segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Autossabotagem: Apego ao Problema





Nosso inconsciente está cheio de armadilhas que impedem nosso crescimento. É como se tivéssemos duas partes dentro nós.







Uma parte deseja melhorar, e expressa esse desejo e toma atitudes nessa direção, enquanto outra parte, a qual geralmente não nos damos conta nem compreendemos, nos faz tomar atitudes opostas, seja para ficarmos estagnados, seja para piorar nossa situação.

Observando meu próprio comportamento, bem como a experiência com os clientes que atendo, é possível detectar incontáveis formas de autossabotagem. Por exemplo. Eu sempre faço a *EFT (Emotional Freedom Techniques, é uma técnica de auto acupuntura emocional sem agulhas, veja como baixar o manual gratuito no final do artigo) no consultório, e oriento que as pessoas façam também em casa sozinhas, entre as sessões. O que normalmente acontece é que ninguém faz.

Quando chega na consulta seguinte, falam que não tiveram tempo, que não conseguiram e etc... Eu mesmo, ainda que tenha consciência do quanto posso melhorar, faço bem menos EFT em mim do que poderia.

Outra dia atendendo uma cliente, orientei sobre a auto aplicação em casa, para que tivesse mais resultados. Falei também que observasse se surgisse preguiça de fazer, falta de tempo e outros empecilhos, e que tudo isso seria parte de uma autossabotagem inconsciente, ou seja, motivos que não são conhecidos pela nossa razão, e que nos fazem agir dessa maneira.

Falei ainda que eu sabia que tomava tempo, mas que seria importante que ela fizesse pelo menos 15 minutos por dia. A resposta imediata dela, foi que não seria trabalho algum, que era rápido, fácil de fazer, e que certamente seguiria as recomendações.

Passada a semana, chegamos no dia da nova sessão e o que foi que aconteceu? Ela disse "eu não tive tempo". Hum... tem alguma coisa por trás disso, ou tem um monte de coisas. Expliquei o seguinte. Que uma parte dela desejava melhorar, tanto que estava buscando a terapia, mas, havia uma outra parte que tinha o desejo de ficar onde estava.

O conflito entre essas duas partes é o que faz com que a pessoa busque mais ou menos o seu crescimento. Se a parte que deseja melhorar é mais forte que a outra, as atitudes são mais positivas. Se a parte que deseja ficar parada ou piorar for mais forte, as atitudes negativas serão em maior número.

Assim que terminei de falar sobre isso, ela refletiu e disse: "sabe que eu sinto um medo de melhorar? Observei isso. Tenho medo de resolver e ficar sem objetivos..." Esse é um fator de autossabotagem muito comum. Nos apegamos a questão de resolver um determinado problema.

Isso vira a nossa luta, nosso objetivo de vida, razão da nossa existência. De repente, quando aparece a chance real de melhorar, bate um medo, um vazio. O que eu vou fazer depois? Qual será o meu objetivo de vida? Lutei por isso a vida inteira e vou lutar pelo que depois? Aí, começamos a tomar atitude para irmos mais devagar.

Este pensamento e sentimento que ela observou, certamente não era claro. Exigiu auto-observação. Normalmente não percebemos e agimos no automático fazendo coisas negativas, nem sabemos porque. Depois que se descobre, vem o insight: "ah, é por isso que me dá tanta preguiça!".

A maioria das pessoas pode achar que isso é um absurdo. Mas, acredite, somos movidos por questões emocionais, que não seguem uma lógica racional, apenas nos fazem agir de um modo quase que automático. E todos nós estamos carregados dessas questões negativas, uns mais outros menos.

Imagine uma mãe que se dedica muito aos filhos, que faz disso a sua vida. O grande objetivo, seria dar boa educação, para que, no início da idade adulta, possam se tornar independentes emocionalmente e financeiramente.

Mas o que acontece quando isso começa a se concretizar? Medo, insegurança, chantagem emocional, sabotagem dos relacionamentos do filho e etc. O filho não entende a mãe, as vezes se sente culpado, a mãe não se compreende, acha que é culpa do filho... Ela sabe porque age dessa maneira? Na maioria das vezes nem acha que o problema está no seu interior, coloca a culpa no filho. E assim nós agimos com relação a diversos problemas.

Depois de descoberto o motivo da autossabotagem, podemos aplicar a EFT para limpar e seguir em frente com mais facilidade. Alguns exemplos de frases de preparação (são frases que usamos durante o processo da aplicação da técnica) que podemos fazer no caso que citei da minha cliente:

- Mesmo que eu tenha medo de resolver esse problema, eu me aceito profunda e completamente

- Mesmo que eu tenha apego a esse processo de resolver o problema...

- Mesmo que tenha medo de ficar sem objetivos...

- Mesmo que eu sinta um vazio sem esse problema...

- Mesmo que esse problema seja a razão da minha vida...

- Mesmo que uma parte de mim não queira resolver esse problema...

- Mesmo que ainda não saiba o que fazer depois...

- Mesmo que eu tenha algum ganho mantendo esse problema (se souber qual é o ganho, cite)...

- Mesmo que precise me manter assim para agradar tal pessoa...

- Mesmo que eu precise me manter assim para desagradar (contrariar, me vingar, provar algo) para alguém...

Você pode se tratar com a EFT utilizando essas frases, mesmo que você ache que não tem esse tipo de apego ao problema que está passando. Afinal de contas, na maioria das vezes não conseguimos detectar esses pensamentos e sentimentos de forma consciente. Por isso o processo poderá limpar aspectos que você nem imagina que existem.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.

Fonte: Somos Todos Um

Um comentário:

  1. Fiz uma confusão......o vídeo é da Profª Cristina Cairo e achei que era seu...mas de qualquer forma obrigada por compartilhar este belo trabalho! abrs

    ResponderExcluir