conseguir tal coisa...

- Embora eu tenha vergonha de assumir tal cargo...

- Embora eu tenha medo de parecer arrogante se eu sentir orgulho do que meu negócio (trabalho, cargo, do que já conquistei...)...

- Embora eu sinta uma resistência em aceitar tal oportunidade (seria bom tentar identificar que resistência seria essa para colocar na frase com mais clareza)...

As frases acima são apenas sugestões. Elas devem ser construídas baseadas no que você sente de negativo quando pensa em determinado assunto. Assim, você formula a frase mais adequada pra você e aplica bastante EFT de forma persistente e paciente até dissolver o sentimento.

Muitas vezes isso pode ocorrer de forma bem rápida em alguns minutos, mas, em outras, será preciso um trabalho mais longo, durante vários dias, fazendo muitas rodadas por dia (10 rodadas durante trinta dias, por exemplo).
André Lima



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário