quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Saiba onde estão seus medos



Medo é uma coisa que todo mundo tem. Ter medo não significa ser covarde. Medo sempre paralisa e sempre cria obstáculos. Quando introjetamos o medo ele se manifesta de outras formas inconscientes ou se projeta na vida. É uma regra.




Ter medo não tem nada haver com capacidade intelectual ou força de caráter. Medo é uma coisa do instinto, tem haver com sua autoproteção. O medo mais comum é temermos algo que desconhecemos. O estranho, desconhecido ou misterioso sempre causa a sensação de medo.

Pois tem haver com o instinto de sobrevivência, pois o medo é uma proteção. Imagine nossos ancestrais vivendo na selva desprotegidos e sendo alvo de predadores maiores. Claro que eles não podiam se dar ao luxo de "esperar pra ver o que acontece", pois podiam virar almoço de algum predador.

Mas voltando ao medo, ele sempre tem motivos inconscientes pra acontecer. O medo no geral tem sempre a ideia de que algo desconhecido o espreita ou te ameaça. Mesmo assim não dá pra desprezar os fatores conhecidos. Medo de fracassar é um deles, aliás é o mais comum.

Abrange todas as áreas da vida, do sexual ao profissional. Esse medo do fracasso pode ser imaginário ou pode ser factual quando você já passou por uma situação de rejeição ou fracasso e aquilo te causou dor emocional ou vergonha.

Podemos até dizer que esse tipo de medo "tem fundamento", mas olhando bem pra ele, é apenas uma conjectura, pois o fato de você ter cometido erros antes não quer dizer que os cometerá novamente. Mas uma coisa é certa, pessoas com muito medo tem carência de experiências positivas de sucesso.

Porque sucesso também é algo aprendido. Se você só coleciona fracassos e os exemplos ao seu redor não são lá grande coisa, é natural imaginar que aquela pessoa aprendeu e se acostumou a pensar como fracassado. Por isso acredito que pra você se acostumar com o sucesso, você precisa "escolher bem o adversário". Explico:

Quando um pugilista começa sua carreira, seus agentes sempre escolhem pugilistas mais fracos que ele. Não é uma "garantia" de nocaute, mas pelo menos os adversários são de um nível que ajuda o pugilista a criar confiança e uma imagem positiva pra enfrentar desafios maiores no futuro.

Acontece em todos os esportes e na vida não é (ou não deveria ser) diferente. Escolher o adversário nesse caso, é escolher bem as batalhas que você quer travar. Comece enfrentando pequenos desafios. Um passo de cada vez pra criar confiança.

Ensine sua mente a se acostumar com a imagem de você dando "conta do recado". Isso vai garantir uma bagagem positiva pro próximo passo. O grande erro em alguns livros de autoajuda é tentar fazer de um "fracassado profissional", um "vencedor natural" da noite pro dia.

Não funciona assim. Isso não significa "não ter metas", mas caminhar de acordo com suas possibilidades, assumindo riscos de acordo com sua capacidade de suporta-los. Imagine que você sonha com um negócio próprio, mas você não tem confiança no seu taco.

Melhor se preparar primeiro com cursos e começar com algo simples e fácil de administrar, e depois com a experiência e confiança adquirida, alçar voos maiores. A probabilidade de fracasso diminui bastante fazendo isso, pois nada no mundo substitui a experiência aliada a confiança.

O mesmo vale pra adquirir bens ou até pra conquistas amorosas. Uma pessoa que só saboreou o fracasso jamais vai ter coragem pra bancar um relacionamento amoroso com alguém que na imagem mental que ela tem "é muita areia pro caminhãozinho dela".

Não é a pessoa que causa medo, é a falta de experiências felizes e bem sucedidas que falta pra você se bancar na relação. Vai ficar sempre aquele gostinho de "será que amanha ele(a) não vai cansar e me trair ou ir embora?"

E o mesmo vale pro financiamento daquela casa, carro ou viagem dos sonhos. Não é o valor que faz você ficar inseguro, é a falta de experiência bem sucedida nos negócios e investimentos. Então antes de pensar em investir alto numa mansão compre sua primeira kitnet.

Pra melhorar a autoestima e confiança, comece a enxergar tudo com o tamanho "real" que cada coisa tem. Não se iluda com projetos faraônicos ou relacionamentos cinematográficos que você não tem força pra bancar.

Comece debaixo, com coisas que você sabe que pode conseguir com algum trabalho, e então prossiga em direção ao topo, passo a passo. Assim você vai criando confiança, e o medo do fracasso irá proporcionalmente diminuir a medida que você avança em seus projetos.


Renato Palhano

Nenhum comentário:

Postar um comentário