sábado, 2 de março de 2013

Entre em Contato com Seus Sentimentos Ocultos





No instante em que você estiver projetando um sentimento oculto, é a hora de entrar em contato com ele. Não adie.

A porta da oportunidade se fecha rapidamente. Mas, antes de se fechar, há uma abertura. Antes de erguer sua defesa, você, de fato, sente aquilo que não quer sentir.








Aqui está um exemplo que me foi dado por um jovem. Ele era muito pobre quando estava na faculdade, mas tinha amigos prósperos que costumavam convidá-lo para jantar. Uma noite, ao redor da mesa, ele se lembrou de uma história curiosa.

— Lembra-se de quando você esteve em Londres, no últi­mo verão? — perguntou ele ao anfitrião. — Você e sua mulher começaram a discutir bem ali, na calçada. Os dois levantaram o tom de voz, enquanto eu me mantive calado, em pé. Vocês estavam tão ocupados gritando que nem perceberam a van que parou ao lado. Na lateral da van estava escrito "Fúria Azul". 

Acho que esse é um exemplo de sincronismo, ou algo assim. Os outros convidados assentiram e a conversa prosseguiu. Mas depois a anfitriã chamou o jovem de lado

-Por que você quis nos humilhar daquela maneira? — perguntou ela, zangada.

-Não estava humilhando vocês — protestou ele. — Estava contando uma história que achei interessante.

-Volte — disse a anfitriã. — Coloque-se no instante em que você decidiu contar a história. O que sentiu?

-O jovem sacudiu os ombros;

-Nada. A história me veio à mente.

-Ela sacudiu a cabeça;

-Não,naquele momento você teve um impulso malicioso. Não foi qualquer história que lhe veio à mente. Foi uma que nos deixasse constrangidos.

Não são muitas pessoas que têm a coragem nem a pers­picácia de analisar um momento passageiro dessa forma. O confronto funcionou, para o bem do jovem. Ele me disse:

-Eu não me defendi automaticamente. Voltei àquele momento e ela estava certa. Tinha sentido inveja naquele instan­te. Ali estava eu, a uma mesa de comida e vinho que não tinha como pagar. De certa maneira, era humilhante estar ali saben­do que não poderia retribuir.

Motivo pelo qual, para esconder a própria humilhação, ele reverteu a situação e contou uma história que humilhasse outra pessoa.

Neste pequeno exemplo, podemos ver os traços necessá­rios, caso queira sentir o que está oculto por dentro: alerta, boa vontade, honestidade e coragem. Ou,colocando de outra forma, se você não para e pergunta a si mesmo "O que estou realmente sentindo agora?", está dando as costas para o alerta, a boa vontade, a honestidade e a coragem. Está deixando que a sombra vença.

Deepak Chopra



Fonte: Extraído do Livro "O Efeito Sombra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário