sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Seja Egoísta Para se Tornar Generoso





Recentemente li sobre esse conceito e não pude deixar de concordar inteiramente com ele. Seja egoísta para se tornar generoso.







Mas o que significa isso? Significa se colocar em primeiro lugar, investir em si mesmo, se dar prioridade para ficar bem, para ter sabedoria, e assim poder se tornar uma pessoa generosa, que ensina e que compartilha. Me refiro a investir em trabalhos de autoconhecimento, terapias, cursos, viagens e tudo que leve ao crescimento pessoal e profissional.

Tem pessoas que jamais conseguem se colocar em primeiro lugar. Quando descobrem algo bom, deixam de investir nelas mesmas e colocam outras pessoas em primeiro plano. Querem indicar pra alguém. Falo isso do ponto de vista financeiro e da oportunidade que muitas vezes é uma só.

As vezes algo não é possível para todos ao mesmo tempo, de uma família, e quem mais deseja deixa para outra pessoa, que nem quer tanto assim, só para não se colocar em primeiro lugar. Esse comportamento também vai se repetir em outras áreas, até mesmo no trabalho. Tem gente que abre mão de benefícios, viagens e promoções para deixar para os colegas.

Tem irmãos que sempre deixam as melhores oportunidades para os outros irmãos, e assim são vistos como bons, generosos, humildes. Tem os que aceitam as oportunidades e crescem bastante com isso, mas podem ser vistos como egoístas; como os que fazem questão por tudo. É como se fosse errado, egoísta querer algo pra si, e não deixar a oportunidade para outra pessoa.

As chances vão passando, o tempo vai passando, e sempre os outros em primeiro lugar. E se alguém fala "dê prioridade a você mesmo" logo a pessoa pensa ou responde em tom humilde/dramático "não, não, jamais posso me colocar na frente dos outros, todos em primeiro lugar, eu faço quando puder". Esse comportamento é normalmente influenciado por crenças religiosas e espirituais mal interpretadas.

O fato é, quanto mais você investir em si mesmo, mais terá condições de ajudar e ser generoso com os outros. No meu caso pessoal, precisei investir bastante em cursos, livros, vídeos e muita leitura na internet para poder hoje está aqui escrevendo, compartilhando um pouco do que aprendi.

Foi um razoável investimento financeiro e de tempo, deixando outras coisas em segundo plano. Mas sempre vale a pena, cada vez que invisto sinto que o retorno é enorme.

Assim consigo enxergar cada vez mais os fatores emocionais e as crenças negativas dos clientes tornando meu trabalho como terapeuta mais eficaz. Além de me tornar um melhor professor quando estou ministrando cursos, respondendo emails, ou na comunidade do Orkut.

Não falta assunto para escrever. Esse tema de hoje mesmo, foi inspirado em um material que acabei de comprar pela internet. Muitas ideias boas saíram desse investimento que fiz, muitos conceitos importantes se fixaram que vão render outros textos. Aprendi bastante coisas para usar na minha vida pessoal e profissional.

É preciso se sentir merecedor para se dar prioridade, e entender também que isso não é um mal. O que é bom é para todos, mas só vai chegar para aqueles que estão disponíveis para receber. A falta de disponibilidade para receber, o sentimento de não merecimento e de deixar tudo para os outros, está por trás muitas vezes dos fracassos financeiros.

Quem sente dessa maneira jamais conseguirá prosperar. E se ganhar algo, vai dar um jeito de perder, gastar e ficar numa situação difícil. Tornando-se rico materialmente, é possível fazer muito mais por muito mais pessoas.

Estes sentimentos podem ser tratados com a *EFT (técnica de auto limpeza emocional, veja como receber o manual gratuito no final do artigo) . Vou dar alguns exemplos de frases de preparação (são frases que utilizamos durante a aplicação da técnica, para eliminar pensamentos e sentimentos negativos, no manual você entenderá melhor) de tratamento que podem ser utilizadas:

- Embora eu me sinta egoísta se eu me der prioridade, eu me aceito profunda e completamente

- Embora me pareça errado ter a oportunidade pra mim e não deixar pra outra pessoa...

- Embora eu não me sinta merecedor dessas oportunidades e sinta por isso a necessidade de passar para alguém...

- Embora eu sempre me coloque em segundo plano...

- Embora eu tenha medo de parecer egoísta aos olhos das outras pessoas...

- Embora eu tenha medo de não ser aceito...

- Embora eu tenha medo de perder minha fama de bonzinho...

- Embora eu precise da fama de bonzinho pra me sentir aceito...

Liste suas próprias crenças e sentimentos, adapte as frases para o que mais encaixa com o seu pensamento . Crie novas frases, amplie a lista o máximo que puder. Depois trabalhe crença por crença, sentimento por sentimento, com persistência, até se livrar de tudo.

Observe também se surgem lembranças de fatos passados durante as rodadas. Se surgir algo, pare e anote. Trabalhe os sentimentos que surgem ao pensar nos fatos. Se não surgir espontaneamente, pare pra pensar e tente lembrar de eventos onde você se sentiu egoísta, onde você ficou com raiva de alguém que você considerou egoísta, e outros fatos que tragam sentimentos relacionados. Trate tudo e elimine cada sentimento. A EFT funciona bem mais fácil dessa maneira.

André Lima 


EFT Practitioner, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki e Engenheiro.

EFT - Emotional Freedom Techniques - É a autoacupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Receba o manual gratuito acessando Aqui.  

Fonte: Somos Todos Um