quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Yin e Yang


Há muito tempo os chineses começaram a classificar os fenômenos em categorias distintas, porém interligadas. Eles notaram que existiam diferenças entre mudanças físicas e climáticas, diferenças entre o homem e a mulher, alimentos, etc.

Concluíram então que tudo no universo podia ser classificado de acordo com esse pensamento, surgindo então a teoria Yin Yang.


A teoria do Yin Yang, os Opostos Complementares, é utilizada em toda a filosofia chinesa. Na pintura, na poesia, na medicina, no Feng Shui, no Tai Chi; enfim, tudo no universo é classificado de acordo com o Yin e o Yang. Este conceito expressa o modo chinês de conceber o universo seus seres e os relacionamentos existentes entre eles.

Tudo sempre está em processo de mudança, em estado cíclico. Assim acontece com a vida animal e vegetal na natureza, nas células de nosso corpo; desde a menor manifestação viva até os complexos ecossistema e o movimento dos planetas no universo. Negligenciar que tudo no mundo muda, é fechar os olhos para os fenômenos visíveis de nossa existência diária.

O Yin Yang possui qualidades contrárias. É impossível termos a noção do frio sem sabermos o que é calor. O claro exige o conceito do escuro. Deste modo, o nome “opostos complementares” classifica inteiramente a teoria do Yin Yang. São opostos que se complementam.

Yang é claro, alto, forte, quente, seco, masculino, dia, sol.
Yin é o contrário: escuro, baixo, fraco, frio, úmido, feminino, noite, lua.
Yin e yang devem estar em harmonia. Um ambiente de Feng Shui deve Ter a harmonia do Yin e do Yang. Esta é uma das principais considerações.


Qual é o nome desse símbolo?

Errou quem disse Yin Yang. Na verdade , seu nome é Tai Chi Tsun, e ele representa o Yin Yang. O lado escuro é simbolizado pelo YIN, e o lado claro, YANG. Perceba que dentro do yin, existe o yang, e dentro do yang, existe o yin. Em outras palavras, existe o yin em todo o yang e yang em todo o yin. Nada é absoluto, e sim relativo.


Seguindo esse princípio, você diria que o da sua residência é yin ou yang? Acertou quem respondeu yin. Quem disse yang, também está correto. Depende do seu ponto de vista. Se o chão for escuro, podemos dizer que o teto é yang, pois é mais claro que o chão. Ele também é yang em relação ao chão, pois está mais alto. Em relação ao telhado da sua residência, o teto é yin, pois está mais baixo que ele.

O relativo aqui expressa um grande conceito formulado por Einsten. Cate Bramble escreveu em seu artigo intitulado “Feng Shui, Física e Energia”: “a teoria do Yin Yang, depois de tudo, é um dos mais velhos sistemas filosóficos e matemáticos documentados e continuamente surpreende aqueles que pesquisam a fundo suas propriedades.”

Uma pergunta interessante: se a mulher é yin e o negativo tambem é classificado como yin, chegamos a conclusão de que a mulher é negativa ? A palavra negativa neste contexto, refere-se a um tipo diferente e complementar de energia. Para um aparelho elétrico funcionar, ele precisa estar ligado em uma tomada, com um pólo positivo e outro negativo. Não existe nada de ruim no negativo, e realmente sem ele, o aparelho não irá funcionar.

Resumindo: chama-se Yin Yang a reunião de duas partes opostas e complementares que existem em todos os fenômenos e objetos em relação recíproca no meio natural. Podemos enumerar algumas leis:
• Há um Yin, há um Yang

• Não pode haver Yang sem Yin, nem Yin sem Yang

•Tudo é constituído pelo movimento e a transformação dos dois aspectos Yin e Yang

• A teoria do Yin Yang considera o mundo como um todo e que este todo é o resultado da unidade contraditória dos dois princípios, o Yin e o Yang

• A relação entre Yin e Yang é e Lei Universal do mundo material, princípio e razão da existência de milhões de coisas e a causa primeira do aparecimento e desaparecimento de todas as coisas.
Propriedades Básicas:

• Todas as coisas com tendência a fluir para cima, para fora, o aspecto da claridade, mobilidade, excitação, vitalidade, calor, atividades funcionais, rápidas, claras e animadas, pertencem a Yang.

• Todas as coisas com tendência a fluir para baixo, para dentro, obscuridade, tranqüilidade, inibição, esfriamento, pertencem a Yin.

• A natureza do Yin ou do Yang não é absoluta, já que a existência é determinada pelas condições interiores.

• Cada aspecto compreende duas partes contraditórias, Yin e Yang, ambas transformando-se mutuamente sob determinadas circunstâncias, mas dentro da parte Yin e da parte Yang está incluída a sua parte oposta.

• O dia é Yang e a noite é Yin, mas o dia e a noite podem dividir-se em Yin e Yang; a manhã é Yang dentro de Yang, e a tarde é Yin dentro de Yang. A primeira metade da noite é Yin dentro de Yin e a segunda é Yang dentro de Yin.

O fenômeno que de dentro de Yin ou de Yang existem Yin e Yang, demonstram mais uma vez que a natureza de uma coisa é relativa e não absoluta.

A teoria do Yin Yang diz que todos os fenômenos ou fatores do Universo são um íntegro formado por duas partes opostas, Yin e Yang. O aparecimento, a mudança e o desaparecimento de uma fato é o resultado do contínuo movimento das duas partes Yin e Yang que tem como lei:

1. Contradição ou Oposição:
A oposição entre Yin e Yang generaliza a contradição e a luta entre duas forças opostas dentro de uma coisa ou de um fenômeno para manter o equilíbrio, ou seja, em todos os fenômenos ou fatos da natureza existem ao mesmo tempo duas partes contraditórias: Yin e Yang. O céu é Yang, a terra é Yin; o Fogo é Yang, a Água é Yin; o Calor é Yang, o Frio é Yin.

2. Interdependência entre Yin e Yang:
A relação de dependência entre Yin e Yang significa que cada uma das duas partes opostas existe na dependência da outra e que esta é a condição para a existência do outro aspecto e nenhuma das duas partes pode existir isoladamente. Sem Yin, não há Yang; sem Yang, não há Yin; sem calor não há frio, sem interior não existe exterior. O Yin existe pelo Yang, o Yang existe pelo Yin. Cada um dos dois tem o outro como condição de existência. “Não se produz um Yin isolado , nem cresce um Yang solteiro”. Quando se separam Yin e Yang, termina a vida.

3. Crescimento e decrescimento entre Yin e Yang:
Decrescer implica em perder ou debilitar e crescer implica em ganhar ou reforçar. Estes dois aspectos do Yin e do Yang dentro de uma coisa ou fenômeno não são estáticos, mas sim permanentemente dinâmicos. Ambas as partes, se uma cresce a outra diminui, se uma avança a outra retrocede, de maneira a manter um equilíbrio dinâmico para assegurar o desenvolvimento e as mudanças normais dos fatos ou fenômenos. Por exemplo, as mudanças das quatro estações do ano: da primavera ao verão, o frio vai diminuindo e o calor vai aumentando, isto é um processo de diminuição do Yin e crescimento do Yang; do outono ao inverno, o Yang (calor) vai diminuindo e o Yin (frio) vai aumentando.

4. Transmutação entre Yin e Yang:
Esta é a lei universal que governa o desenvolvimento e a mudança de todas as coisas e fenômenos. Um antigo livro chinês diz: “Depois do movimento deve haver quietude; Yang se transforma em Yin.” Isto quer dizer que quando uma coisa chega a um certo limite, é inevitável uma mudança em direção oposta. A primavera começa com o seu calor quando o frio do inverno chega ao seu máximo; o outono incia-se quando o calor do verão atinge o seu máximo. Todos os fenômenos da natureza seguem esta lei: “Com o máximo de frio chega o calor e com o máximo de calor inicia o frio”.
Raul de Soroa


Nenhum comentário:

Postar um comentário