terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Rejuvenescimento


Quando você deixar de se preocupar com o tempo, as suas células continuarão reproduzindo-se normalmente. Mas, se você viver contando cada mês e cada ano de sua vida, notará que tudo acabará gerando cansaço e que tudo em seus pensamentos desmoronará, projetando no mundo físico aquilo em que você acredita. Saiba que a velhice, assim como o tempo, é uma ilusão.



Para que os seres humanos pudessem controlar seu sistema de vida e compreender ”o movimento das estrelas”, ”a noite”, ”o dia”, e milhares de outros fatores cíclicos, o homem pré-histórico necessitou criar referências que foram sendo desenvolvidas lentamente, através do resultado mental gerado pela observação e pela vivência.

O ”Tempo e Espaço” não são realidades materiais e sim um produto da consciência humana. A organização de toda uma sociedade é feita de ”Tempo e Espaço”, que são conceitos ilusórios. Desde a mais remota antiguidade os seres humanos tentaram analisar o tempo e o espaço e assim criaram normas que todos foram seguindo igualmente, visando a uma estruturação de referências.

Os sistemas de medição de tempo foram criados pela necessidade de organizar uma estrutura de referências e não com a finalidade de iludir a mente humana. Os arqueólogos e antropólogos concordam que o ”quadrante solar”, foi o primeiro relógio fabricado pelo homem. Um modelo aperfeiçoado deste instrumento foi encontrado na tumba de Tutmés lll.

Como ele só funcionava sob a luz solar, os egípcios também utilizavam outros instrumentos para medir o tempo, como as ampulhetas, as clepsidras (relógios de água) e os relógios a óleo, dos quais se encontraram restos também na China, Grécia e Roma antiga. Os homens continuaram, inteligentemente, inventando relógios mecânicos, digitais e eletrônicos, mas a ideia básica era medir o ”tempo” como referência.

Os astrônomos babilônicos dividiram o ano em 365 dias e um quarto, o dia em 24 horas e cada hora em 60 minutos. Foi assim que eles estabeleceram o calendário ”lunar-solar”, o que nos possibilita controlar nossa idade e não nossa velhice. A mente exerce o controle de nossas células e é por isso que elas perdem ilusoriamente a energia quando estamos psicologicamente cansados de ”lutar” pela vida ou com medo do ”tempo passando”.

Na Bíblia está escrito: ”Seja-te feito conforme crestes” e este conceito permaneceu na teoria, para a maioria das pessoas, porque as religiões transformaram cada ensinamento da Bíblia em frases apenas religiosas para despertar o amor a Deus e aos Santos. A conduta religiosa esqueceu de incluir em seus ensinamentos o fato de que Cristo não era teórico, mas completamente prático, como todos sabem.

Quando Ele disse ”tua fé te curou”, conhecia a verdade contida na afirmação ”seja-te feito conforme crestes” e, com isto, Ele quis dizer que você é aquilo que acredita ser, pois conhecia os princípios da mente e da vida, que hoje foram deturpados. A ”chave” foi jogada fora e agora os que não conheceram essa Verdade não conseguem entender como é possível fazer ”aparecer” o que se deseja, apenas pensando.

Existem milhares de livros no mundo divulgando a força que a mente possui, mas essa leitura já se tornou tão mecânica para alguns leitores que a prática desse conhecimento foi subestimada.

Por exemplo: se algum autor pedir para que o leitor faça um determinado exercício de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal ou meditação especial para que descubra a raiz dos seus problemas, muitos preferirão apenas ler o conteúdo do exercício proposto e deixar para outra hora a questão prática. com isso perdem a oportunidade de aprender a usar o seu próprio potencial.

Pessoas que debocham ou criam polêmicas sobre esse assunto são exatamente as que desconhecem seu próprio potencial e, por não estarem atualizadas quanto a essa prática, pensam que nós, estudantes das leis naturais, ainda vivemos no mundo da fantasia ou da ficção, por acreditarmos que a vida se constrói com nossos pensamentos e crenças.

Para que possamos argumentar sobre esse assunto, é preciso conhecê-lo na pele, pois entraremos numa polêmica sem fim se o conhecimento adquirido for apenas intelectual.

Portanto, insisto para que o leitor aproveite a oportunidade de conhecer o que está escondido dentro de sua própria mente em forma de descrença. Lute para eliminar preconceito, superstição, medo, preguiça mental, indiferença, enfim tudo aquilo que o impede de experimentar o sabor de uma vida diferente.

Faça crescer o desejo de melhorar em todos os aspectos do seu dia-a-dia. Rompa com essa depressão e ansiedade que o impedem de agir. Saia de si mesmo, olhe-se com franqueza e pergunte-se se é realmente esse o tipo de vida que você gostaria de estar levando. Saiba que muitos dos seus sofrimentos acontecem exatamente por você estar resistindo e evitando saber mais sobre você.

Estou transmitindo um conhecimento prático que pode ajudar muitas pessoas a serem felizes. Por isso, pratique com afinco o tipo de atitude mental que estou propondo neste livro pois, em caso contrário, este será apenas mais um livro, como todos os outros que você já leu, ignorou os exercícios práticos e o encostou em sua estante.

Somente a vontade de praticar dia após dia um novo modelo de pensamento é que fará com que você saia, definitivamente, desse labirinto vicioso. Existem sensações dentro de nós, que somente através de exercícios vêm à tona. Experimente, nem que seja para sua própria cultura.

Quem vivenciou no corpo e no espírito a ”força da transformação”, através do pensamento, sabe o que estou oferecendo aos que buscam soluções e respostas para suas dúvidas e angústias.

Quando a mente desiste de renovar os conhecimentos e para de criar novos objetivos na vida, seu corpo passa a fazer parte da mesma ilusão do relógio e suas células também desistirão de se renovarem, como reflexo do seu comportamento inativo.

Os monges do Tibete, ao chegarem aos cem anos de idade, começam a aprender algo novo, como tocar violino, por exemplo, porque sabem que a mente que quer sempre aprender permanecerá jovem e ativa e, consequentemente, seu corpo também.

Enfim, eis os primeiros passos a serem tomados para rejuvenescer:

1) Pare de resmungar das pessoas e da vida. Veja sempre o lado bom e alegre das coisas. Mesmo que isso lhe pareça impossível, persista, pois você só está vendo o que lhe convém.

Deixe de se sentir a ”vítima” do mundo e reaja para conseguir seus objetivos. Se você ficar esperando as pessoas mudarem para que você possa ser feliz, é bom sentar e arrumar uma bengala para quando você quiser ir ao banheiro.

2) Seu coração deverá estar amando, seja o que for ou quem for. O amor, dentro de nós é o bálsamo que renova as células e faz brilhar a pele e o olhar.

3) Observe os jovens de cabeça boa e aja como eles e com eles.

4) As pessoas que acreditam no ridículo da idade passam a envelhecer. A cada ano que passa elas acham que têm de mudar até a vestimenta para que ela se adapte à idade. Isso sim é ridículo! Seja natural, faça o que seu coração mandar e esqueça os padrões da sociedade.

Somos aceitos pelo amor e respeito às pessoas e não pelo nosso modo de vestir e de viver. Sem dúvida nenhuma, é muito importante uma boa aparência e discrição em determinadas situações, mas aparentar ser jovem e elegante é mais admirável ainda.

5) Saiba que os jovens adoram pessoas amadurecidas e participantes. Muitos deles trocariam — e trocam — dez amigos da idade deles, por um ”jovem” maduro.

6) Programe-se. Interesse-se por assuntos novos e alegres. Faça cursos de piano, ou culinária, ou ainda de dança de salão, jazz, ginástica e tudo que seja diferente daquilo que você está vivendo hoje. Deixe de lado o medo de perder a individualidade, faça novos amigos e saia para divertimentos.

7) Sinta-se confortável com você mesmo e agradavelmente posicionado em qualquer situação ou ambiente. Procure gostar mais de você e da vida. com certeza, há muitas coisas que você pode fazer para despertar alegria em seu coração. É só fazer uma reflexão sincera e sem medo de admitir a realidade.

Às vezes pensamos que o que queremos é impossível ou absurdo, mas na verdade esse pensamento de medo ou vergonha foi criado e enraizado em nós ao longo do nosso processo de educação. Nada é impossível ou imoral. Tudo é belo quando desejado com pureza e sinceridade.

Analise esta questão e perceba também se essa desculpa de achar que os outros são culpados pelas nossas frustrações é a saída típica de quem não conhece as leis de ”causa e efeito”. Nós somos totalmente responsáveis pelas nossas decisões e, se acaso não reagimos contra nossos opositores, é porque, de alguma forma, isso nos é conveniente.

8) Os jovens acham tudo engraçado. Ache você também! Preserve dentro de você aquilo que o ser humano tem de mais precioso, que é a alegria no coração. No começo pode ser um tanto difícil, mas, aos poucos, a atmosfera jovial fará parte de sua vida e de seus hábitos. com isso, você passará realmente a achar engraçadas as coisas mais simples... que os adultos esqueceram.

Acredite que seu corpo e seu rosto fazem parte de uma unidade cósmica que desconhece o ”tempo e o espaço”. Portanto, só dependerá de você continuar a propagar a luz da Verdade que reside no espírito jovem que ama a vida. Reconcilie-se com as pessoas e fique de bem com a vida. Se você não consegue perdoar é porque pensa que, com sua teimosia, pode mudar a vida das pessoas.

Deixe de ser teimoso e de se sentir injustiçado. Esse sentimento de vítima não vai resolver absolutamente nada, apenas tornará tudo complicado e manterá a sua vida amarrada. Liberte quem você está acusando e amoleça seu coração, desapegando-se dessa pessoa, seja ela quem for.

Acredite que a vida deve fluir como água corrente. Todo sentimento de posse ou de controle deriva de sua própria insegurança. Solte-se para ver e experimentar a leveza e a descontração do pós-perdão.

Possessivos, sinto muito afirmar: ninguém é possuído. As pessoas se deixam dominar por conveniência e, quando menos esperamos, tudo pode se inverter.

Velhice é endurecimento das atitudes e dos pensamentos. Seja mais alegre, seja feliz e rejuvenesça! Sei que o que acabei de escrever é um pouco difícil de acreditar, para pessoas que vivem no Brasil, EUA, Europa e outros países ocidentais, porque desconhecem pessoas que rejuvenesceram nessas regiões, sem o auxílio de cirurgia plástica, ginástica ou métodos de estética.

Saiba que em países orientais existem técnicas de yoga (yuga) que mantêm a pessoa jovem fisicamente, até mais de cem anos de idade.

Claro que somente quem pratica essa arte e conhece o poder da energia vital é que consegue acreditar no que os homens comuns acham absurdo.

Se você deseja ser sempre jovem, aprenda que o excesso de vaidade destrói as emoções e, com o ”tempo”, você envelhecerá. É importante despertar para o sentimento de busca da evolução espiritual e, mais importante ainda, é ter consciência de que, para alcançarmos o rejuvenescimento, é necessário muita dedicação para o crescimento interno.

Quanto mais o ser humano evolui, mais se torna conhecedor de métodos espirituais, que pode escolher usá-los ou não em sua vida, e compreende que a vaidade humana é que envelhece a carne.

Para você deixar este planeta, basta cumprir sua missão ou cometer suicídio inconsciente, provocando doenças e acidentes, encurtando sua vida. Os karmas de cada um também definem sua partida, mas velhice é apenas uma etapa opcional para quem conhece que ela é ilusão.

Com certeza, daqui a algumas gerações, depois de este planeta ter passado por muitos conflitos e progressos tecnológicos, é que as pessoas conhecerão que a velhice foi apenas um nome de doença incurável, que ficou no passado.

Primeiro irão curá-la com remédios, depois, com prevenções e, finalmente, o corpo e a alma do futuro estarão imunes a essa doença estranha de degeneração celular, chamada velhice.

Compreenderão que determinados sentimentos provocavam lentamente essa ”doença” e saberão, através dos métodos de autoconhecimento, eliminar os vírus da mente humana, o que tornará a velhice uma espécie em extinção.

 Cristina Cairo



Fonte: Extraído do Livro "Linguagem do Corpo: Aprenda a Ouvi-lo Para Uma Vida Saudável"

Nenhum comentário:

Postar um comentário