quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Depressão Pós Carnaval




Aqui em Recife a folia é grande. Um mês antes do carnaval, a parte histórica de Olinda já vive o carnaval todos os finais de semana.

Agora tudo acabou... Um sentimento muito comum se instala em muitas pessoas. Uma espécie de depressão, um clima triste de "fim de festa" .






Alguns não mergulham tanto na folia, mas sentem um clima parecido ao retornar do feriado. Seja do carnaval ou outros feriados. Sinal de que algo não vai muito bem na vida. Pode ser o trabalho, relacionamentos, pode ser a saúde física. A festa serve para "esquecer" por um tempo limitado os problemas.

Os problemas emocionais que carregamos vão estar conosco, em todo lugar. Podemos passar um longo período de férias em outro país, mas vamos carregar tudo dentro do nosso sistema energético. Mesmo que a gente se mude para o Japão.

Tem pessoas que se mudam para "recomeçar", "esquecer". Pode ser que fique tudo reprimido e mais difícil de ser lembrado. Pode até ser que nunca se toque nos assuntos do passado.

Mesmo assim, o que está emocionalmente guardado, vai nos causar danos. Vai interferir nas nossas decisões, sem que a gente perceba. De forma inconsciente, agimos no nosso dia a dia baseado em sentimentos negativos que guardamos de experiências passadas.

Agimos de determinada forma sem nem saber a razão. Vamos sentir ansiedade, sem saber o motivo. Até doenças físicas aparecem sem qualquer explicação aparente: dores de cabeça, dores no corpo, insônia, manchas na pele, aftas, variações hormonais e etc...

O melhor mesmo seria limpar toda essa negatividade do passado. A *EFT (técnica para auto limpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) é uma excelente ferramenta pra isso. Assim podemos estar no lugar que desejamos, e nos sentir em paz. Não há necessidade de fugir, pois o lixo emocional pode ser removido. As vezes dá um certo trabalho, exige paciência, habilidade e até ajuda profissional. Mas é bom saber que é possível limpar, que existe uma solução real, que não seja uma mera fuga.

O clima de depressão pós carnaval, é bem parecido com o sentimento ruim que algumas pessoas sentem no final de domingo. Segunda feira pela manhã parece o pior dia da semana. O final do domingo, o horário mais depressivo.

Eu mesmo passei muito por isso. Lembro quando ainda trabalhava como engenheiro, o final do domingo era péssimo pra mim. Pela manhã, até que me sentia bem, principalmente se fosse um dia ensolarado. Mas quando a tarde ia caindo... Lembro que ouvir a voz do Faustão me causava um sentimento ruim. A música do fantástico então nem se fala. Tudo vai lembrando a segunda-feira, a volta a rotina. Tenho certeza que muita gente sente algo parecido.

Tudo isso foi passando quando encontrei o trabalho que faço hoje, depois de aplicar bastante EFT para limpar os medos que eu tinha da mudança. Hoje, posso ouvir a voz do Faustão, a música do fantástico, e não sinto nada. Quer dizer, continuo não gostando da voz do Faustão! Mas não bate qualquer clima depressivo por isso.

A segunda feira pela manhã pra mim é um ótimo dia como todos os outros. Se volto de férias ou de alguma viagem, sinto satisfação em poder voltar ao trabalho. Adoro viajar, mas adoro também voltar pra casa e retomar minha rotina.

É importante prestar atenção a esses sinais. Eles nos indicam que temos assuntos emocionais importantes a serem trabalhados. Talvez você não precise fazer uma mudança radical na sua vida como eu fiz. Mas vai indicar que existem aspectos importantes que podem ser modificados, ou pelo menos melhorados.

Quanto ao sentimento imediato de depressão no final do carnaval, feriados, domingos e afins, você pode aplicar a EFT diretamente sobre ele, e obter um estado emocional bem mais positivo para retomar a rotina. Vou sugerir algumas frases de preparação (frases que usamos durante o processo de limpeza emocional da EFT), mas lembre que você deverá sempre ajustar as frases para o que você sente:

- Mesmo que eu me sinta deprimido com o final do carnaval, eu me aceito profunda e completamente.

- Mesmo que essa tarde de domingo me deixe triste, eu me aceito...

- Mesmo que eu tenha que voltar ao trabalho na segunda feira pela manhã... (seria útil identificar o que mais incomoda no trabalho, e fazer frases de tratamento para cada item da lista)

- Mesmo que a voz do Faustão me faça sentir depressivo, eu me aceito...

- Mesmo que a música do Fanstático me embrulhe o estômago, eu me aceito...

- Mesmo que a volta do feriado em deixe depressivo, eu me aceito...

- Mesmo que eu só consiga pensar no próximo feriadão pra me sentir mais feliz, eu me aceito...

- Mesmo que ainda vá demorar um ano para o próximo carnaval, eu me aceito...

Observe o que mais o incomoda. Faça EFT para limpar esses sentimentos. Seu estado vai mudar bastante. E se você não precisa pois não sente nada disso, parabéns! Você é um felizardo.

André Lima



EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário