segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O Espelho; Ver o Nosso Defeito no Outro Incomoda Muito


Acho que a maioria das pessoas já ouviu dizer que, quando temos algo que não aceitamos em nós, e vemos esse defeito em outra pessoa, isso nos causa um incomodo intenso. E muitas pessoas vão externar esse incomodo atacando o outro.

Há quem fale até que tudo que você não gosta em outra pessoa, tudo que você critica, é exatamente um defeito que você tem. O outro é apenas um espelho seu, refletindo o que você não gosta em si mesmo.



Esse é um ponto de vista interessante. Acredito que a necessidade de criticar e julgar o outro, nem sempre é porque carregamos o mesmo defeito, mas certamente está diretamente ligada a questões de autoestima que nós temos.

Já escrevi um texto que fala sobre "O que nos leva a falar mal dos outros":
http://www.eftbr.com.br/mostra_artigo.php?idconteudo=63&idsecao=1

A necessidade de se elevar, de se sentir superior levando a uma irresistível vontade de falar dos defeitos alheios como se disséssemos "eu sou melhor do que fulano que tem tal defeito".

Voltando a teoria do espelho. É verdade que quando vemos o nosso defeito no outro, o incômodo é grande. Ainda mais quando esse defeito está semi consciente ou inconsciente, ou quando é algum defeito que tentamos reprimir, mas que no nosso íntimo está latente. Hum... quando vemos no outro, sentimos raiva, vontade de falar mal, pensamentos de julgamento vem a tona.

Vemos uma pessoa muito julgadora, e aí falamos: fulano é muito crítico, muito julgador. E o que estamos fazendo ao fazer esse comentário? Julgando e criticando, exatamente o defeito que apontamos no outro.

O que não gostamos no outro revela coisas importantes a nosso respeito. Sempre que estou aplicando *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) em alguém, pergunto ao cliente quais pessoas que mais os incomodam. Nossa! Como surge material para trabalhar.

Alguns clientes dizem "eu não quero falar de fulano, ou tratar fulano na terapia". Sentem como se fosse uma perda de tempo. Estão pagando para "tratar" de outra pessoa. Mas o que sempre explico é que, falar do outro é falar de si mesmo. Você está na verdade, falando dos sentimentos que VOCÊ SENTE ao falar do outro. Então, estamos tratando 100% você, e não a outra pessoa.

Tive um exemplo assim recentemente. A cliente falava sempre da sogra: ela é julgadora, desdenha dos outros, acha que sabe tudo e etc.... Ela tinha resistência em falar dela durante a sessão de EFT, pois sempre dizia sentir como se perdesse tempo, que não valia a pena "falar dela". Depois de tratarmos a raiva em várias sessões, ela mesma chegou a conclusão e falou "nossa, tudo isso sou eu que carrego: eu sou julgadora, eu desdenho, eu acho que sei de tudo...". Ficou bem claro e consciente, teve um efeito terapêutico excelente.

E como é difícil lidar com pessoas e situações difíceis. Vem a tona nossos defeitos mais profundos. Por isso é tão importante dar atenção ao que você sente ao lidar com essas situações. Se você se incomodou, então o problema é seu, e não do outro, (mesmo que a pessoa tenha criticado você ou tenha sido desagradável). Aí você revida, e o outro se sente incomodado - também é problema dele, de autoestima, por isso que se incomodou.

Vejam este caso que ocorreu comigo recentemente. Uma pessoa leu um texto meu e eu recebi este e-mail que dizia assim:

"André Lima - EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro"

"Meu caro André Lima, Para quê, ou melhor, por quê, o inglesismo "Practitioner" no meio de tanto portuguesismo - terapeuta, Mestre de..., engenheiro?

É MANIA MESMO DE SE METER A "BESTA" COMO SE DIZ AQUI NO CEARÁ. HAJA COERÊNCIA NO QUE SE ESCREVE... E O SENHOR NÃO DEMONSTRA QUALQUER COERÊNCIA... HAJA TAMBÉM PACIÊNCIA PARA TANTA PETULÂNCIA...

Um leitor atento

PS. - minha mulher está aqui a segredar-me que isso é "coisa de gentinha"...E é...e é..."

Pois bem, o que leva alguém a criticar outra pessoa assim? Difícil ter certeza. Mas respondi:

"Olá, Certamente, algumas pessoas devem me julgar por vários motivos: minha gramática e ortografia é imperfeita, meu jeito de escrever não agrada a 100%, e outras coisas mais... O mais importante, no meu ponto de vista, é o trabalho que eu faço, e que a maioria das pessoas sentem-se satisfeitas, dão um retorno positivo dos textos, e do trabalho terapêutico que faço. E é isso que me move cada vez mais. Julgamentos e críticas, sempre vão existir. E quanto mais o meu trabalho cresce, maior a chance de receber um email como esse seu. Mas isso faz parte.

Me pego muitas vezes julgando outras pessoas, e quando percebo, em parte são meus defeitos que estou projetando no outro e por isso que me incomodo.

Talvez, tudo que vc esteja dizendo e vendo a meu respeito (sem me conhecer nem um pouco), sejam defeitos que vc tem e não gosta em vc - petulância, metido a besta, julgador (quando fala de forma tão pejorativa "coisa de gentinha") e etc... ou talvez não... Vou aproveitar e escrever um texto sobre esse tema. Obrigado por compartilhar sua opinião."

O leitor, por questões próprias que não me cabe julgar, tem a necessidade de mandar um e-mail desagradável. Eu leio o e-mail, e como também tenho minhas questões de autoestima, me sinto incomodado, com raiva e com vontade de dar uma resposta.

Mas por que isso? Se eu estiver 100% seguro de mim mesmo, não deveria sentir nada. Iria apenas observar, ler, e aceitar o que foi dito sem que isso me incomodasse. E se fosse assim, talvez eu nem respondesse nada, ou quem sabe (como costumo responder a todos os e-mails, sejam críticos ou não), eu poderia concordar em parte com ele sobre a uso de estrangeirismos.

Depois desse e-mail ele me respondeu, reconhecendo algo, mais ainda com certas críticas... Resolvi então escrever apenas me desculpando pela forma como respondi a primeira vez, que também certamente foi julgadora que no íntimo tinha uma intenção de provar algo, dar uma lição.

O que tudo isso ensina? Quando não gostamos de alguém, quando falamos mal de alguém, ou quando nos sentimos incomodados com o jeito de ser, escrever, olhar, ou com comentários e críticas, isso significa, 100% das vezes, que o problema está em nós mesmos, na nossa autoestima. Talvez sejam defeitos que a gente tenha, talvez estejamos inseguros do que somos, talvez estejamos com inveja, ciúmes, etc... Ou seja, se você se incomodou, quem precisa se trabalhar, é você! Pra tudo isso, tem EFT pra ajudar.

André Lima


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui. 

Fonte: Somos Todos Um

Nenhum comentário:

Postar um comentário